Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Foi-se o tempo em que utilizar um CRM para estabelecer e manter um bom relacionamento com o cliente era um enorme diferencial de mercado para as empresas, não é mesmo? Hoje, mais do que obrigação, ter uma estratégia bem definida gera, comprovadamente, resultados.

Seja para a fidelização, a percepção de marca, a atração de novos clientes por meio da referência feita por seus atuais consumidores e até mesmo, como consequência de todos esses impactos, o faturamento do negócio.

Para isso é necessário, porém, contar com o apoio da tecnologia. O chamado software de Customer Relationship Management (CRM) passa, então, a ocupar um lugar de destaque na gestão das empresas.

Quer conhecer a real importância do CRM para a estratégia do seu negócio? Confira:

Redução do tempo despendido por venda

Por permitir o armazenamento de um grande volume de dados e informações, bem como a consulta de forma rápida e eficaz, o uso de um software CRM contribui consideravelmente para a redução do tempo despendido por um vendedor em uma negociação. Isso porque, com as facilidades dos filtros do sistema, é possível agilizar o acesso às informações sobre o cliente e indicar a proposta ideal para seu perfil em muito menos tempo do que levaria um processo tradicional, com o uso de planilhas, e-mails e documentos descentralizados.

Aumento da satisfação de seus clientes

Você por acaso já foi atendido em uma empresa ou estabelecimento comercial por um funcionário que sabia seu nome, suas preferências e as melhores recomendações conforme seu perfil? Se sua resposta foi positiva, é grande a possibilidade de ter se fidelizado à marca e até mesmo ao atendente, certo?

Pois um software CRM contribui diretamente para o aumento da satisfação de seus clientes pela mesma lógica da situação ilustrada acima. Por meio da ferramenta é possível, em poucos instantes, ter acesso a todos os dados de um cliente, bem como a seu histórico de relacionamento — seja de compras ou de contato junto à empresa. Com isso é possível não apenas manter uma comunicação mais harmônica e personalizada, mas também encontrar as soluções mais adequadas para atender a suas demandas e necessidades.

Isso, por sua vez, além de aumentar a satisfação do consumidor, contribui para o aumento das vendas — tanto direta, com a venda de novos produtos ou serviços, cross-selling e up-selling, quanto indiretamente, por meio de indicações e recomendações de clientes atuais para potenciais.

Qual a importância de um CRM para a minha empresa?

Mais organização dos dados dos stakeholders

Como qualquer sistema informatizado, o CRM também contribui para a manutenção de dados e informações devidamente arquivadas, de forma bastante organizada. Isso propicia a realização de análises rápidas, um processo de tomada de decisões mais certeiro e mais segurança para a empresa, já que a informação é a base necessária para o desenvolvimento de planos estratégicos de inteligência de mercado.

Aumento no faturamento geral da empresa

O software CRM é uma excelente ferramenta para auxiliar no aumento do faturamento de sua empresa. Com o acesso ao histórico de comportamento de seus clientes, bem como à evolução do negócio, seus vendedores conseguem identificar oportunidades específicas de vendas, conforme a real necessidade do consumidor. Dessa forma, a probabilidade de gerar novos negócios é consideravelmente maior, afinal, será possível saber com maior precisão o momento adequado para realizar uma oferta e qual é a proposta mais indicada para cada caso.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a conhecer a importância de um sistema CRM. Agora nos conte nos comentários como você faz a gestão dos potenciais e atuais clientes de sua empresa.

Show Full Content
Anterior Dicas matadoras para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas
Próximo Por que sua empresa deve se livrar das planilhas eletrônicas?

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas práticas para aumentar as vendas no Natal e Final de Ano

13 de novembro de 2015
Fechar