Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Que “dar um Google” virou a coisa mais comum do mundo, isso você já sabe. Mas porque, então, tem empreendedor que perde milhares de oportunidades todos os dias por não ter presença online?

É, não tem desculpa! Independentemente do seu segmento, é inegável que contar com as ferramentas do Google como um poderoso serviço de busca, pode sim ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

Nesse sentido, não estamos nem falando em comércio eletrônico, loja virtual ou blog de conteúdo. Para a sua empresa “existir de fato”, é fundamental que quem está recorrendo ao buscador do Google tenha facilidade em encontrar as referências do seu negócio.

Por exemplo, se você acessar o buscador e digitar SIGE Lite, certamente irá encontrar dados como: nosso endereço comercial, horário de atendimento, telefone e outras tantas informações que são relevantes na hora de escolher um produto ou serviço.

Nesta imagem demonstramos os dados exibidos quando é feita a busca pelo termo SIGE Lite na rede de pesquisa do Google.

Assim, pensando em ajudar você e sua equipe a fortalecer a presença do seu negócio na rede, criamos este guia completo. Nele, compartilhamos os passos imprescindíveis para garantir a divulgação e visibilidade da sua empresa. Siga lendo e confira nossas dicas!

Por que minha empresa precisa de Marketing Digital?

Cada vez mais o marketing digital vem tomando espaço em nosso dia a dia. Afinal, ele compreende uma série de técnicas e estratégias para divulgar, aumentar o alcance, o reconhecimento de marca, gerar engajamento, prospectar e, claro, gerar conversões.

Nesse sentido, o Google cumpre papel de suma importância por ser o maior canal de conversão online. E antes de apensar em conversões, é preciso estar atento ao que mais se busca na atualidade: praticidade. Por isso, antes de continuar essa leitura, pergunte-se: Meus potenciais clientes têm acesso fácil à informações sobre a minha empresa? Caso a resposta seja SIM, faça uma segunda pergunta. Eu agrego valor aos meus clientes através do conteúdo que produzo?

Ranqueamento no Google

Não só é preciso estar presente no Google, como também é preciso estar bem rankeado.

O que isso quer dizer? O ranking do Google, ou seja o seu posicionamento, é baseado em uma série de critérios. Dentre eles, podemos destacar a experiência do usuário no seu site e a qualidade do seu conteúdo. Portanto, você deve dedicar um tempo especial para planejar e organizar seu marketing digital. E será, então, com medidas de otimização que você poderá impactar muito mais pessoas.

Google Meu Negócio: o que é e como utilizar?

Certamente você já deve ter ouvido falar no Google My Business ou Google Meu Negócio. Esta é uma solução grátis e muito fácil de usar, desenvolvida para que empresas de todos os tamanhos e segmentos possam controlar suas informações comerciais no buscador do Google e no Maps.

Mas controlar o quê? As ferramentas Google reúnem uma série de métricas que dão informações sobre os comportamentos da sua audiência, como visibilidade e cliques. Uma vez que você tenha essas informações, poderá trabalhar suas campanhas de marketing na web para aumentar suas buscas e ser visto por muito mais consumidores.

O que não pode faltar?

Vivemos uma era em que nos falta tempo. Com isso, objetividade é a alma do negócio. Portanto, encontrar o que se busca com facilidade e rapidez já faz com que sua empresa ganhe alguns pontinhos na consideração de quem pesquisa. Por exemplo, imagine você querer entrar em contato com uma determinada loja, mas precisa fazer um busca profunda. Tendo que clicar em diversos lugares, para só então encontrar seu número de contato. Isso é muito chato não é mesmo? Talvez até desmotive um cliente que estava super ansioso para fazer uma compra ou contratação.

Logo, as informações que não podem faltar, de jeito nenhum, são: endereço; horário de atendimento ou funcionamento; meios de contato e site. Caso a empresa não tenha um site, vale também indicar suas redes sociais.

Mas atenção! Ter presença online, mas uma taxa de resposta ruim é péssimo para o seu negócio. Tenha um cuidado especial, responda mensagens de clientes, esclareça dúvidas sobre seus produtos ou serviços e esteja sempre disposto a ajudar quem interage com seu empreendimento. Independente do estágio do funil de vendas em que esta pessoa esteja.

Como ter um site no Google Meu Negócio?

A partir do momento em que são inseridos os dados da sua empresa no Google, a própria plataforma inicia a criação de um site. Ele é bem básico, porém é possível agregar fotos, vídeos e outros itens que o tornem mais atrativo.

Esta imagem demonstra algumas possibilidades de site, disponíveis gratuitamente na plataforma My Business.

Além disso é uma boa forma 100% gratuita de se promover. E como se não bastasse, depois de tudo isso você ainda tem métricas de desempenho e insights para criar conteúdo digital ou criar campanhas de vendas.

O que fazer para minha empresa aparecer no Google Maps?

Seja para avaliar como está o trânsito ou por não conhecer o trajeto até determinado local, o Google Maps é, sem dúvida, uma ferramenta muito útil. Não é à toa que seus número impressionam. Segundo dados de 2018, este mapa online acumula mais de 60 milhões de quilômetros de rotas geradas em mais de 240 países.

Nesta imagem vemos a tela inicial de cadastro da plataforma Maps.

Não preciso nem dizer que se o seu empreendimento não está no Maps, você está perdendo clientes! E não vale dizer que não tem capital para investir! Para se cadastrar no Google Maps você não precisa pagar nada.

É isso mesmo, você faz um simples cadastro na plataforma e assim o aplicativo aproxima você de seus clientes, ao facilitar o trajeto até o seu negócio. Além disso, quando alguém está realizando uma busca por produtos semelhantes ao que você oferece e está em um raio próximo ao seu estabelecimento, o Google pode indicar a sua empresa.

Atenção! Para realizar o cadastro é necessário que você tenha uma conta no Gmail. Somente com uma conta criada será possível fazer login e adicionar todas as informações.

É importante destacar que após ser realizado o cadastro, o Google envia uma carta para comprovar a validade do endereço e demais dados informados.

Como inserir fotos no Google Maps?

Uma vez que você já tenha recebido a carta de validação do seu endereço, é chegado o momento de inserir as fotos da sua empresa. É importante aqui respeitar as medidas e formatos aceitos pela ferramenta. Suas fotos podem ser em formato JPG ou PNG. E não devem ultrapassar a medida de 10KB.

Nesta imagem é possível visualizar como o Maps anuncia diferentes estabelecimentos, quando o usuário faz uma simples busca por uma termo como “Restaurante”. Apresentando, todas as alternativas neste segmento, próximas ao usuário.

Em resumo, todos estes passos são simples, mas podem cumprir um papel fundamental para elevar a performance da sua marca, favorecendo o crescimento das suas vendas e gerando uma experiência ainda melhor aos seus clientes.

Aproveite estas dicas e arregace as mangas! Esteja no mundo virtual, você também!

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16 de novembro de 2015
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