20 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

O ambiente de trabalho influencia toda a empresa.

O ambiente de trabalho possui muita influência no comportamento e produtividade da equipe, e está diretamente ligado a satisfação profissional de seus colaboradores. Isto traz ao gestor a obrigação de ficar atento e estabelecer melhorias produtivas para todos. Neste artigo listamos algumas dicas que podem lhe auxiliar a melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa.

Incentive a coletividade

Procure sempre incentivar o trabalho coletivo e o espírito de equipe em seus funcionários. Você pode proporcionar reuniões descontraídas para comemorar metas alcançadas ou reconhecer um trabalho bem desempenhado, além de fornecer feedbacks constantes a seus funcionários. Isso é bom para a empresa, para a motivação dos colaboradores e para o ambiente de trabalho.

Descreva as funções de cada um

É importante que cada colaborador saiba o valor de seu trabalho e como ele é fundamental no desempenho de toda equipe. Descreva as funções de cada um detalhadamente e com clareza, para toda a equipe, indicando como um será influenciado pelo outro. Assim cada colaborador sabe sua importância e desempenha melhor suas funções.

Seja flexível com horários

A flexibilidade de horário pode não ser uma opção em todas as empresas, mas procure entender em que horário seu colaborador está mais ativo e trabalha melhor. Assim, procure combinar horários com flexibilidade, adaptados tanto para a realidade da empresa quanto do funcionário.

Reconheça o trabalho de seus funcionários

Parabenize sua equipe sempre que ela atingir os objetivos propostos, ou um determinado funcionário quando este se destaca em algum projeto. O reconhecimento é fundamental para reter talentos em sua organização. Mas cuidado para que esta ação não tenha o efeito reverso, pois seu resultado será negativo e gerará disputas entre a equipe.

Forneça as ferramentas necessárias

Procure disponibilizar a sua equipe todas às ferramentas necessárias para que ela execute seu trabalho de forma prática e organizada. Quando as pessoas têm suas necessidades atendidas, se sentem respeitadas e buscam retribuir, inclusive com o desenvolvimento de novas idéias para a empresa.

Esperamos que estas dicas sejam úteis para melhorar o ambiente de trabalho em sua empresa. Caso tenhas outras dicas, compartilhe conosco e com outros gestores através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Absenteísmo e Turnover: modelo de planilha para download
Próximo O que podemos aprender com a Páscoa sobre gestão?

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Começar um negócio sem experiência: saiba como

21 de dezembro de 2016
Fechar