28 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Motivar os funcionários é essencial para seus resultados!

Saber como motivar sua equipe para contar com um time engajado é o sonho de toda empresa que deseja manter-se competitiva no mercado, não é mesmo?

Como atualmente é o capital humano que efetivamente move as organizações, esse tipo de preocupação não é mais um simples bônus, mas sim uma verdadeira obrigação. No entanto, para que as pessoas realmente vistam a camisa da empresa, faz-se necessário investir em ações, benefícios e outras diversas formas de reconhecer o trabalho realizado pelos colaboradores.

Além de tornar o dia a dia mais produtivo e motivar os profissionais, algumas mudanças bem simples podem ser ótimas formas tanto de manter como também de atrair talentos, sem que seja necessário fazer um alto investimento ou um grande esforço inicial. Quer saber como? Então confira agora mesmo nossas valiosas dicas:

1 – Explicite o papel de cada um para o todo

Trabalhar apenas para ser remunerado no final do mês já não é mais suficiente para os profissionais de hoje em dia. Para que estejam felizes e queiram contribuir com suas atividades e projetos, é preciso que os colaboradores percebam claramente como seu trabalho é importante para o todo, entendendo qual é seu real papel dentro da organização.

2 – Aplique feedbacks constantemente

Para que os colaboradores possam se aprimorar e estar sempre em busca de melhorias, é preciso que os líderes tenham o cuidado de acompanhar de perto o trabalho de todos, aplicando feedbacks constantes. Nesse momento o gestor pode ressaltar os pontos fortes do funcionário, reconhecendo conquistas e resultados, como forma de motivar. Além disso, pode apontar pontos de possíveis melhorias, sugerindo maneiras de contornar cada ponto negativo.

3 – Seja um líder próximo e participativo

Liderar não significa olhar tudo de longe e apenas dar ordens, certo? Um bom líder é presente no dia a dia da sua equipe, agindo como um mentor durante o desenvolvimento de novos projetos ou em assuntos mais complexos, e até mesmo colocando a mão na massa sempre que necessário. O mais importante é que os colaboradores confiem e admirem seu gestor para que isso seja refletido na empresa como um todo.

 

4 – Proporcione desafios saudáveis

Procure estar sempre atento, identificando projetos a fim de desafiar, obviamente de uma forma saudável, constantemente seus colaboradores. Isso se faz super importante já que é fato mais que comprovado que um dos principais motivos de desmotivação dentro das empresas é a rotina e a ausência de oportunidades. Antecipe-se a esse problema e crie desafios para motivar a todos!

5 – Busque parcerias motivadoras

Pensando em um cenário de baixo investimento que agregue valor e traga vantagens aos funcionários, fazer algumas parcerias e buscar descontos corporativos pode ser uma ótima opção. Já pensou que academias, restaurantes, universidades e escolas de idiomas, por exemplo, podem oferecer vantagens exclusivas para seus colaboradores, principalmente se forem estabelecimentos próximos à localização da empresa? Pense nisto na sua lista de ações que buscam motivar seus colaboradores.

6 – Comemore quaisquer pequenas conquistas

É importante que os resultados alcançados sejam devidamente comemorados, fazendo com que as pessoas envolvidas na conquista sempre sejam reconhecidas. Não precisa ser nada que desequilibre o orçamento, mas um happy hour, um café da manhã especial ou até mesmo um prêmio simbólico, sempre são atitudes vistas com bons olhos e ótimos para motivar, não apenas o funcionário homenageado, mas todos à sua volta.

Confira também o artigo “Como as lideranças influenciam no trabalho em equipeclicando aqui.

Agora que você já conhece algumas maneiras simples e baratas de motivar seus funcionários, que tal compartilhar este artigo com outras pessoas que possam se interessar pelo tema? E aproveite para deixar seus comentários aqui, compartilhando suas impressões conosco e enriquecendo nosso post!

Show Full Content
Anterior Canvas: método especial para criar seu modelo de negócios
Próximo 5 erros de gestão cometidos por empresas tradicionais e como evitá-los

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Vendas de Natal: como atingir bons resultados nesta época do ano

26 de outubro de 2016
Fechar