Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Não são tantas as empresas que podem se dar ao luxo de perder dinheiro por algum tempo, mas absolutamente nenhuma empresa pode ficar sem dinheiro disponível, não é mesmo? Afinal de contas, sem recursos simplesmente não é possível quitar contas, fazer investimentos ou se sustentar no mercado. E esse é exatamente um dos motivos que levam os gestores a monitorarem e gerenciarem bem de pertinho seu capital de giro. Você sabe o que é isso e por que é tão importante? Então tire suas dúvidas agora mesmo e vire um verdadeiro expert no assunto:

Afinal de contas, o que é o capital de giro?

O capital de giro consiste, basicamente, nos fundos disponíveis para a empresa usar em suas operações comuns do dia a dia. Em termos contabilísticos, o capital de giro é a diferença entre o ativo e o passivo circulantes da organização. A fórmula ajuda a visualizar:

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Mas o que é ativo circulante? Se você der uma olhada no seu balanço contábil, notará que seu ativo circulante inclui, sobretudo, o dinheiro em caixa, as contas a receber e seu estoque. Já dentro da categoria do passivo circulante você encontrará as contas a pagar, as demais despesas, os títulos a serem quitados e a parte corrente de alguma dívida de longo prazo — como os empréstimos bancários e as linhas de crédito. Nem é tão complicado, não concorda?

Capital de Giro: o que é e por que ele é tão importante?

Por que o capital de giro é importante?

Quando os passivos correntes da empresa são subtraídos dos ativos circulantes atuais, tendo como resultado um número positivo, diz-se que há um capital de giro positivo. Isso significa que a empresa tem capacidade financeira para pagar as dívidas de curto prazo, o que coloca sua organização a bons olhos de investidores e de quaisquer outras partes interessadas. Essa ferramenta se mostra como um bom indicador, portanto, de como seu inventário, os recursos de caixa, as contas a receber e a pagar e estão sendo geridos. Se o capital de giro for negativo, é provável que a empresa não tenha uma boa capacidade de pagamento, o que pode significar que está saindo mais dinheiro do que efetivamente entrando, ou seja, a saúde financeira do negócio não está nada boa. Nesse cenário, além de permitir que a empresa realize suas operações, possibilita a criação de riqueza e o equilíbrio de contas na gestão financeira.

Como avaliar a qualidade do capital de giro?

Mesmo que seu capital de giro se mostre positivo, é importante avaliar sua qualidade, conforme o tipo do negócio e suas estratégias de mercado para o futuro. Se o ativo circulante que predomina em sua empresa for o dinheiro de reserva no banco, pode ser que você precise dinamizar suas operações, a fim de conquistar mais vendas. Mas se o capital de giro está baseado em seus devedores — clientes que ainda não pagaram —, é preciso investir em boas políticas de cobrança e em estratégias para reduzir o tempo médio de arrecadação. Já se o capital de giro está temporariamente imobilizado no inventário, é recomendável aperfeiçoar a gestão dos estoques para prever melhor suas reposições e as demandas.

Ter uma boa noção do capital de giro é importante para qualquer empresa, independentemente de sua dimensão ou das atividades que desenvolve. Essa métrica é um bom indício da saúde do negócio.

Confira também nosso artigo “Perguntas sobre finanças que todo empreendedor deve conhecerclicando aqui.

E então, como está a situação do seu capital de giro atualmente? Sua empresa está sendo bem vista pelos investidores e parceiros de mercado? Comente aqui e compartilhe suas experiências conosco!

Show Full Content
Anterior Conheça 2 maneiras eficientes de calcular o pró-labore
Próximo Como melhorar a gestão da sua empresa de forma simples

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como manter uma rotina de prestação de serviços organizada

6 de novembro de 2017
Fechar