Cultivar o engajamento em uma organização é muito importante para atingir os resultados almejados. Um ambiente com colaboradores mais engajados e motivados reflete positivamente no desempenho da empresa.
Como você avalia o engajamento dos seus colaboradores? Você sabe como engajá-los? Os gestores estão apresentando iniciativas para aumentar o engajamento das equipes?
Essas são questões fundamentais em qualquer empresa que sabe que valorizar pessoas é vital para conseguir sucesso.
Agora, você sabe a diferença entre engajamento e motivação?
Engajamento faz com que as pessoas busquem atingir um objetivo em comum com a empresa em que trabalham. É um fator que está relacionado com o envolvimento contínuo do colaborador em uma causa. Um profissional engajado desenvolve suas atividades com empenho, sente orgulho de trabalhar na empresa e está alinhado com os princípios da organização.
A motivação, por sua vez, pode ser definida como tudo o que faz com que as pessoas ajam de determinada forma.
É importante deixar claro que motivação é algo pessoal e difere de pessoa para pessoa. Por isso, um funcionário não se tornará motivado se não estiver disposto para isso. Dois funcionários podem ter razões bem diferentes para levantar da cama todos os dias e ir trabalhar.
Mas por que o engajamento é importante?
Antigamente, as empresas não se preocupavam com a forma como os seus colaboradores se sentiam em relação à organização e ao ambiente de trabalho. O importante era que eles realizassem bem as suas tarefas.
Hoje, sabemos que para que os funcionários desempenhem bem as suas tarefas e “vistam a camisa da empresa”, é cada vez mais importante engajá-los.
É importante lembrar que cada funcionário é um porta-voz da empresa. A imagem que transmite ao público externo sobre como é trabalhar na companhia e quais são os fatores que ela valoriza contribuem para que ela seja melhor reconhecida pelos seus clientes, parceiros e fornecedores.
Tema cada vez mais em alta entre profissionais de RH
Na semana passada, entre os dias 15 e 17 de Agosto de 2016, foi realizada o 42ª Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), e um dos temas mais discutidos no evento foi a importância do engajamento para liberar o potencial dos colaboradores.
Segundo esta matéria da Exame e estudo realizado pela Michael Page com mais de 400 pessoas, para 30% dos profissionais da área de Recursos Humanos e 41% dos CEOs, o engajamento é a principal ferramenta que uma empresa deve utilizar para atingir bons resultados. Em seguida, estão a remuneração, gestão de talentos e a imagem da empresa de boa empregadora.
Está cada vez mais claro que não adianta mais apenas medir o quanto o colaborador contribui para a empresa. A empresa também tem que contribuir para o desenvolvimento profissional do colaborador.
Afinal, valorizar as pessoas que trabalham na empresa é fundamental para atrair e manter talentos e atingir bons resultados.
Certo! Mas como despertar o engajamento entre funcionários?
Medir o quanto os seus colaboradores estão alinhados com a cultura da empresa é uma forma de saber se eles estão engajados.
As pessoas são o maior ativo da empresa e há fatores essenciais para despertar o engajamento delas.
Os colaboradores querem mais do que uma boa remuneração e benefícios, eles querem ter orgulho de pertencer à organização. Por isso, as empresas que buscam funcionários engajados também têm investido na saúde e no bem-estar de seus colaboradores.
Fazer com que o funcionário sinta que a sua participação é importante para a empresa fará com que ele contribua cada vez mais para a companhia.
Um funcionário que é entendido pela empresa quando, por exemplo, tem um imprevisto com a sua filha na escola e tem que sair mais cedo, certamente terá mais vontade de fazer hora extra no dia seguinte e de se doar mais para a organização. É uma via de mão dupla.
É importante escutar o funcionário, investir nele e transformar a sua empresa em um local onde as pessoas sintam orgulho de trabalhar.
Por fim, podemos dizer que se uma empresa conseguir entender e colocar em prática o que foi abordado neste post, ela conseguirá engajar o seu time e ter um relacionamento saudável e promissor com ele.
O engajamento é o caminho mais eficaz para que a empresa consiga aumentar a produtividade de seus colaboradores.
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