Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

 

Como o futebol pode ajudar na gestão da sua empresa

As empresas são como os times ou seleções, possuem interferências internas e externas e necessitam de uma boa gestão para continuar funcionando e trazendo bons resultados.

Os técnicos de futebol também são responsáveis pelo placar final, mesmo que não entrem em campo, pois são eles que definem os planos táticos, os jogadores e as substituições. Por isso, servem de exemplo para gestores trazendo importantes lições de liderança. Se por algum motivo o time foi mal no decorrer dos jogos, quem será responsabilizado e até mesmo demitido, é o técnico.

Porque o técnico é o principal punido?

Cada clube acredita ter os melhores talentos, afinal pagam caro para tê-los, não é mesmo?

Sendo assim, é função do técnico identificar o melhor de cada um e alocar cada jogador na sua melhor posição para então, obter os melhores resultados.

São os técnicos que definem os objetivos da equipe e qual o planejamento e as ações para atingi-los. São os responsáveis por analisar os pontos fracos e fortes da equipe para sair em busca das contratações necessárias para fortalecer o grupo.

Porém sabemos que nas empresas não é bem assim, se o desempenho da equipe vai mal, buscamos culpados e por fim decidimos que os funcionários é que são incompetentes. Trazendo assim um troca-troca e uma grande rotatividade que acaba prejudicando ainda mais pela necessidade de treinamento e entrosamento entre colegas. Quando na realidade quem devia ser responsabilizado pelo mal desempenho da empresa, assim como no futebol, é a liderança.

Qual a melhor forma de motivar a minha equipe?

A maneira ideal de estimular todo o potencial da sua equipe é buscar formas de engaja-los com o trabalho. Fazendo com que todos desempenhem, dentro de suas possibilidades e características, o seu papel para atingir o objetivo da empresa.

Demonstre confiança e divida seus conhecimentos com toda a equipe, se todos souberem o objetivo principal e como atingi-lo, maiores as chances de sucesso. No futebol, todos os jogadores sabem que o objetivo principal é ganhar o jogo e que para isto, precisam cooperar com sua equipe, seja com passes ou marcações no time adversário.

Se no futebol funciona, porque na sua empresa teria que ser diferente?!

Lembre-se também de criar planos de carreiras que possibilite à todos subir na hierarquia de acordo com suas conquistas e/ou um determinado período de tempo.

E por fim, quando a sua equipe ou uma pessoa em específico fizer algo certo, mesmo que sejam coisas aparentemente pequenas, certifique-se de que todos saibam que você aprecia seus esforços. Elogios são gratuitos e tão eficazes quanto dinheiro!

Utilize a tecnologia ao seu favor!

E, falando em dinheiro, está complicado realizar a gestão financeira da sua empresa?

Então está na hora de conhecer o SIGE Lite, que além de gerar vendas, emitir notas fiscais e controlar o financeiro da sua empresa, é TOTALMENTE gratuito!

Show Full Content
Anterior Obrigatoriedade de emissão da NF-e para empresas do Simples Nacional de São Paulo
Próximo Planejamento: Como montar um Canvas do seu negócio!
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gastos Pessoais: modelo de planilha para download

28 de maio de 2015
Fechar