Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Um dos grandes desafios enfrentados por um empreendedor que deseja abrir um negócio online está em escolher o melhor dos canais de vendas para apresentar seu produto ao consumidor.

Por ser um ponto importante a se pensar, discutiremos mais acerca dos diversos canais de venda existentes e qual deles melhor se enquadra no perfil do seu negócio. 

Como analisar o melhor canal de venda?

Em primeiro lugar, é importante entender que cada canal de venda tem a sua particularidade, ou seja, não existe um canal de venda que seja o melhor para todos os negócios.

Dessa forma, é preciso ficar atento a três requisitos muito importantes antes da escolha de um canal de venda apropriado para seu negócio:

  1. público-alvo: lembre-se que cada público possui maior afinidade com um canal de venda em específico, por isso, conhecer a faixa etária, o sexo, medos e sonhos do seu consumidor é essencial para fazer a escolha do canal de venda que vai trazer mais vendas.
  2. produto ou serviço: os produtos ou serviços da sua empresa devem ser levados em consideração, pois é necessário que o canal tenha suporte para vendê-los.
  3. objetivos da empresa: atente-se ao objetivo central da sua empresa e veja se ele tem alguma relação com aquilo que o canal de venda pode oferecer.

Mas de fato, o que é um canal de venda? 

O canal de venda é o local em que o seu produto ou serviço será apresentado ao seu consumidor, permitindo que ele avalie e realize a compra, ou seja, é o meio em que se realiza a negociação comercial entre a empresa e o seu cliente.

Por conta disso, conhecer o público-alvo do seu negócio e investir em estratégias de marketing são pré-requisitos essenciais para que seu canal de venda consiga captar e fidelizar seus clientes.

Existem dois tipos principais de canal de venda:

  • canal de venda físico: lojas, distribuidoras e franquias;
  • canal de venda online: mídias, plataformas e marketplaces.

E para apresentar de forma mais detalhada, separamos para você alguns dos principais canais de venda mais usados na atualidade, acompanhe: 

Redes Sociais

As redes sociais são um canal de venda obrigatório para grande parte dos empreendimentos. Visto que grande parte das empresas está utilizando esta estratégia. Isso porque ela proporciona uma visibilidade maior do que qualquer outra, visto que cerca de 3,1 bilhões de pessoas são usuários ativos dessas redes em todo o mundo. O Facebook e o Instagram ganharam espaço nos últimos anos, e se tornaram grandes canais de venda.

Loja Física

Mesmo diante de todo o avanço tecnológico, a loja física continua sendo um importante e eficiente canal de venda, por conta da sua praticidade, segurança e rapidez de entrega. Ainda existe uma massa de consumidores que preferem a experiência física, um contato pessoal antes de finalizar uma compra, e é por isso que esse canal ainda é significativo.

Marketplace

O Marketplace pode ser comparado a um shopping, ou seja, uma grande variedade de marcas é vendida em um mesmo canal de venda. Essa é uma alternativa interessante para empresas que ainda não têm condições de montar um e-commerce próprio, mas querem que sua marca tenha um maior alcance e uma maior visibilidade. Temos como exemplos o Mercado Livre e o Submarino.

E-commerce 

Um dos canais de vendas que mais cresce no Brasil e no mundo é o e-commerce, que consiste basicamente em um comércio online, em que o empreendedor pode vender produtos ou serviços e oferecer as mais variadas formas de pagamento, sendo que toda a estrutura desse site tem como objetivo que a compra seja efetuada. É uma possibilidade de aumentar o reconhecimento da marca através de uma boa experiência na hora da compra e bom atendimento.

Google Ads

Esse canal de venda consiste em uma ferramenta que permite a formulação de anúncios que serão fixados em grandes sites, visando aumentar a visibilidade da marca e atrair mais compradores. Além disso, o Google Ads permite que o site da empresa se situe entre os primeiros na SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Busca), o que é importante para que sua marca seja encontrada de forma rápida pelos consumidores.

E-mail Marketing

Sendo uma das estratégias de venda mais antigas da internet, o E-mail Marketing é um canal que faz uso de mensagens via e-mail. Ele é mais sofisticado do que parece, pois existe toda uma diversidade de ciclos a serem seguidos até que o consumidor seja definitivamente convencido a efetuar a compra. Uma das vantagens é a segmentação e envio direcionado para um público realmente interessado no conteúdo que sua marca está produzindo.

Franquias

A franquia é um canal de venda físico utilizado por empresas que já têm sua marca consolidada no mercado e visa ampliar ainda mais o seu alcance e suas vendas, disponibilizando sua marca para terceiros. É uma oportunidade de expandir os negócios e tornar a marca uma referência no ramo escolhido.

Programa de Afiliados

Os programas de afiliados disponibilizam produtos de uma empresa, na forma de links, para uma equipe de vendedores. Dessa forma, esses vendedores ficarão responsáveis por fazer o marketing do produto e vendê-lo, ganhando uma comissão no valor de cada venda. A Hotmart é um dos maiores nesse ramo de afiliações.

Gostou do conteúdo sobre canais de vendas? Conseguiu identificar quais são interessantes para o seu negócio? Conta para a gente nos comentários! 

Show Full Content
Anterior Como a taxa selic impacta nas empresas?
Próximo Gestão Empresarial em 2023: Inovações e o Papel do SIGE Cloud
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gestão por Competência: o que é e como aplicar na empresa

8 de julho de 2015
Fechar