Enviar uma fatura após a entrega de um produto ou da prestação de um serviço é apenas a primeira parte do processo de faturamento. Alguns clientes vão quitar seus compromissos dentro do vencimento. Mas outros, infelizmente, podem precisar de um empurrãozinho extra.
“Incentivar” seus clientes a pagarem em dia pode ser trabalhoso, mas algumas estratégias ajudam a minimizar essa tarefa. A primeira delas é: comunique-se com seu cliente. Pode parecer óbvio, mas às vezes 5 minutinhos de conversa ao telefone pode resolver muitos dos seus problemas!
Outra estratégia é adicionar honorários ao atraso, ou seja, cobre juros por dia de atraso ao pagamento. Importante frisar que essa taxação deve estar clara antes de o cliente adquirir o produto ou serviço. Vale também manter condições de faturamento mais curtas. Ninguém é obrigado a estabelecer 30 dias de pagamento: dependendo do seu negócio, é possível estabelecer prazos menores – sempre que o cliente esteja ciente disso antes.
Veja abaixo outras 5 dicas para receber em dia e manter seu fluxo de caixa saudável:
Mantenha registros detalhados de inventários e prazos
Isso economiza tempo na emissão da nota e te mantém no controle. Em caso de projetos, se as coisas estiverem acima do orçamento, por exemplo, você pode já discutir a questão com o cliente, em vez de deixar a “surpresa” para o final.
Faça notas claras e de fácil entendimento
Muitos atrasos no pagamento se dão por confusões no entendimento da nota. Liste detalhadamente o trabalho realizado e custos relacionados. Também é bom personalizar a sua fatura com um logo ou marca d’água da empresa, que confere mais profissionalismo e permite ao cliente identificar mais facilmente as faturas relativas ao seu negócio.
Defina condições de pagamento adequadas
Se você precisa ser pago dentro de 30 dias, defina um prazo de 13 dias antes. Isso porque, em média, os devedores pagam suas faturas duas semanas após o vencimento.
Entregue a fatura para quem vai pagá-la
Para que suas fatura não dê voltas (tanto as físicas quanto as eletrônicas), certifique-se de que ela será recebida pela pessoa que faz o pagamento. Se você não tem certeza de quem é, entre em contato por telefone. E, se possível, conheça o responsável pessoalmente: manter um bom relacionamento com que paga as contas pode te poupar muita dor de cabeça!
Faça o faturamento o mais rápido possível
Em geral, quanto mais cedo o cliente recebe a fatura, mais cedo ela vai para as ordens de pagamento dele e mais cedo você recebe. Até porque o cliente ainda terá o trabalho “fresco” na cabeça. Dica: quando a cobrança tiver mais de uma parcela, procure enviar todas juntas, para evitar dúvidas futuras e “esquecimentos”.
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