Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Embora muitos não conheçam o termo computação em nuvem e seu significado, ele faz parte da vida de todos nós. Neste artigo, vamos lhe explicar o que significa esta expressão e quais são os benefícios de utilizar a “nuvem” em sua empresa.

Como funciona a computação em nuvem?

A computação em nuvem é uma forma simples de acessar servidores, bancos de dados e outros diversos serviços através da internet. Quando um provedor de computação em nuvem é utilizado, ele é responsável por adquirir e manter o hardware conectado à rede, para que você possa acessar e utilizar o que precisar através de um aplicativo web.

Conheça agora seis vantagens e benefícios da computação em nuvem para sua empresa:

1) Substituição de despesas

Utilizando a computação em nuvem você não terá mais despesas de capital e passará a contar com despesas variáveis em seu fluxo de caixa. Você não realizará altos investimentos com datacenters e servidores, que serão agregados como capital da empresa. Você irá pegar apenas uma mensalidade pelos aplicativos e ferramentas que efetivamente utilizar.

2) Aproveite as economias massivas de escala

Com a utilização da computação em nuvem, você irá alcançar um custo variável mais baixo do que seria gasto com seu próprio servidor. Isso ocorre pois milhares de pessoas utilizarão os recursos da nuvem, desta forma os provedores conseguem alcançar economias de grande escala, refletindo esta economia em preços mais baixos para o uso da aplicação.

3) Elimine preocupações com a capacidade da infra estrutura

Elimine as suposições ao determinar a necessidade de capacidade de sua infra estrutura. As decisões referentes a esta capacidade, faz com que você tenha que lidar com a ociosidade de recursos, que normalmente são caros. Esses problemas desaparecem com a computação em nuvem, onde você pode acessar o quanto precisar e o próprio provedor irá escalonar a capacidade conforme o uso.

4) Aumente a velocidade e agilidade

Na computação em nuvem os recursos de TI estão disponíveis em apenas um clique, sendo que a disponibilização destes recursos ocorre em minutos. Isso resulta em um grande aumento na agilidade da empresa, pois o custo e tempo necessários para experimentar e desenvolver é significantemente mais baixo.

5) Pare de gastar dinheiro com datacenters

Para de se preocupar com a infra estrutura e concentre-se em projetos que diferenciam sua empresa. A computação em nuvem permite que você foque em seus clientes, ao invés de gastar energias pensando em estruturar, empilhar e manter servidores ligados.

6) Torne-se global em minutos

Com muita facilidade e poucos cliques, será possível implantar sua aplicação em várias regiões. Isso significa oferecer latência menor e uma experiência melhor aos seus clientes, a um custo mínimo.

Conseguiu compreender todas as vantagens da computação em nuvem para o seu negócio? Caso você ainda tenha alguma dúvida, comente abaixo!

Show Full Content
Anterior 5 motivos para abandonar as planilhas Excel agora mesmo
Próximo Imposto de renda 2016: todas as regras que você precisa saber

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

NF-e 4.0: tudo o que muda com o novo layout da nota fiscal

21 de março de 2018
Fechar