A preservação ambiental é um pensamento cada vez maior na consciência coletiva, e a discussão em torno desta temática está transformando culturas, quebrando paradigmas e obrigando a colaboração de todos na luta desta causa. Quem ingressou nesta luta foi o setor empresarial, movido pela exigência de seus consumidores, e ele e pode ser responsável pelos resultados mais rápidos e diretos na gestão ambiental. A sua empresa já possui uma gestão ambiental? Pois agora você pode conferir como iniciar esta gestão e melhorar a imagem da sua empresa.
O que é Gestão Ambiental nas empresas?
Conforme a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, a gestão ambiental é parte de um sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para aplicação, elaboração, revisão e manutenção da política ambiental empresarial.
Basicamente, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas é um processo de administração e/ou produção com ênfase na sustentabilidade. Este tipo de processo busca resolver questões ambientais, prevenindo conseqüências negativas, e visando reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas.
Como implantar um Sistema de Gestão Ambiental
A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser feita por qualquer tipo de empresa. Ela inicia no mapeamento das atividades realizadas pela empresa, identificando quais os aspectos e quais os impactos gerados por cada uma delas no meio ambiente.
Depois desta identificação, são estabelecidos controles e propostas de soluções que buscam minimizar esses impactos ou monitorá-los. Será o estabelecimento destas propostas que irá montar a Política Ambiental da empresa.
Após a criação da Política Ambiental, inicia-se o planejamento do Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, como construir condições para a realização da Política Ambiental estabelecida. Este processo conta com a classificação e avaliação dos impactos causados ao meio ambiente por cada uma das atividades e processos produtivos da empresa. Com estas informações, a empresa pode definir os objetivos e metas ambientais, estabelecendo quais ações precisam ser tomadas para atingir estes objetivos, bem como repassar estas informações a todos os seus públicos.
Resultados da adoção da Gestão Ambiental
A adoção de uma SGA traz mais benefícios do que apenas contribuir para a sustentabilidade e manutenção do meio ambiente. Comprometendo-se com as políticas ambientais, as organizações têm outras vantagens como à reutilização da matéria prima, evitando desperdício e utilizando os recursos naturais de forma racional; diminuem o consumo de água e energia e auxiliam na reciclagem de materiais, evitando o descarte inadequado.
Não é só na qualidade dos produtos que se percebe a diferença, mas também na imagem da empresa. Preservando o meio ambiente, a empresa conquista mais clientes, bem como fortalece os laços com clientes já fidelizados. Estas ações sempre são bem vistas na sociedade, resultando em uma melhora da imagem da empresa perante o mercado bem como melhores relações comerciais com empresas parceiras.
Como acompanhamos, a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental possibilita inúmeros ganhos de produtividade e qualidade, mas principalmente a confiança que o cliente deposita na empresa e nos seus produtos. Atuar de maneira ambientalmente responsável é hoje um diferencial competitivo entre as empresas, e muito em breve será pré-requisito para que a empresa mantenha-se no mercado.
A sua empresa já conta com um Sistema de Gestão Ambiental? Quais outras dicas você gostaria de compartilhar conosco? Conte-nos nos comentários!
Comentários