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Para estimular objetivos, metas e continuar com as contas em dia, é preciso ter conhecimento do lucro da sua empresa. Ademais, entender como calculá-lo é fundamental para abster-se de prejuízos financeiros, gerenciar melhor os seus negócios e avaliar a saúde financeira do seu empreendimento.
Qual é a margem de lucro da sua empresa? Você sabe o que fazer para que ela seja cada vez mais rentável? Você está por dentro de qual é a diferença entre lucro e margem de lucro?
Continue acompanhando o nosso post para saber mais sobre esses indicadores!
Compreendendo os diversos conceitos de lucro
Se você comprar uma mercadoria por R$ 200 e vendê-la por R$ 220, o seu lucro foi de R$ 20.
No entanto, na maior parte das ocasiões, calcular o lucro que uma empresa obteve não é tão fácil assim, pois é preciso considerar outros gastos como impostos, aluguel e custos com pessoal, etc.
Com isso, o lucro real é mais baixo do que o sobrevindo dessa simples fórmula.
Considerado isso, podemos dizer que lucro é o rendimento positivo alcançado por meio de uma venda. Quer dizer, o valor que você obtém após pagar os gastos que teve com a produção, armazenagem e comercialização de um determinado produto ou serviço. Em outras palavras, ele é o saldo de uma venda, depois de deduzidos os custos.
Há dois conceitos que é importante entender: lucro bruto e lucro líquido. Vejamos a seguir quais são as diferenças entre eles e como calculá-los:
Lucro Bruto
É aquele recebido após o pagamento de todos os custos de produção, no caso de uma indústria, ou os custos envolvidos com a aquisição de um produto que será revendido, no caso do comércio.
Quando se trata do setor de serviços, podemos dizer que é o lucro obtido depois de pagar todos os custos necessários para sua prestação.
Lucro Líquido
Este, por sua vez, é obtido pela empresa após pagar todos os seus impostos e despesas.
Ambos devem ser acompanhados, já que revelam informações sobre a saúde do seu negócio. Antes de calculá-los, é importante ter em mente alguns conceitos. São eles:
Receita total: É a soma de todo o dinheiro que entrou no negócio. Para calculá-la, é necessário saber qual é o preço do produto ou serviço e a quantidade vendida.
Custos fixos: São os custos que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.
Custos variáveis: São custos que variam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho. É importante lembrar que a comercialização de um produto e/ou serviço precisa pagar os custos variáveis. Muitos empreendedores se esquecem disso.
Custo total: É o somatório de todos os custos que a empresa possui, sejam eles fixos ou variáveis.
Agora, vamos aprender como calculá-los:
Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis
Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total
Certo, mas e a margem de lucro?
Esta é a porcentagem que uma companhia tem em cima de suas vendas.
Assim, cada negócio tem uma margem diferente, já que ela é estipulada por fatores diversos, como concorrência, custos envolvidos e preço de venda aceito pelo mercado.
Este é o principal indicador que um empreendedor deve observar ao precificar um produto ou serviço, já que é vital formar preços que cubram os custos e que sejam aceitos pelo público.
Ela pode ser calculada com a seguinte fórmula:
Margem de lucro = (Lucro/Receita Total) X 100
Exemplo
EVamos supor que você seja gerente financeiro de uma imobiliária e que ela tenha faturado R$ 15.000 na última semana e o seu custo tenha sido de R$ 9.000.
Dessa forma, podemos considerar:
Receita total: R$ 15.000
Custos: R$ 9.000
Lucro: R$ 15.000 – R$ 9.000 = R$ 6.000
Margem de lucro: (R$ 6.000/R$ 15.000 = 0.45) x 100 = 40%
A margem da empresa foi de 40%.
Desse modo, caso você queria que alguém esteja ciente do cenário financeiro atual da sua empresa, é importante comunicá-lo sobre a margem de lucro e não somente sobre o lucro obtido em reais, já que este indicador isolado não dá uma perspectiva da situação atual da companhia.
É fundamental acompanhar os indicadores que destacamos acima para avaliar a rentabilidade do seu negócio.
Esperamos ter ajudado você a avaliar a rentabilidade da sua empresa. Caso você queira saber mais sobre como acompanhá-la, veja este post.
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