As empresas que prestam serviços precisam se qualificar cada vez mais, pois o mercado atual está cada vez mais competitivo. Neste cenário, prestar serviços de qualidade é essencial para manter a empresa ativa, mas é necessário mais do que isso.
Além de prestar bons serviços, é necessário também realizar uma boa gestão destes serviços e dos processos que eles envolvem. Por isso, preparamos este artigo com dicas especiais para você gerenciar seus processos e melhorar sua gestão!
Defina bem seus processos
Antes de iniciar a prestação de serviços, é necessário que você defina com clareza quais são os processos internos que adotará. Ou seja, você precisa saber o que vai ser feito desde o primeiro contato do cliente, durante seu atendimento e no pós venda.
Além de saber o que você vai fazer, também saiba como você vai fazer. Ou seja, qual abordagem terá com o cliente, como controlará as informações internamento e de que forma repassará isso ao cliente. Tendo seus processos bem definidos, você poderá gerenciar melhor o tempo gasto em cada etapa e melhorar a satisfação do cliente!
Planejamento é essencial
Depois de definir seus processos, você precisa planejar como vai aplicá-los. Sabendo como cada tarefa será executada, você deve analisar todas as variáveis que podem interferir nos seus processos, positiva ou negativamente. Assim você evita problemas futuros e estará preparado para lidar com contratempos.
Acompanhe os resultados
Depois do planejamento, é hora de colocá-lo em prática. Depois que cada um dos seus processos estiver em execução, você deve acompanhar os resultados obtidos. É importante acompanhar o resultado de cada ordem de serviço para saber se está tudo correndo como o planejado, se o cliente está satisfeito e onde você pode melhorar.
Evolua seus serviços
O mercado está em constante evolução, e seu negócio também deve estar! Portanto, faça melhorias constantes nos seus processos, nas técnicas de aplicação dos serviços e na gestão da sua empresa. Isso pode ser feito através de treinamentos e cursos para você e sua equipe, e também dos feedbacks recebidos dos clientes.
Confira também o artigo “Como obter feedbacks e opiniões sinceras de seus clientes” clicando aqui.
Planilha para lhe auxiliar
Para colocar em prática todas as dicas que já citamos, é muito importante que você tenha ferramentas que lhe ajudem na gestão dos seus serviços. Uma destas ferramentas é a planilha Excel que disponibilizamos gratuitamente abaixo. Com ela você pode controlar todas as ordens de serviço criadas e melhorar o atendimento ao cliente. Faça o download agora mesmo:
Concluindo
O controle de serviços pode parecer uma coisa pequena, mas é essencial para o sucesso da sua empresa! Por isso, aproveite as nossas dicas para profissionalizar a gestão dos serviços e os resultados aparecerão!
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