Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Hoje em dia, para se montar um negócio, simplesmente ter um bom produto ou serviço não é mais o suficiente, não é verdade? Para realmente deslanchar no mundo empresarial é preciso se colocar no mapa, o que se consegue com a ajuda da propaganda. Mas as estratégias de marketing tradicional pesam muito no seu bolso e nem trazem tanto resultado assim? Pois esses são os sinais definitivos de que está mais que na hora de investir nas redes sociais!

Essas plataformas de comunicação permitem que você interaja com seu público fácil e diretamente, além de medir suas reações e opiniões praticamente em tempo real. Fora isso, também passa a ser possível atrair e fidelizar novos clientes a custos muito mais baixos e por meio de processos muito mais eficientes! Interessado em começar a introduzir sua empresa nas redes sociais? Pois preste atenção a alguns detalhes da etiqueta on-line e aprenda a navegar em meio a seus variados aspectos. Confira:

Encontre o melhor espaço para si

Como cada rede social tem um foco e um público diferentes, cabe a você pensar em qual delas o perfil da sua marca se encaixa melhor. Lembre-se sempre que definir bem seu público-alvo garante um maior engajamento, uma vez que o conteúdo poderá ser melhor direcionado para os interesses de um segmento específico.

Como você está apenas iniciando sua empresa nas redes sociais, escolha apenas uma ou duas alternativas para se familiarizar com seu funcionamento e usá-las de maneira efetiva. Depois, à medida que for ganhando confiança e experiência, expanda — se sentir que é necessário, claro!

Para tanto, escolha uma rede social, crie um perfil e inclua todas as informações básicas de sua empresa — como nome, logotipo, endereço, formas de contato, horário de funcionamento e assim por diante. Dessa maneira, quem acessa sua página já tem acesso a esses dados com facilidade. Aproveite e faça links entre suas redes sociais e seu site, já que essa integração é muito importante para promover uma imagem coesa da marca.

Facebook

Por ser a rede social de maior alcance, é, logicamente, a mais popular no mercado empresarial. O Facebook também é bastante versátil, permitindo a postagem de textos, fotos, vídeos, links e eventos, além de facilitar a comunicação com os clientes por meio de comentários e mensagens privadas. Se você não sabe por onde começar, o Facebook é definitivamente a melhor escolha.

Twitter

Microblog usado para atualizações rápidas e curtas. Se sua empresa sempre tem muitas novidades para compartilhar ou precisa manter um diálogo ágil e direto com seus consumidores, o Twitter pode ser a escolha certa para você.

Instagram

Se sua marca se apoia muito no fator visual, essa rede é uma boa pedida. O Instagram permite o compartilhamento apenas de fotos e vídeos, mas, com o uso das hashtags certas, seu conteúdo pode ser visualizado por milhares de pessoas diferentes, além, claro, de seus seguidores.

LinkedIn

Essa é uma rede social estritamente voltada para o mundo corporativo. Com isso em mente, abuse de seu poder para divulgar vagas ou encontrar potenciais funcionários, além de sugerir e participar de discussões pra lá de especializadas em sua área de atuação!

Conserve suas redes sociais ativas

Não faz sentido criar um perfil e nunca alimentá-lo com nenhum tipo de material, não concorda? Nesse momento, a ajuda de um profissional de comunicação é bastante valiosa, pois manter sua empresa nas redes sociais é um processo um tanto quanto trabalhoso e demorado.

Para tanto, crie um calendário de postagens, de modo a garantir que você sempre terá conteúdo recente em suas páginas. Lembre-se de que se você atualiza constantemente, os visitantes também retornarão com mais frequência para conferir as novidades. Além disso, tente variar ao máximo seus tipos de posts e compartilhe coisas além do âmbito do seu produto, mas que continuem levando aos valores da marca. A diversificação mantém seus consumidores interessados no que você tem a dizer e dá voz e personalidade ao negócio.

Divulgue seus serviços e produtos

Use suas redes sociais para manter os clientes inteirados a respeito de suas ofertas, fazendo posts informando sobre liquidações, promoções e descontos, por exemplo. Essa é uma maneira prática e barata de fazer propaganda que, atingindo o público certo, traz muito mais resultado para seu negócio.

Vale ressaltar que o visual é tão valioso quanto a substância, viu? Assim, se vai produzir peças, garanta que, além de estarem de acordo com a identidade da marca, sejam bonitas e atrativas. Fora isso, revise os textos para não publicar erros de português e passar uma imagem amadora.

Procure se relacionar com seus clientes

Aproveite a presença da sua empresa nas redes sociais e fortaleça seus laços com os consumidores, já que muitos deles usam essas ferramentas como serviço de atendimento no caso do envio de dúvidas, elogios e reclamações. Não deixe de ler e responder todas as mensagens!

Nessa interação, use sempre linguagem profissional, mas procure escrever mensagens personalizadas de acordo com cada interlocutor. Esse diálogo pessoal aproxima o cliente da marca, pois faz com que se sinta importante, valorizado. Um bom atendimento ao consumidor fideliza indivíduos e cria confiança, passos primordiais para a geração de bons resultados.

Monitore seus resultados

De nada adianta criar um plano de marketing nas redes sociais e não ter um meio efetivo de ver se ele está funcionando, não acha? Portanto, monitore suas estatísticas para levantar dados relevantes a respeito de suas estratégias, seu público, seu crescimento e até mesmo de seus concorrentes.

Por meio dessas informações você descobrirá, por exemplo, qual é a melhor hora para postar, a fim de aumentar o engajamento, ou com que tipo de conteúdo os usuários mais interagem. Com esses dados em mãos é possível fazer ajustes naquilo que não está funcionando ou replicar as técnicas bem-sucedidas. É um guia e tanto, não é mesmo?

Concluindo

Agora que você já sabe o básico sobre como colocar sua empresa nas redes sociais, está na hora de colocar a mão na massa! Mas só porque o custo de manutenção dessa estratégia de marketing é relativamente baixo, não significa que deva ser feito de qualquer jeito, ok? Lembre-se de que a presença on-line deve ser tão bem administrada quanto o restante de seu negócio para que possa trazer resultados efetivos!

Tem alguma outra sugestão de boa técnica de uso das redes sociais? Deixe um comentário aqui e nos conte suas impressões! Participe!

 

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