INFLUENCIAR EQUIPES E FAZER SUA EMPRESA CRESCER!
Lidar com pessoas é tarefa árdua que exige jogo de cintura, paciência e sensibilidade. E quando você exerce um papel de liderança, as responsabilidades são ainda maiores.
Para discutir algumas características e estratégias de liderança, compartilhamos este novo artigo.
Sem dúvida, um dos grandes pontos da administração de empresas é desenvolver lideranças que façam a diferença dentro do negócio. Por certo, este pode ser um fator decisivo no desempenho da organização, pois o líder tem grande influencia sobre a equipe.
Existem diferentes tipos de lideranças e chefias, desempenhadas por pessoas com perfis e objetivos diferentes. Porém, é comum a todos os líderes possuírem um papel importante no desenvolvimento das equipes e em sua motivação. Estes são os pontos que vamos abordar neste artigo.
Diversos pensadores e empreendedores de sucesso tentaram criar uma definição para liderança. Resumidamente, exercer a liderança é um processo de condução de ações e influência do comportamento de outras pessoas para alcançar um objetivo em comum: o crescimento da empresa.
Em outras palavras, os líderes conseguem realizar metas por meio da condução apropriada de suas equipes, como um time, um organismo que desempenha ações em conjunto para cumprir um objetivo em comum.
Desta forma, a liderança é o processo de influência que passa não só pelas ações efetivamente, mas também pelo clima organizacional, expectativas de crescimento dentro da organização, salários, benefícios e valorização das pessoas.
Nessa lógica, um bom líder consegue fazer sua equipe produzir de maneira que atinja os objetivos propostos, ou seja, motivando e trazendo resultados rentáveis para o negócio.
Seja você um profissional de RH, Financeiro, Design, Vendas, uma coisa é certa: algumas características precisam ser afloradas na sua personalidade e prática diária para que você consiga fomentar e extrair o que há de melhor em cada colaborador.
Um líder deve possuir algumas características para que cumpra seu papel com eficiência. Ele deve ser um exemplo para sua equipe, demonstrando em si as qualidades esperadas de cada colaborador. Algumas dessas características são:
Impulsionar os resultados de uma equipe dentro da empresa exige o cumprimento de algumas funções, que normalmente cabem ao líder. Estas funções são essenciais para que o grupo atinja o objetivo proposto e possa prosperar.
E quando falamos em objetivos não necessariamente estamos pensando em uma meta comercial, de venda. A meta pode ser a fidelização de clientes, pode ser a retenção de clientes, pode ser a implementação de uma nova política interna. Há muitas metas que fazem parte da consolidação de um negócio. Nesse sentido, quando se é líder, esses objetivos estão intrinsecamente ligados à maneira como você encara a empresa e na confiança que tem no trabalho de cada pessoa que forma o seu time.
Conforme as equipes crescem e têm novos objetivos para cumprir, mais importante se torna o papel das lideranças. Por isso, o líder que deseja ser realmente eficaz, entregando resultados, precisa desenvolver as habilidades e competências que citamos anteriormente.
Seja capaz de desenvolver a paciência, compartilhar todas as informações importantes para cumprimento das tarefas, confiar nos colaboradores que estão a sua volta e abrir mão da autoridade algumas vezes.
Uma estratégia fundamental é não monopolizar os holofotes. Compartilhe a visibilidade, encha a bola de quem entrega resultado. Valorize as pessoas por suas posturas, suas ideias e projetos. Gente feliz e valorizada trabalha melhor, entrega mais e dá 100% de si ao negócio. É dessa entrega, desse comprometimento que você poderá extrair grandes vantagens para o seu empreendimento.
E então, gostou desse conteúdo? O tema é complexo e rende muito mais bate-papo. Se você tem interesse em conhecer mais sobre nossos conteúdos relacionados a RH, recomendamos a leitura do artigo: 7 passos para controlar o RH da sua empresa: planilha para download