Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A antiga lista de verificação de P’s usada pelos profissionais de marketing – Produto, Preço, Praça e Promoção – não está mais funcionando. É hora de adicionar um novo P! – A vaca roxa, “purple cow”, em inglês. O livro “Purple Cow” de Seth Godin, defende que as empresas produzam produtos notáveis e visem pessoas com probabilidade de divulgar informações sobre o produto.

Godin argumenta com a suposição de que a publicidade é menos eficaz do que tem sido, e que a única maneira agora de ganhar atenção em um mercado é não apenas comercializar um produto de maneira notável, mas também ter um produto notável para comercializar.

Ele diz que a única maneira certa de se alcançar o fracasso é ser entediante e que a única chance de ter sucesso é se tornar notável. E ainda fala que ser apenas “muito bom” não é suficiente.

Ou você é uma vaca roxa ou você não é. Simples assim.

O que a Apple, a Starbucks, a Dyson e a Pret A Manger têm em comum? Como eles alcançam um crescimento espetacular, deixando para trás marcas antigas e testadas?

O autor pede que você coloque uma vaca roxa em tudo que você constrói, e tudo que você faz, para criar algo realmente perceptível.

Pergunte a si mesmo: Como minha oferta é melhor do que a de meus concorrentes? E com o que meu público se importa?

Ou você é notável ou invisível.

Não se emocione, a vaca roxa não é o Santo Graal do sucesso! Uma vaca roxa se destaca em um mundo onde todas as outras vacas são marrons, brancas, pretas ou uma combinação delas.

Quando algo cativa o público e vende, eventualmente outros seguem o mesmo caminho. Logo, todo pasto está cheio de vacas roxas, e então sua vaca roxa não será mais notável.

É possível perceber isso o tempo todo:

  • O Fitbit foi um sucesso e agora, o mercado está inundado com uma dúzia de pulseiras de controle de batimentos cardíacos e afins;
  • A Amazon mostrou que as pessoas adoram fazer compras on-line e agora você tem mercados online para tudo, de sapatos à produtos artesanais;
  • Os webinars provaram ser eficazes na conversão de audiências e, agora, todos os profissionais de marketing online os utilizam para lançar produtos ou para falar de determinados assuntos.

Tem como inovar rápido o suficiente para se tornar uma vaca roxa?

Sim! (se estiver disposto a fazer o trabalho). Algumas vacas sempre permanecerão roxas, elas sempre serão frescas e únicas.

E para permanecer sendo uma vaca roxa, não é o suficiente ser apenas notável: você tem que ser notável de uma forma que seja significativa para o seu público, ou seja, de uma maneira útil.

Quanto mais útil você é, mais notável (ou incrível) você se torna. Por ser mais útil do que seus concorrentes para o seu público, você se torna notável aos olhos deles.

Exemplos de “vacas eternamente roxas” incluem:

  • conteúdo épico que leva centenas, se não milhares, de horas para criar;
  • informações úteis que você dá sem exigir nada em troca;
  • experiências com o seu produto que são agradáveis.

Como se tornar útil e notável ao mesmo tempo

São necessários três passos simples – mas não fáceis – para se tornar notavelmente útil no mundo dos negócios:

  1. Conheça o seu público.Descubra o que os mantém acordados durante a noite e o que os faz sair da cama logo de manhã (mesmo no frio). 🤣Se um público não tem dinheiro para comprar o que você está vendendo no preço que você precisa vender, então você não tem um mercado.Encontre pessoas com a renda adequada e crie produtos ou serviços que elas estejam dispostas a pagar. Essa é talvez a forma mais fácil de fazer uma venda.
  2. Decida a melhor maneira de ser notavelmente útil.Descubra a solução para algo que seu público vai se lembrar por um longo tempo. Provavelmente levará semanas, até meses, para criar. E isso é algo bom!Não vale a pena gastar rios de dinheiro em propaganda. Criar algo realmente incrível a ponto das pessoas naturalmente gostarem e compartilharem umas com as outras será muito mais vantajoso e rentável.
  3. Entregue algo de valor.Entregue-a ao seu público. Como você entrega é importante também, porque fornecer uma experiência surpreendente com a sua marca faz parte de se tornar notável.Então em vez de ser apenas uma vaca roxa. Seja a vaca que é tenra, nutritiva e com poucas calorias. Só assim você alcançará o sucesso!
  4. Invista em algo novo.Se sua linha de produtos já deu o que tinha que dar, crie algum produto novo. Não vale a pena tentar reanimar o que já passou dessa para melhor.Agora que você já sabe o que dá errado, esta na hora de descobrir o que dá certo. Melhor do que investir seu dinheiro em propagandas, é investi-lo em novidades.
  5. Foque em um nicho.É difícil se destacar em um mar cheio de tubarões e baleias. Encontre um nicho pequeno e foque exclusivamente nele. É melhor ser um peixe grande em uma pequena lagoa do que um peixe pequeno no oceano.
  6. Encontre primeiro o mercado e depois crie um produto.Se um público não tem dinheiro para comprar o que você está vendendo no preço que você precisa vender, então você não tem um mercado.A maioria das empresas criam um produto e depois ficam na busca infinita por compradores. O correto é descobrir qual a sua persona e então criar um produto que se encaixe em suas necessidades.

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