Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Sem dúvida, o sonho de quem empreende é poder ter clientes que comprem sempre de você, que indiquem seus produtos e serviços, que divulguem a qualidade do que adquiriram da sua empresa. A esse movimento, chamamos de fidelização de clientes. 

Se acaso você tem um comércio, sabe que a chegada da pandemia em 2020 e que perdura ainda por 2021, tem impactado diretamente as dinâmicas de relações entre consumidores e empresas. Assim, não bastassem as lojas físicas fechadas, o faturamento abalado, a falta de capital de giro, os comércios, sobretudo os pequenos, precisaram articular outras estratégias para se aproximar de sua clientela.

Por isso, compartilhamos aqui 4 dicas para fidelizar clientes, que se adaptadas à rotina do seu negócio, podem sim resultar em um aumento nas suas vendas. Confira!

Relacionamento com o cliente

A fidelização do cliente está diretamente ligada ao relacionamento da sua empresa com o mesmo. Algumas marcas pensam apenas em vender, vender e vender e acabam esquecendo de investir no relacionamento e, consequentemente, na fidelização. Responda rapidamente as perguntas abaixo:

  • Você voltaria para uma loja em que foi mal atendido?
  • Você gostaria de receber e-mails de ofertas que não tem nada a ver com você?
  • O que vale mais para você, uma propaganda ou uma indicação de um amigo?

Por certo, todo mundo já sentiu na pele a importância do bom relacionamento, de um atendimento atento e cordial. Esse contato pode ser pessoal, por telefone ou online, tanto faz. Não é o local, o ponto central dessa discussão é o modo como essa relação se dá. O que importa é que o cliente se sinta bem em comprar de você.

Entenda que todo mundo quer se sentir especial!

Nesse sentido, para começar a organizar sua listagem de clientes e criar estratégias de crescimento das suas vendas, compartilhamos uma poderosa planilha gratuita, onde é possível visualizar sua Curva ABC de Clientes. Baixe e comece a usar agora mesmo!

Experiência positiva no atendimento, sempre!

Assim que o cliente entrar em contato com a sua loja, esteja preparado para oferecer a melhor experiência de atendimento possível. O atendimento é um dos maiores diferenciais (se não o maior) para fidelizar clientes.

Sempre que essa pessoa pensar em comprar novamente algum produto que tenha na sua loja, ele irá avaliar mentalmente como foi atendido pela última vez. O resultado dessa avaliação será crucial para definir a motivação em retornar à sua loja ou não.

Uma dica para ter uma experiência positiva é tratar seus clientes como se eles fossem únicos e especiais. Sinta-se à vontade para fazer perguntas pessoais que possam fornecer informações que irão auxiliar na venda. Desse modo, é fundamental sempre demonstrar interesse nas respostas. Saiba ouvir o que o seu público tem a dizer!

Crie enquetes nas redes sociais, grave stories bem descontraídos, interaja e responda sempre às perguntas feitas em suas publicações.

Até mesmo se o cliente engajar uma conversa informal sobre um assunto aleatório, entre no jogo. Quanto mais o cliente se sentir à vontade na sua empresa, melhor será a experiência percebida, mais informações você coletará e poderá usar para motivar mais vendas depois.

Programas de fidelização são essenciais para seu cliente comprar regularmente

Uma forma certeira de incentivar o retorno do cliente à sua loja é criando programas de fidelidade. Ofereça descontos, brindes ou até mesmo formas de pagamento mais flexíveis.

Aqui vale usar a criatividade! Por exemplo, criando escalas de pontuação. Tenha clientes ouro, diamante, etc. Ofereça descontos, brindes, benefícios ou parcelamentos progressivos. Afinal, todo mundo quer se sentir em vantagem, sendo beneficiado ao comprar da sua empresa.

Mantenha o contato

De nada adianta fazer todas estas ações se você não mantiver o contato com sua persona. Um cliente abandonado é um cliente perdido!

Para fidelizar, é necessário estabelecer um processo e entrar em contato, seja por e-mail, telefone, mensagens diretas nas redes sociais ou whatsapp.

O importante é que seu cliente receba regularmente suas promoções, novidades ou ofertas. Uma dica é utilizar as listas de transmissões do Whatsapp para enviar fotos e mensagens quando chegarem novos produtos, por exemplo.

Tome cuidado com grupos! Os grupos de Whatsapp, apesar de parecerem práticos, são ferramentas perigosas. Basta um cliente que teve uma experiência ruim falar mal da sua loja ou outro enviar alguma coisa que não agrade o resto do grupo, para sua ação de marketing de fidelização ir por água abaixo. Priorize as listas de transmissão, assim, os clientes não conseguem falar entre si e você mantém o ambiente controlado.

Mas não exagere! Você não quer perder o cliente por estar incomodando com mensagens não desejadas. E isso vale também para estratégias de e-mail marketing, viu!

Bônus: tenha em mãos o cadastro dos seus clientes!

Para que você consiga aplicar todas essas dicas com eficiência, nada melhor que ter acesso ao cadastro de toda a sua carteira de clientes de forma rápida e prática. Então, é necessário contar com um Sistema de Gestão como o SIGE Lite. Nele você pode armazenar os dados básicos dos seus clientes de forma super organizada e acessível.

Além disso, é possível criar campos personalizados para adicionar informações extras no cadastro, que serão super importantes na hora de fazer um bom atendimento.

E então, gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre estratégias de marketing e vendas? Continue acompanhando os nossos conteúdos!

Até a próxima!

Show Full Content
Anterior Novidades de Março de 2021 do SIGE Cloud
Próximo 5 leituras fundamentais para quem decide empreender
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

O caixa de 70% das PME’s não tinha reservas para enfrentar a crise: e o seu?

28 de abril de 2020
Fechar