Quando o empreendedor abre um negócio, o objetivo é que ele cresça e se transforme em uma grande organização. Mas para que isso se torne real, é necessário, além de planejamento, evitar alguns erros que são fatais na gestão do seu negócio.
Pensando nisso, criamos este artigo com os principais erros cometidos por pequenos empreendedores. Erros estes que são responsáveis pelo fechamento de milhares de empresas, todos os anos no Brasil.
Antes de mais nada, analise cada cargo e função que existirão dentro da empresa. Assim, estabeleça os pré-requisitos para cada vaga. Conhecendo as competências necessárias para as tarefas que serão cumpridas, contrate pessoas competentes para cada função. Nesse sentido, evite o “coleguismo” e familiares sem preparo que podem dificultar os processos da empresa e lhe causar uma tremenda dor de cabeça.
Bem como gastar mais do que se ganha, misturar as despesas da empresa com as contas pessoais de cada sócio é um erro fatal. Erro este que leva muitas empresas a complicações financeiras graves. Este tipo de controle torna impossível uma análise dos custos do negócio, conseqüentemente apresentando informações incorretas sobre os lucros ou prejuízos da empresa.
Igualmente, para todas as tomadas de decisão da empresa, é necessário contar com informações precisas e objetivas. Quando existe confiança nos dados que são analisados, torna-se mais simples tomar decisões que realmente beneficiem a empresa, seus processos e investimentos.
Portanto, estabeleça métricas, tenha apontamentos sobre seus custos, sobre produtos mais vendidos, seu público-alvo. Todos esses fatores são de grande relevância no momento de decidir investir em algum novo produto ou serviço.
Surpreendentemente, não são poucas as empresas que sofrem de desorganização por não ter prazos e metas estabelecidas. Determinar prazos para sua equipe é um costume de grande importância e que deve ser aplicado a todas as atividades desempenhadas dentro do seu negócio. Logo, cada membro da equipe não terá desculpas para atrasos ou não realização de tarefas. Desse modo, além de criar uma cultura organizacional bem estruturada, você garante a satisfação dos seus clientes, com entregas sempre em dia.
Sempre que for necessário tomar uma decisão, faça isto o mais breve possível. Lembre-se que adiar uma decisão irá aumentar o problema e comprometer todo o processo da empresa. Além disso, a procrastinação tenda a aumentar a apreensão de seus colaboradores. Ou seja, se é preciso mudar, alterar procedimentos ou até mesmo desligar alguém da sua equipe, faça-o. Apesar de difícil, é a melhor decisão a fazer, pelo bem da sua empresa.
Ao passo que é elogiável ter colaboradores que vestem a camisa e se tornam parte do seu negócio, é fundamental evitar a dependência de funcionários, clientes ou fornecedores. Pois essa dependência traz muitos riscos para o negócio. Procure sempre ter dois fornecedores para o mesmo produto, que dois ou mais funcionários tenham conhecimento técnico e de todas as atividades desenvolvidas na organização. Assim, a empresa não será prejudicada por baixas, falta de comunicação ou outros erros de gestão.
Achar que ter bons produtos ou serviços e um espaço bonito e agradável é o suficiente, é um erro grave! Um sistema de gestão é essencial para manter todos os processos da empresa organizados. Ademais, ele aumenta a produtividade da equipe, já que se perde menos tempo com cadastros e operações manuais. Vale lembrar que essa automatização, além de poupar tempo e esforços, evita que cometa erros de lançamento ou que alguém esqueça alguma operação.
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