Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Pesquisas afirmam que a opinião de consumidores influencia muito mais a compra sobre um produto ou serviço. Isso quando comparado à publicidade em redes sociais, comerciais em televisão ou propagandas em vídeos.

De acordo com Global Trust in Advertising, 92% dos consumidores em todo o mundo confiam nas recomendações de seus amigos e familiares mais do que qualquer outra forma de publicidade.

Novos consumidores se baseiam na experiência de outros consumidores. Por isso, é essencial promover a prova social em sua empresa. É dessa forma que os seus clientes irão vender para você. Adorou a ideia? Então, vem conferir como isso funciona!

O que é Prova Social?

Em primeiro lugar, vamos definir o conceito de Prova Social? Prova social é definida como a busca pela opinião das pessoas que adquiriram produtos ou serviços da sua empresa. Logo, o novo consumidor consegue saber se é viável ou não adquirir esse bem.

É mais que um comentário ou um feedback que aquece o seu coração. A prova social é um gatilho que mexe com o psicológico de quem está interessado em comprar determinado produto, mas falta um empurrãozinho.

O gatilho mental é capaz de induzir as pessoas, facilitando na tomada de decisão. É como ter consumidores que fazem propaganda dos produtos ou serviços da sua empresa. Como resultado, estão vendendo para você!

Quando alguém que você conhece indica um produto ou serviço, isso tem grande valor. Não é a opinião de uma empresa querendo ganhar o seu dinheiro. E sim, de alguém que você conhece e confia, lhe dizendo: “eu gostei, acho que você também vai gostar!”

As pessoas são influenciadas de forma positiva ou negativa sobre o que outras pessoas estão fazendo ou consumindo. Pessoas que tem experiência com o produto ou serviço e demonstram satisfação pela aquisição, gera ao novo consumidor uma forma de confiança de que ele irá comprar um produto/serviço de qualidade. Assim, ele não terá o risco de fazer alguma escolha errada.

Use os feedbacks ruins para criar relacionamento

Assim como o feedback dos consumidores são positivos, há possibilidade de que a avaliação seja negativa. Em vista disso, é necessário manter excelência em relação à qualidade de seu produto e no atendimento ao consumidor. Assim, é possível evitar esses tipos de avaliações.

Procure compreender a opinião do cliente. Ou seja, entre em contato com ele para verificar se houve alguma questão que foi insuficiente e procure reparar o ocorrido. Dessa forma, por mais que para esse cliente a situação não tenha sido satisfatória, outros consumidores podem analisar a questão de outra maneira.

O fato da sua empresa estar disposta a auxiliar em todos os tipos de situação faz total diferença! É fundamental ter a atenção em todos os feedbacks recebidos.

Principais funções da prova social

  • Conquistar novos clientes que serão convencidos pela opinião de terceiros;
  • Fortalecer a fidelidade com dos que já são compradores, pela sensação de pertencimento a um grupo;
  • Aumentar o alcance e conhecimento da sua marca;
  • Usar as adversidades (leia-se: reclamações) para promover seus diferenciais.

5 dicas para favorecer a prova social para sua empresa

Postar nas redes sociais e site, os comentários de clientes sobre a compra realizada na empresa

Se seu cliente encaminhar uma mensagem para sua empresa expressando feedback positivo, por que não solicitar permissão a ele para publicar esse comentário? Sem dúvidas, essa divulgação é muito importante!

Com isso, o comentário de um cliente fará com que as demais pessoas sejam influenciadas pela experiência que esse teve com sua empresa. Isso possibilita que novos clientes também usufruam de produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Na imagem é possível verificar comentário de clientes, em forma de feedback, em uma publicação realizada na rede social do SIGE Loja.

Promover que o cliente exponha sua opinião sobre o produto ou loja

Solicitar ao consumidor a sua opinião sobre como foi a experiência ao consumir o produto ou serviço faz com que esse se sinta importante para sua empresa. E realmente ele é, não é mesmo?!

É interessante ter essa comunicação com seu cliente! Deixe que ele tenha total liberdade para agir com sinceridade e informar opiniões sobre o atendimento, entrega e qualidade do produto ou serviço. Por mais que existam opiniões negativas, essas farão com que sua empresa possa criar estratégias, com a intenção de otimizar a satisfação do consumidor.

Bonificar o cliente por ele ter postado algum conteúdo da sua marca nas redes sociais

Exibir alguma ação de gratidão ao cliente por ele divulgar sua marca nas redes sociais é com certeza motivo dele voltar a consumir em seu estabelecimento.

Fique de olho nas redes sociais em relação as menções dos consumidores sobre seus produtos. Quando isso ocorrer, ofereça a ele uma bonificação como cupom de desconto ou até mesmo um brinde de algum produto ou serviço da sua empresa. Ou então, a possibilidade de cashback em uma nova compra.

Destacar os produtos mais vendidos

O destaque dos produtos mais vendidos possui grande influência nas novas compras em sua loja. Na loja virtual criada no SIGE Loja, é possível que destaque esses produtos mais vendidos. Isso faz com que esses produtos chamem a atenção do cliente que está acessando seu site e que efetive a compra.

Diante disso, para ter uma análise completa e detalhada, é possível que verifique o relatório Curva ABC Produtos, disponibilizado no SIGE Cloud. Ele exibe uma listagem de produtos mais vendidos, de acordo com a porcentagem de vendas. Os produtos na classificação A são os mais procurados. Por isso, esses produtos nunca podem faltar na sua empresa e devem estar no TOP 5 no seu site.

Ter parceria com alguma empresa que certifica o site

Com o intuito de sua empresa ter um melhor desempenho em vendas, utilizando da prova social, no SIGE Loja é possível que integre seu site ao Selo Ebit.

A Ebit Nielsen é uma plataforma de opinião de consumidores do Brasil em que, empresas cadastradas recebem medalhas (Bronze, Prata, Ouro e Diamante) de acordo com a opinião de consumidores em pesquisas de satisfação de experiências reais de compra.

Os critérios para essa avaliação de satisfação são: quantidade de pesquisas respondidas, porcentagens de entregas no prazo e probabilidade dos consumidores voltarem a comprar na loja.

A Ebit Nielsen está presente desde o momento da decisão da compra online! O consumidor pode pesquisar as lojas virtuais de acordo com suas medalhas, por meio de pesquisa online que avalia a experiência de compra. Essas avalição são definidas 100% pela opinião dos próprios consumidores.

Conclusão

Por fim, ficou claro que a opinião do seu cliente é fundamental para o crescimento de novas vendas! Com a prova social você aproveita a quantidade maior de vendas e se beneficia da melhor taxa de conversão.

Sua empresa gera uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes pelo fato de implementar na organização a prova social, de acordo com a expressão de opiniões de consumidores.

As pessoas sentem necessidade de estar envolvidas com a sociedade, utilizar o que outras pessoas estão utilizando, fazendo com que o processo de decisão de compra seja muito mais prático e fácil.

A prova social traz esse e muitos outros benefícios para sua empresa!

E aí, será que não está na hora de você apostar no que os seus clientes têm a dizer? Então, bora divulgar as boas experiências e também os aprendizados que a sua empresa tem com o seu público?

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