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Calendário Comercial 2020: como planejar suas ações de marketing

Sem dúvida, planejamento é um fator decisivo para diferenciar empresas que prosperam, daquelas que enfrentam dificuldades para crescer. Já falamos aqui sobre, Plano de Negócio, Planejamento Financeiro, Planejamento Tributário, Planejamento de Conteúdo para blogs e redes sociais. Mas há uma coisa que muitas empresas acabam esquecendo que é o Calendário Comercial.

Elaborar um calendário comercial alinhado ao seu nicho e público-alvo é imprescindível para criar ações de marketing mais assertivas e bem estruturadas, o que a longo prazo aproxima a relação com seus clientes e pode lhe render bons insights para vender muito mais.

Ao criar um calendário comercial, sua empresa poderá identificar oportunidades a ser exploradas mês a mês, o que contribui para atingir as suas metas de vendas e contratações. Porque sim, esse tipo de planejamento não vale apenas para o comércio varejista, essa estratégia também se aplica às empresas prestadoras de serviços.

Nesse sentido, explorar os 365 dias do ano como potencias oportunidades de fechar bons negócios é fantástico. Imagine que existe uma série de datas comemorativas que contemplam os mais variados públicos. Agora me responda: por que é que você não está trabalhando com essas festividades?

Pare de perder tempo e vendas! Fique atento às nossas dicas e tenha boas ideias para potencializar o seu faturamento.

Datas Comemorativas para Vender mais em todos os meses do ano!

Janeiro

Começou o ano! Nesse período, você e sua equipe estão se recuperando do movimento das festas de final de ano e já precisam se organizar. Neste mês, muitas famílias e empresas estão em férias de verão. Mesmo assim, esse é um momento interessante para criar ações de “volta às aulas”. Assim, se o seu tipo de negócio permite, estruturar a vitrine, as campanhas e as promoções com materiais escolares é certeza de bons negócios.

Mas não só as papelarias e livrarias podem apostar nessa temática. Lojas de Roupas e Calçados, sobretudo infantis, podem também criar campanhas de Tênis para a volta às aulas, roupas que complementem os uniformes escolares.

Estas são estratégias simples e que muitas vezes criam um clima de compra, porque o consumidor já está mais propenso a investir em itens que contemplem e complementem a experiência de voltar às atividades escolares.

Outra super dica é aproveitar o mês de janeiro para liquidar os itens que não foram vendidos nas festas de final de ano. Os liquidas de verão são uma ótima jogada nessa época do ano.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de janeiro

  • 6 – Dia de Reis, Dia da Gratidão, Dia Mundial do Astrólogo;
  • 7 – Dia do Leitor (ideal para livrarias, gráficas, venda de infoprodutos etc.);
  • 8 – Dia Nacional da Fotografia, Dia Nacional do Fotógrafo;
  • 15 – Dia do Compositor;
  • 18 – Dia do Esteticista;
  • 20 – Dia do Farmacêutico;
  • 29 – Dia da Hospitalidade (ideal para agências de viagens, hotéis, hostel, locação de quartos, restaurantes em cidades turísticas etc.).

Fevereiro 

Esse é fácil! Fevereiro é o mês marcado pelo Carnaval. E mesmo que não curte muito a folia aproveita estes dias para tirar umas “pequenas férias”.

Desse modo, há uma grande variedade de negócios que podem lucrar com essa data comemorativa. Desde estéticas para deixar todo mundo bonito para as festas de Carnaval, até agências de viagens, lojas de roupas customizadas e fantasias.

E mesmo que esse tipo de produto não seja exatamente o que a sua empresa vende ou o tipo de serviço que ela presta, vale a pena apostar em promoções e divulgações com esse apelo visual.

Mas muita atenção com esse período. Como é feriado nacional, pode ser que a entrega de alguns produtos atrase. Portanto, tenha cautela e notifique seus clientes com antecedência sobre prazos de entrega ou datas em que o seu estabelecimento estará fechado.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de fevereiro

  • 1 – Dia do Publicitário;
  • 5 – Dia da Internet Segura;
  • 9 – Dia do Surf;
  • 10 – Dia do Atleta;
  • 25 – Carnaval;
  • 27 – Dia Nacional do Livro Didático.

Março

Geralmente, é em março que o ano efetivamente começa. Aqui, as aulas já estão a todo o vapor, quem estava em férias já retornou ao trabalho e o comércio volta ao seu movimento normal.

