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O período de Natal e festas de final de ano costuma ser muito lucrativo para comerciantes e empreendedores. Mas também pode ser utilizado para reforçar a imagem da empresa, aumentas suas vendas e fidelizar clientes para todas as épocas do ano. Neste artigo, preparamos algumas dicas para atrair mais consumidores para sua loja e aumentar o número de vendas neste final de ano.

Tudo começa pelo planejamento

Como em diversas outras situações, a palavra de ordem é planejamento. Antes de antecipar suas ações e não obter sucesso, realize uma pesquisa, seja analisando a concorrência, suas ações em anos anteriores ou o seu público-alvo, e procure descobrir qual produto ou ação tem maior potencial para aumentar suas vendas e engajamento dos clientes.

O atendimento faz a diferença

Mantenha sua equipe bem treinada e preparada, com todas as informações sobre os produtos e a imagem que a empresa quer transmitir. Lembre-se também de manter sua equipe motivada, podendo aproveitar ações internas de incentivos as vendas para tal.

Para quem vai aumentar a equipe no período do final do ano, faça isso com antecedência. Assim você terá tempo para treinar estes novos funcionários, adequá-los a política da empresa e fornecer todas as informações para que eles realizem um bom atendimento. Lembre-se que um bom atendimento ao cliente ainda é a melhor propaganda que a marca pode ter.

Organize o estoque

Após pesquisar os itens que poderão ter mais saída neste final de ano, realize as compras necessárias para manter seu estoque abastecido, mas mantenha-se dentro do seu planejamento. Como sua loja estará cheia e o atendimento não pode ser prejudicado, procure manter seu estoque organizado, seja por tipo de produto, características de consumo ou perfil de comprador. Enfim, um estoque organizado irá lhe ajudar a identificar com mais rapidez os produtos e melhorar o tempo de espera do cliente.

Mantenha o foco

Com todas as questões anteriores alinhadas, você poderá iniciar o planejamento de ações natalinas. Mas mantenha o foco em sua área de atuação e em seu público-alvo. Procure não sair da área de conhecimento da sua equipe e da política de relacionamento que a empresa mantém. Manter-se fiel a sua imagem também irá aumentar a fidelização de seus clientes.

Criatividade na campanha natalina

Ao desenvolver uma campanha natalina para sua marca, foque na inovação. Explore todas as oportunidades que o negócio oferece para vender mais e melhor. Você pode inserir o tema natalino na comunicação da marca e adicionar outros detalhes como sacolas e embalagens personalizadas ou brindes especiais, para reforçar sua comunicação. Além disso, crie materiais especiais para informar seu cliente sobre as promoções e vantagens de comprar na sua loja, utilizando para isso redes sociais, e-mail marketing, e outra forma de contato direto com o cliente.

Pré-vendas

Para que as compras de final de ano não afetem o bolso do consumidor, ele realizará pesquisas e planejará suas compras, buscando os melhores preços. Por isso, inicie sua divulgação com antecedência, lembrando ao consumidor que o Natal se aproxima e convidando-o para antecipar suas compras. Lembre-se que iniciar suas promoções já em novembro pode ser um incentivo para que os consumidores aproveitem seu 13º Salário para realizar suas compras.

A comunicação começa fora da loja

Como a maioria das compras envolve presentes, a maioria dos consumidores não tem um item definido para comprar, estando assim aberto a diversas opções. Por isso, manter sua vitrine chamativa, contando com uma boa decoração natalina e uma fachada atrativa, instigará a curiosidade e atrairá o cliente para dentro da loja. O ideal é que ele sinta-se bem vindo e perceba a necessidade de adquirir seus produtos, pois então a venda acontecerá.

Fique atento aos detalhes

Como já dizia o velho ditado “os detalhes fazem a diferença” e isto pode ser muito bem aplicado as vendas natalinas. Iluminação, acesso, vitrine e até a sonorização são itens que podem fazer a diferença para encantar o consumidor e driblar a concorrência. Para quem trabalha com E-commerce, deixá-lo sempre atualizado, como as promoções em destaque, é essencial nesta reta final do ano.

Decoração de Natal

Um dos pontos principais deste final de ano é decorar sua loja com o tema natalino. Veja algumas dicas que lhe auxiliarão a montar a decoração certa:

  • Procure utilizar o vermelho, pois é a cor que mais remete ao Natal e desperta diversas emoções nas pessoas. Você pode utilizar outras cores também, mas tome cuidado para que elas conversem bem com o vermelho.
  • A vitrine é o ponto de destaque da decoração natalina em sua loja. Utilize este meio para valorizar o espírito natalino que sua marca deseja transmitir.
  • As caixas vazias da loja (que iriam para o lixo) podem ser embrulhadas com um papel decorado e assim transformadas em presentes. Esta é uma forma de economizar na sua decoração de Natal.
  • Além dos itens tradicionais do Natal, procure mesclar os produtos da sua loja na decoração. Por exemplo, se você vende um produto pequeno e colorido, utilize o mesmo como enfeite para a árvore de Natal.
  • Tome cuidado para não exagerar na ornamentação e assim colocar muitas informações que podem confundir o consumidor. Como já citamos, mantenha o foco e preze pela diferença dos detalhes.
  • Ao montar sua árvore de natal, tome cuidado para sua localização não atrapalhar a circulação de clientes.
  • Ao trabalhar com o público infantil, utilize os principais personagens do Natal para chamar atenção, como Papai Noel, renas, duendes, e é claro, o presépio.
  • Trabalhar com enfeites suspensos é uma boa forma de decorar sua loja sem atrapalhar a circulação dos seus clientes pelo ambiente.
  • Não se esqueça das luzes para evidenciar o ponto de destaque da sua decoração. E para isso, utilize os piscas-piscas, que já são um item indispensável na decoração natalina.

Aproveite estas dicas para transformar o Natal em um período de sucesso da sua empresa. E se tiver mais alguma dica, compartilhe conosco nos comentários!

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