Não só existe pânico criado pela enfermidade que vem dizimando populações ao redor de todo o mundo, mas também há terror ao pensar nos impactos econômicos que já podem ser sentidos nos mais diversos países e atingem todas as classes sociais.
Com comércios fechados e consumidores em isolamento social, a demanda caiu drasticamente. Quem tem dinheiro, está com receio de gastar e se arrepender logo mais. Outros tantos, estão reduzindo o consumo justamente por acreditarem em uma parada geral. Esta seria, então a melhor alternativa para combater a propagação do vírus.
Paralelamente, micro e pequenas empresas sofrem com suas lojas fechadas. Afinal, mesmo que houvesse um capital reservado para emergências (o que muitos não tinham), como sobreviver à crise provocada pelo COVID-19? Um dos maiores problemas têm sido os estoques parados. Produtos perecíveis ou semi-perecíveis são os que mais correm risco de se tornar mais perdas para os empreendedores.
Nesse sentido, criamos este breve artigo com dicas para que você possa gerenciar seu estoque durante a pandemia. Aproveite nossas dicas para evitar perdas e, até mesmo, gerar algum lucro mesmo frente à crise.
Inegavelmente, empreender em meio a uma grande crise é desesperador. Se gerenciar pequenos negócios no Brasil, já é um grande desafio. Esse desafio torna-se ainda maior quando pensamos no cenário atual.
Logo, é exigido dos empreendedores que mobilizem suas capacidades de exercer Liderança. Nessa lógica, além de proteger colaboradores, honrar compromissos e manter a empresa de pé, é preciso criar estratégias rápidas para conter prejuízos.
Primeiramente é preciso entender a fundo o seu tipo de negócio e conhecer os itens presentes no seu estoque. Ter um processo estruturado e dados precisos é fundamental para organizar a casa e definir quais caminhos seguir.
Por isso, um Sistema ERP é sempre útil. Porque além de permitir que você realize diversas ações de modo automatizado. No omento em que você precisa de dados estruturais, como quantidades em estoque e validades, nem sempre dá para olhar um por um dos itens armazenados.
Desse modo, se os seus produtos são alimentos, remédios ou outros itens perecíveis. Crie meios de destiná-los o quanto antes, para evitar ter mercadorias vencidas. Uma prática bastante interessante e produtiva de organização é seguir a regra: PVPS. Primeiro que vence, primeiro que sai.
Feita essa organização primeira, é chegado o momento de pensar em: Como operacionalizar esse escoamento de mercadoria? Sem esquecer que estamos em meio a uma pandemia e que ninguém quer sair de casa.
A pergunta é bem simples: Você prefere ganhar R$2,00 ou perder R$10,00?
Esse pergunta pode parecer muito boba, até mesmo ingênua. É claro que negócios precisam de lucro, é a lucratividade que faz empresas crescerem. Disso a gente não tem dúvida.
Mas nesse momento, em que os comércios estão fechados e os estoques estão parados. O tempo corre e as cobranças continuam chegando. Nessa lógica, puramente matemática, a sobrevivência das micro e pequenas empresas depende da astúcia de seus gestores.
Se um mês atrás a sua padaria estava lotada e você vendia pães, bolos, biscoitos e tortas com uma lucratividade X. Hoje, pode ser que a sua lucratividade seja zero. E se os seus estoques de perecíveis seguirem parados, além de não ter lucro, você terá um prejuízo incalculável.
Dessa forma, a nossa primeira dica é: reduza a sua margem de lucro! Vale mais a pena oferecer tele-entrega de biscoitos e bolos ganhando pouco, que não vender nada e ainda perder toda a matéria-prima.
Você pode, simplesmente, chorar o fato de que trabalhava com uma empresa física, em que as pessoas iam, escolhiam o que queriam, consumiam no local, compravam inúmeros produtos. No meio de cada compra, você ou seus atendentes batiam um bom papo com os clientes, que sempre resultava em uma comprinha a mais. Pois é, a realidade hoje é outra. E buscar formas de enfrentar essa realidade e seguir empreendendo é vital para a sua empresa.
Assim, um meio de escoar as mercadorias do seu estoque é através de vendas online. Se você quiser criar uma loja virtual hoje mesmo, você pode. Há mil uma plataforma, até mesmo gratuitas para criar sua loja agora. Mas se você preferir, criar um catálogo virtual para enviar aos clientes ou pode anunciar no Facebook, nutrir sua página no Instagram, chamar seus clientes no WhatsApp.
Vai dizer que a sua empresa não tem redes sociais em pleno 2020? Se não tinha, crie já!
Faça uma divulgação forte entre os seus clientes, anuncie entregas ou combine a retirada no local. Isso irá depender muito da sua clientela. Mas é uma atitude simples, com pouco ou nenhum custo e que irá otimizar a sua gestão de estoque!
Se a nossa primeira dica era reduzir a margem de lucro, e isso lhe deixou com uma pulga atrás da orelha… A gente entende muito bem essa preocupação.
Gerenciar estoques, pagar fornecedores, proteger colaboradores e tentar manter o caixa positivo não é tarefa fácil. Por isso, uma das nossas dicas é que você pode criar kits, combos e promoções progressivas para lidar bem com a saída de produtos do seu estoque.
Por exemplo, digamos que você tem um restaurante. Antes, você só servia pratos dentro do seu estabelecimento. Agora, para evitar aglomerações, você trabalha com delivery. Já pensou que na mesma casa, ou no mesmo prédio pode haver vários potenciais clientes? Que tal criar uma promo como Pague 2 e Leve 3 ou Na compra de 4 pratos do dia, a entrega é cortesia?
Enxergue a crise com perspicácia e faça dos obstáculos, aprendizado!
Com estoque abarrotados você não pode ficar. Não é mesmo? Mas lembre-se que há muitas pessoas impossibilitadas de trabalhar e de obter renda. Dessa forma, se puder, aproveite o momento para ser solidário. Se há algo em bom esta de conservação e que você pode doar para quem precisa, como uma ONG, por exemplo. Faça-o! E faça agora!
Não se trata de surfar a onda ou de ser oportunista. Pensar em todos a redor é um compromisso que as empresas podem e devem assumir com a sociedade.
E então, gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre como lidar com esse momento de forma mais razoável e produtiva? Recomendamos a leitura do artigo: 7 dicas para sua empresa enfrentar a Crise Financeira do Coronavírus.