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É bem provável que você já tenha ouvido a expressão User Experience (UX), ou simplesmente Experiência do Usuário. Este termo está muito presente no mundo atual, principalmente no ramo da tecnologia, mas ainda é uma expressão desconhecida para muitos gestores. Por isso, este artigo foi desenvolvido para lhe explicar o que é UX e como utilizar este conceito na sua empresa.

Afinal, o que é User Experience?

A expressão User Experience significa Experiência do Usuário, e caracteriza a percepção e a resposta de um usuário, como o resultado de uma prévia utilização de um sistema ou site. Ou seja, este conceito caracteriza um conjunto de ações que busca proporcionar ao usuário a melhor experiência possível na interação com o produto ou marca.

User Experience e User Interface (UI) são as mesmas coisas?

A User Interface é a Interface com o Usuário, ou seja, trabalhar o design e apresentação do site, para melhorar a interação com o usuário. Este processo pode ser entendido como uma parte da User Experience. Ou seja, estes conceitos são diferentes, mas podem ser utilizados simultaneamente para melhorar os resultados de suas ações.

Conjunto de interações

Como já citado, a Experiência do Usuário será a percepção do usuário depois que ele tiver interagido com a sua empresa. Ou seja, proporcionar uma série de interações entre o usuário e a empresa, é a chave para obter uma experiência bem sucedida. Todos os tipos de interações podem ter diversas interpretações, portando mantenha as percepções abertas, lembrando que cada usuário é único, portanto a percepção será verdadeira sempre na mente de quem a perceber.

Combine diferentes interações e atividades

Projetar corretamente a Experiência do Usuário pode envolver a combinação de diferentes atividades e percepções, pois como citamos anteriormente, cada um responderá as interações de forma diferenciada. Para criar esta projeção corretamente, fique ciente dos seguintes aspectos:

  • Crie interações que podem ser percebidas e acompanhadas, ou seja, que você possa perceber como o usuário esta respondendo;
  • Lembre-se que as interações cognitivas não poderão ser controladas ou percebidas;
  • Procure reduzir as interações negativas, precavendo ações de risco e como evitá-las.

Dicas para melhorar a UX

Ao projetar a Experiência do Usuário, deve ser analisado todos os fatores e tipos de usuário com quem se tem contato, e a percepção que se quer transmitir a eles. Por isso, analise questões como usabilidade, design gráfico, necessidades físicas e outras diversas interações possíveis através do seu site. Por isso, verifique algumas dicas que poderão lhe auxiliar na projeção de sua UX:

  • Utilize modelos mentais já difundidos entre os usuários: ícones padrões, como engrenagens para configurações, pontos de exclamação para advertências, ponto de interrogação para dúvidas, entre outros, são modelos mentais já entendidos pelos usuários, portanto aproveite-os para prover a melhor experiência para seu usuário.
  • Mantenha o foco no simples: entenda que muitas vezes “menos é mais”, pois o usuário poderá ficar confuso se o seu site ou aplicativo tiver muitas funções e configurações. Mantenha-se focado no que é essencial e agrega valor a experiência.
  • Além do simples, seja sequencial: procure estabelecer um fluxo para que o usuário percorra, pois assim haverá menos chance da atenção ser desviada. Muitos dos usuários virtuais, possui uma alta taxa de dispersão, e portanto a experiência poderá não ser proveitosa.
  • Aproveite-se de cores e tamanhos diferentes: nesta dica, a principal idéia é destacar o elemento principal de cada página ou etapa do fluxo. Portanto, utilize cores e fontes diferenciadas, para assim chamar a atenção do cliente ao que realmente importa.

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