Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A burocracia brasileira é considerada complexa por muitos gestores e especialistas. Ainda mais para quem esta abrindo uma empresa, ela foi por muito tempo um obstáculo que precisava ser vencido. Para mudar esta percepção, o governo lançou recentemente um programa que visa simplificar a abertura de novas empresas. Confira abaixo o que é o RedeSimples e como ele auxiliará os novos empreendedores.

O que é o RedeSimples?

A denominação RedeSimples é a abreviatura da chamada Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Trata-se de um sistema online que integra os governos federal, estadual e municipal para diminuir a burocracia na abertura de novas empresas.

Benefícios

O principal benefício do RedeSimples é o tempo necessário para a abertura da nova empresa. Atualmente, o tempo médio para abertura de uma empresa é de 85 dias, porém o novo programa busca reduzir este tempo de espera para até 5 dias. Além disso, o programa online simplifica o preenchimento dos dados necessários e o acompanhamento da solicitação.

Disponibilização

O lançamento do novo programa foi realizado no dia 09 de dezembro, em Brasília. O projeto piloto já está em vigor no Distrito Federal, e deverá ser lançado no restante do país em 2016.

Funcionamento

A nova plataforma é operacionalizada por sistema nacional informatizado, o Registro e Licenciamento de Empresas (RLE). Através dele, o empresário terá um único sistema onde será possível abrir a nova empresa ou alterar seu cadastro, além de obter licenças de funcionamento e, caso necessário, dar baixa de empresas. Para que isso seja possível, será necessário contar com uma certificação digital.

Todas as perguntas que antes eram realizadas presencialmente estão agora dentro do programa online, facilitando assim o preenchimento dos dados. Além disso, toda a entrega de documentos poderá ser feita através da internet. Caso não haja uma certificação digital, será necessário comparecer à Junta Comercial competente apenas para formalizar a entrega dos documentos.

Depois desta etapa inicial, será possível acompanhar de forma totalmente online o andamento da solicitação. Assim, será possível verificar quando for lançada a Inscrição Estadual e Municipal, além do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de compartilhar sua opinião conosco? Estamos a disposição através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Entenda qual a diferença entre as notas NF-e e NFS-e
Próximo Orçamento Empresarial: modelo de planilha para download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como preparar o seu estoque para as vendas de Natal

4 de dezembro de 2020
Fechar