As mulheres são grandes empreendedoras no cenário nacional, mas passam por muitos desafios.
Há tempos o mundo competitivo dos negócios não é uma exclusividade masculina. Cada vez mais mulheres abrem empresas e assumem todas as dores e delícias de empreender. A iniciativa vem acompanhada de inúmeros desafios relacionados à gestão do negócio em si e do comportamento feminino diante das novas experiências, veja os principais:
Oportunidade de negócio
De forma geral, as pessoas querem empreender nas áreas das quais mais gostam. O problema é que nem sempre há uma grande oportunidade aí, ou é preciso fazer algum esforço e muita pesquisa de mercado para conjugar a paixão com o trabalho. Essa é uma questão à qual todo empreendedor, seja homem ou mulher, deve estar atento.
Networking
É preciso se cercar de pessoas importantes para o desenvolvimento do mercado, freqüentando eventos e marcando reuniões com potenciais clientes, conhecendo novos possíveis fornecedores, identificando mentores. É preciso estar segura das suas propostas, circular e levar a conhecimento das pessoas o seu negócio.
Administração do tempo
As mulheres conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso é fato. Mas, quando se tem um negócio próprio, é preciso administrar muito bem o tempo e saber distinguir entre o urgente e o importante, executar as várias tarefas operacionais e fazer planejamento estratégico, fundamental para o sucesso da empresa. Dê uma olhada nos nossos posts sobre produtividade nas reuniões e administração do tempo. Aqui, em administração do tempo, é importante também a mulher delegar e perder o ímpeto de controlar tudo o que acontece ao seu redor.
Tomar decisões
Mais do que nunca, uma pessoa à frente do próprio negócio precisa estar preparada para tomar decisões o tempo todo. Claro, tem alguns assuntos que precisam de tempo para reflexão, mas eles não podem ser eternamente adiados. Quem não tem o perfil de tomar decisões rapidamente na vida pessoal, precisa desenvolver bem essa característica ao entrar para o mundo do empreendedorismo.
Feminilidade
Mulheres tendem a ser mais emotivas e passionais que os homens. Também costumam agir com menos pragmatismo, mas não é porque estão à frente de um negócio próprio que devem assumir uma postura masculinizada. Características femininas como forte intuição, cuidado com o próximo e delicadeza com as pessoas podem ser bastante benéficas para o andamento do negócio se bem aproveitadas.
Medo do fracasso e do sucesso
Fracassar é uma possibilidade de todo o negócio e é preciso estar ciente disso e preparado para as frustrações que, via de regra, acompanham o ato de empreender. Você vai ouvir “não” de clientes, prospects, fornecedores, vai enfrentar crises financeiras, ver o governo tomar decisões desfavoráveis em relação ao seu negócio e é preciso estar atenta para aprender com cada uma dessas negativas, como a garra característica das mulheres.
Geralmente, nos períodos de turbulência os empreendedores fazem revisões mais constante de seus negócios e daí vêm os maiores insights. Pode parecer bobagem, mas muita gente também tem medo do sucesso e do aumento das responsabilidade que vêm com ele. Isso acaba limitando as suas possibilidades e é outro ponto que precisa ser superado por todas as mulheres e homens empreendedores.
E você, leitora empreendedora? Tem mais algum desafio que enfrentou para colocar seu negócio de pé? Compartilhe conosco!
Comentários