Este mês é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Muitas empresas já trabalham com essa data entre as suas campanhas de marketing mais fortes.

No entanto, não são poucos os casos de ações que refletem conceitos retrógrados e machistas. Por isso, ao implementar campanhas que tenham um cunho mais social, é importante que a equipe de marketing planeje a ação evitando práticas machistas e conservadoras. Caso contrário, a sua campanha pode ter um resultado extremamente negativo para a sua empresa e sua marca.

É também em março que se celebra o Dia do Consumidor. Apostar em conteúdos com dicas para os consumidores, falando sobre seus direitos e oferecendo benefícios especiais é fundamental. Além disso, traz um ótimo resultado em termos de posicionamento social da sua marca.

Por fim, o dia 20 de março dá início ao Outono, e se você tem uma loja de roupas, calçados ou acessórios, essa é a hora certa para expor a coleção de outono-inverno e entrar com tudo nas campanhas de inverno 2020.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de março

  • 8 – Dia Internacional da Mulher;
  • 9 – Dia Mundial do DJ;
  • 10 – Dia do Sogro;
  • 14 – Dia Nacional dos Animais;
  • 15 – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor;
  • 19 – Dia Mundial do Artesão;
  • 21 – Dia da Poesia, Dia Universal do Teatro.

Abril

Via de regra, abril é o mês da Páscoa. Mas há alguns anos os presentes de páscoa já não se limitam aos chocolates.

Abrangendo os mais diversos tickets de compra, os consumidores têm investido em outros presentes como eletrônicos, roupas e artigos de perfumaria e beleza.

Nessa lógica, use o calendário comercial a seu favor, se você tem uma empresa que qualquer outro segmento, aproveite a temática para divulgar alguma promoção ou, então, você pode linkar a festividade com a oferta de outros presentes.

Por exemplo, que tal se o coelhinho presentear os seus clientes com um cupons de descontos?

Confira algumas das datas comemorativas do mês de abril

  • 4 – Dia Nacional do Jipeiro (ideal para autopeças, grandes oficinas mecânicas, hotéis e hosteis em locais turísticos, camping etc.);
  • 6 – Dia Internacional do Esporte (ideal para a venda de artigos esportivos ou promoções de academias);
  • 7 – Dia Mundial da Saúde;
  • 12 – Páscoa;
  • 13 – Dia do Beijo;
  • 14 – Dia Internacional do Café;
  • 18 – Dia do Amigo;
  • 28 – Dia Mundial da Educação, Dia da Sogra;
  • 29 – Dia Internacional da Dança.

Maio

Por ser o mês das Mães e das Noivas, maio já é um mês bastante agitado no comércio. Lojas físicas e virtuais já têm uma série de campanhas e promoções para este mês.

Logo, uma alternativa para destacar-se é sair do senso comum e apostar em campanhas que apresentem mulheres dinâmicas e ativas. Nesse sentido, é fundamental impulsionar a compra de presentes que reflitam essa postura. E claro, mantenha seus estoques preparados para essa época em que os produtos femininos são mais procurados.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de maio

  • 1 – Dia do Trabalhador;
  • 4 – Dia de Star Wars ( a cultura geek estimula um grande público que anseia por promoções de artigos de cultura pop, livros, games etc.) ;
  • 8 – Dia do Profissional de Marketing, Dia Nacional do Turismo;
  • 10 – Dia das Mães;
  • 13 – Dia do Automóvel;
  • 17 – Dia Mundial da Internet;
  • 25 – Dia da Costureira; Dia da Massoterapeuta;
  • 27 – Dia do Profissional Liberal.

Junho

Dois grandes eventos marcam o mês de junho como um dos mais rentáveis do Calendário Comercial brasileiro. Isso ocorre porque em junho são comemorados o Dia dos Namorados e as Festas de São João, conhecidas como festas juninas.

No que diz respeito a Dia dos Namorados, é interessante trabalhar ações de marketing de “pague um e leve dois”, combos para casais e programação romântica. É imprescindível que sua empresa, independente do segmento de atuação, compreenda a noção de diversidade, há muitos tipos de casais e todos eles tem o direito de se sentirem contemplados com ações de dia dos namorados.

