Após o comércio faturar com as vendas da Black Friday e Natal, sabemos que o início do ano – nos meses de janeiro e fevereiro – pode ser desafiador para grande parte do comércio, já que o consumidor tende a diminuir os gasto, pois está voltado para matrículas e materiais escolares, impostos, por exemplo, ou até mesmo deixar para aproveitar as férias neste período.
Mesmo assim, com o consumidor moderando os gastos, podemos criar estratégias e planejamento para que seu negócio comece o ano em crescimento.
Acompanhe neste artigo, algumas dicas de como ganhar a atenção do consumidor neste período:
- Faça queima de estoque e promoções
Uma boa oportunidade para aquecer seu fluxo de caixa e de girar aquelas produtos sem saída e fazer promoções atrativas para seus clientes. Além disso, oferecer brindes e cupom de descontos também pode ser uma boa saída.
- Invista em novos produtos e novidades
Após girar seus produtos, o novo ano pede novidades de produtos ou serviços em seu negócio, com isso pode atrair novos clientes. E não esqueça de repor aquelas produtos já consolidados no gosto da clientela.
- Motive a equipe de vendas
Uma equipe de vendas motivada e bem estruturada é receita certa para ter um bom resultado nas vendas. Invista em cursos e treinamentos para sua equipe, mantenha a equipe engajada e motivada e ainda ofereça gratificações para as metas alcançadas.
- Facilite e amplie a forma de pagamento
Ofereça formas de pagamento e condições atrativas para seus clientes, isso pode ser decisivo na hora da escolha por fechar o negócio com seu cliente. Boletos parcelas, sem juros no cartão de crédito e até mesmo desconto para pagamentos em pix, são umas das opções.
Um apontamento da Febraban mostra que o Pix já é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros.
- Fidelize seus clientes
Uma boa estratégia para aumentar suas vendas, é investir na fidelização de suas clientes, traçando boas condições de um pós-venda e dando espaço para ouvir seu cliente. Você sabia que manter um cliente é mais vantajoso do que adquirir um novo? É importante que o cliente perceba que seu atendimento é único e personalizado para atender a ele e que você está disposto a resolver seu problema.
Uma dica extra que trazemos a você, é que aproveite as datas comemorativas do início do ano. Confere aí, algumas datas comemorativas de janeiro e fevereiro de 2024:
01 de Janeiro – Ano Novo
24 de Janeiro – Dia do Aposentado
30 de Janeiro – Dia da Saudade
10 a 13 de Fevereiro – Carnaval
14 de Fevereiro – Valentine’s Day
Aproveite essas datas, invista em uma decoração especial em seu negócio e lance promoções atrativas de acordo com a sazonalidade.
Conte com o SIGE Cloud para aumentar suas vendas de início de ano.
Não perca tempo e comece o ano com suas finanças organizadas, seu estoque atualizado e faça suas vendas, físicas e on-line de maneira muito prática.
Por Luiza Barth Bagatini