Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

5 DICAS PARA VENDER MAIS COM A COPA DO MUNDO!

A Copa do Mundo é um evento que impacta o mundo inteiro e a prova disso é que, de acordo com a estimativa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi gerado cerca de R$ 30 bilhões à economia brasileira por decorrência dos jogos em 2014.
O patriotismo aflora no coração do torcedor e tudo vira festa e é por isso que esse evento pode ser o momento perfeito para alavancar suas vendas!
Mas o que fazer para tirar maior proveito do evento?

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você vender mais durante e depois da copa do mundo 2018:

Crie promoções temáticas

Não é porque a sua loja não comercializa eletrônicos ou materiais esportivos que você não pode dar descontos especiais quando o Brasil vencer uma partida.
Que tal dar uma porcentagem X de desconto em determinado produto ou serviço para cada gol que a seleção Brasileira fizer em uma partida? Ou oferecer algum brinde para quem adquirir produtos em dias de jogos ou acertar o placar?

Este tipo de ação incentiva o consumidor a acompanhar sua marca e encurta o processo de tomada de decisão, pois coloca um tempo limite para que ele finalize uma compra.

Invista em publicidade. Como você vai aumentar as vendas se os consumidores não sabem o que você tem a oferecer?

Criou itens temáticos da Copa do Mundo? Então não se esqueça de destacar esses produtos na home do seu site ou fachada da loja, crie campanhas de marketing e atualize seus banners.
Faça ações temáticas nas redes sociais da sua loja, relacionadas à copa do mundo. Mostre para seu cliente que esse é o momento certo para comprar de você e aproveitar as promoções especiais e descontos exclusivos.
As boas estratégias de venda têm pouca efetividade se não estiverem alinhadas ao investimento em publicidade e marketing. Mesmo que o orçamento seja baixo, não deixe de divulgar sua empresa e seus produtos.

Veja mais artigos relacionados a Marketing clicando aqui.

Lembre-se que a Copa do Mundo não é apenas da seleção brasileira

Embora os artigos de maior destaque são do Brasil, pense em mercadorias de outras nacionalidades. Alguns torcedores também assistem os jogos de outras seleções e podem sentir vontade de comprar itens de times estrangeiros.
Ações que envolvam os outros países da copa também estão em alta. Um exemplo são lanchonetes e restaurantes que criam refeições temáticas.
Se você trabalha com e-commerce e quer uma boa dica para aproveitar a empolgação da copa do mundo para aumentar suas vendas, vale analisar a criação de kits de produtos que tenham alguma relação com os países da copa (origem, cultura, etc).

Assista aos jogos na companhia de seus clientes

Caso tenha espaço físico suficiente, instale projetores ou TVs para transmitir as partidas e não se esqueça de enfeitar e decorar suas vitrines com as cores verde e amarelo e demais itens relacionados ao futebol.
Se possui um bar ou restaurante, crie um cardápio ou drinks temáticos e exclusivos para a Copa. Uma boa opção também é criar combos promocionais para quem assistir aos jogos no estabelecimento. Incentive sua equipe para atender em clima de festa e descontração. E não se esqueça de postar nas redes sociais vocês torcendo e comemorando junto com a seleção!

Lembre-se que o marketing de experiência é um dos métodos mais efetivos para se criar fãs da sua marca/negócio. Então, possibilite experiências memoráveis.

Cuidado pra não virar um 7×1!

Apesar de ser um período extremamente fértil para negócios, nem tudo são flores. A chance de nos depararmos com um 7 a 1 na empresa é grande se não tomarmos os devidos cuidados.

Listamos abaixo alguns itens importantes para você prestar atenção antes de ativar suas ações de marketing para a Copa do Mundo:

Estoque:

Não faça compras absurdas de produtos temáticos, pois é possível que fiquem algumas peças encalhadas. Na dúvida, coloque na promoção os produtos que estão no estoque há bastante tempo, afinal mercadoria parada é dinheiro perdido.
Caso queira aproveitar preços de atacado para grande quantidades, priorize produtos que não tenham validade e que você possa aproveitar na copa do mundo seguinte.

Promoções:

Cuidado para não extrapolar seu orçamento, se programe e organize todos os itens e serviços para gerar mais receitas que despesas.

Publicidade:

A Fifa tem uma lista de palavras e expressões que somente poderão ser usadas para fins comerciais com a autorização da própria Fifa ou da CBF.
Algumas delas são: Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018, Fifa, Copa do Mundo, Copa 2018, Rússia 2018. Uma dica é utilizar apenas a palavra “Copa” e ambientar com elementos gráficos nos seus anúncios. Dessa forma você evita incomodações posteriores e multas.
O mesmo cuidado deve ser tomado com as imagens. O mascote, troféu, emblema oficial, entre outros elementos, só podem ser usados nas peças pelos patrocinadores ou com autorização prévia da Fifa. As palavras e imagens estão livres para uso em materiais de fins editoriais e jornalísticos, como essa postagem de blog.

Planejamento:

Para o bom desempenho de uma ação específica é necessário realizar um planejamento prévio, pois uma só forma de abordagem pode não ser o ideal para se alcançar o sucesso.

Organize suas ideias em um painel e reveja os objetivos e as ações necessárias para execução. Depois, não esqueça de mensurar os resultados!

Fidelização:

Continue com um serviço de qualidade mesmo depois do fim da Copa, pois não adianta se esforçar para conquistar novos clientes para perdê-los depois. O custo para conseguir um novo cliente é muito maior do que para manter seus clientes existentes. Pense nisso.

Saiba mais sobre o SIGE Cloud clicando aqui

Show Full Content
Anterior Novidades do SIGE Lite v1.2.8!
Próximo Obrigatoriedade de emissão da NF-e para empresas do Simples Nacional de São Paulo

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas práticas para aumentar as vendas no Natal e Final de Ano

13 de novembro de 2015
Fechar