Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Iniciar no mundo dos investimentos pode ser uma tarefa complicada se você ainda não conhece as muitas siglas e conceitos do mercado financeiro. Preparamos este artigo, para que você possa se guiar e se sentir mais seguro quanto a investir o seu dinheiro.

Confira!

Sou leigo, não sei nada e quero começar a investir agora: o que fazer?

É importante você traçar o seu objetivo, porque você quer começar a investir, você precisa desse dinheiro a longo ou a curto prazo? Seja para fazer uma viagem, adquirir algum bem ou até mesmo se preparar para a aposentadoria. São perguntas necessárias para poder escolher a melhor opção de investimento para a sua realidade.

Um passo importante é fazer o seu planejamento financeiro, assim poderá ver o que está entrando e saindo de dinheiro do seu orçamento. Com as contas todas na ponta do lápis fica mais fácil localizar onde poderá haver um corte, e assim utilizar esse dinheiro para investir.

Utilize planilhas, app de controle de despesas e receitas para saber exatamente como anda seu fluxo de caixa. O SIGE Cloud é uma ótima opção para você começar a organizar seu orçamento. Veja algumas dicas de como organizar seu Fluxo de Caixa.

Conheça os principais investimentos para iniciantes

É comum que existam algumas dúvidas se você está começando a investir agora, para ficar na zona de conforto de segurança e rentabilidade, neste primeiro momento, você pode começar pelos investimentos de renda fixa. 

Veja alguns fundos de investimentos de renda fixa:

CDB

é o Certificado de Depósito Bancário, é uma forma dos bancos captarem recursos para financiar suas atividades. Em troca deste empréstimo, o banco irá devolver ao investidor o valor aplicado mais o juro acordado no momento do investimento. Este tipo de investimento tem um risco menor e tem a mesma segurança da poupança, mas pode apresentar rentabilidade muito mais atraente. Se trata de um investimento de curto a médio prazo.

Tesouro Direto

Já o Tesouro Direto, você empresta seu dinheiro para o Governo Federal utilizar em seus projetos de saúde, educação, entre outros. Então você se torna credor do Governo e recebe o valor emprestado com as devidas correções e juros.

Existem outros tipos seguros de investimentos para quem quer começar nesse mundo, vamos lhe mostrar mais algumas opções:

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário é um título de crédito de renda fixa, que tem como lastro financiamentos imobiliários garantidos por hipoteca ou alienação fiduciária de imóvel. 

Enquanto que o LCA, Letra de Crédito do Agronegócio, tem os mesmos princípios da LCI, porém é direcionada ao agronegócio. Ambos têm a importância de financiar atividades imobiliárias ou de agronegócio, como forma de captar recursos para os empresários do ramo imobiliário ou os produtores rurais, assim os investidores recebem os valores investidos junto com os devidos juros e correções.

Debêntures

E também temos os Debêntures, que são títulos de dívida de médio e longo prazo, a partir de 2 anos, que podem ser emitidos por Sociedade Anônima de capital aberto ou fechado, ou seja, empresas privadas, com exceção dos bancos, que já emitem títulos semelhantes, os CBDs. Desta forma, o investidor empresta dinheiro para as empresas, e em troca recebe este montante corrigido no resgate da aplicação, bem como os rendimentos atrelados, de acordo com o que foi negociado no momento da compra.

Fundos de investimento

Por certo, o investimentos citados acima, são fundos de investimentos de renda fixa, funcionam como uma carteira de investimentos segura com rendimentos previsíveis e baixa oscilação. Os fundos de renda fixa permitem investir em vários produtos de renda fixa a partir de um único investimento. Ele pode ser composto por títulos privados e públicos.

Investimentos de renda fixa são uma ótimo opção para investidores iniciantes, pois conta com a gestão de um profissional que irá administrar a compra e venda dos ativos da sua carteira, é prático e diversificado, ou seja, não há necessidade de acompanhar todos os dias os resultados e permite que você invista em mais de uma aplicação ao mesmo tempo. Tem maior rentabilidade, e tem uma liquidez elevada, permitindo que o resgate seja feito de 1 a 2 anos.

Enfim, se você quer entender mais desse mundo dos investimentos, é fundamental você ir se aprofundando no assunto de investimentos para descobrir qual é o melhor e mais rentável para a sua realidade e procurar uma boa corretora de valores. 

Dentro do sistema SIGE Cloud é possível fazer todo o acompanhamento dos seus investimentos através de lançamentos financeiros, podendo acompanhar por relatório de plano de contas e demais especificações do financeiro, de acordo com o investimento realizado.

Veja como é fácil e prático fazer o controle financeiro da sua empresa com o SIGE Cloud.

Saiba que pode contar com o sistema de gestão SIGE Cloud para gerenciar todo seu setor financeiro e assim saber realmente o que está girando na sua empresa.

 

Por Luiza Barth Bagatini

Show Full Content
Anterior Novidades de Janeiro de 2022 do SIGE Cloud
Próximo Tudo o que você precisa saber sobre a Nota Fiscal Paulista
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Documentos Fiscais: como organizar os dados da empresa

24 de junho de 2015
Fechar