Já quanto às festas de São João, aposte em petiscos na sua loja, decoração e publicidade online abordando essa temática.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de junho

  • 12 – Dia dos Namorados;
  • 13 – Dia do Turista;
  • 14 – Dia da Manicure;
  • 18 – Dia Nacional da Imigração Japonesa (ideal para quem tem um restaurante que serve comida típica japonesa ou mesmo, para presentear os clientes com cupons de desconto de algum restaurante ou delivery de sushi);
  • 19 – Dia do Cinema Brasileiro;
  • 21 – Dia Mundial do Skate, Dia da Música
  • 24 – Dia de São João

Julho

Comumente, em julho ocorrem as férias de inverno nas escolas e universidades. Por isso, cresce a busca por viagens, atividades de lazer, roupas, malas e tudo que esteja ligado ao divertimento de quem está curtindo as férias.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de julho

  • 1 – Dia Mundial da Arquitetura;
  • 7 – Dia Mundial do Chocolate;
  • 10 – Dia da Pizza (ideal para pizzarias ou para presentear os clientes com cupons de desconto para aproveitar essa data deliciosa);
  • 13 – Dia Mundial do Rock;
  • 15 – Dia do Homem;
  • 16 – Dia do Comerciante (ideal para empresas que oferecem qualquer tipo de serviços para comércios);
  • 19 – Dia Nacional do Futebol;
  • 20 – Dia do Amigo;

Agosto

Agosto é o mês dos pais e o comércio já aposta massivamente neste comemoração. Aproveite este período para engajar os mais diferentes tipos de pais. Os presentes podem ser os mais variados, roupas, calçados, perfumes e, há uma tendência crescente na busca de artigos de tecnologia.

Outra estratégia interessante é trabalhar com benefícios para pais e filhos, isso eleva o ticket médio da venda e aumenta o seu número de clientes.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de agosto

  • 8 – Dia Internacional do Gato;
  • 9 – Dia dos Pais;
  • 11 – Dia do Advogado (ideal para venda de roupas e acessórios mais formais – como gravatas e abotoaduras, bem como livros jurídicos);
  • 15 – Dia do Solteiro; Dia da Informática;
  • 21 – Dia Habitação (ideal para construtoras, madeireiras e lojas de materiais de construção);
  • 30 – Dia do Vendedor Lojista;
  • 31 – Dia do Nutricionista, Dia do Blog;

Setembro

Este é o mês do cliente! Por isso use e abuse de todos os benefícios, vantagens, brindes, presentes e mimos que os seus clientes certamente merecem.

Além disso, esse é um momento importante para organizar-se em termos de pedidos e estoques para as festividades do meses seguintes: Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de setembro

  • 1 – Dia da Bailarina;
  • 5 – Dia do Irmão;
  • 9 – Dia do Administrador, Dia do Cachorro-quente;
  • 22- Dia do Contador;
  • 23 – Dia do Sorvete; Dia dos Filhos;
  • 30 – Dia da Secretária (as lembrancinhas para as secretárias são as mais variadas, sendo principalmente flores, chocolates e cosméticos);

Outubro

No mês das crianças, invista em campanhas alegres, divertidas e cheias de cores. É claro que os carros-chefes nesse mês são brinquedos, roupas e calçados infantis. Mas como em todas as demais comemorações, há uma clara tendência de procura por itens de tecnologia.

Para fechar o mês de outubro, temos o dia das Bruxas ou Halloween. Assim, de acordo com o seu tipo de negócio e com a maneira como você e sua equipe costumam estruturar seus campanhas, vale a pena brincar com os elementos dessa festividade para criar alguma promoção.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de outubro

  • 3 – Dia Mundial do Dentista;
  • 4 – Dia do Cachorro;
  • 5 – Dia da Micro e Pequena Empresa;
  • 12 – Dia das Crianças;
  • 15 – Dia do Comércio, Dia do Professor (ideal para a venda de livros, canecas, artigos customizados com a temática escolar etc.);
  • 16 – Dia do Chefe;
  • 22 – Dia Nacional do Enólogo (ideal para a venda de vinhos e outras bebidas);
  • 29 – Dia Nacional do Livro;
  • 31 – Dia das Bruxas.

Novembro

O mês da Black Friday é naturalmente agitadíssimo em todos os segmentos. Não deixe o seu planejamento para novembro. Como este é um período do ano em que os consumidores já esperam descontos, estão mais propícios a realizar compras. Desse modo, mantenha seus estoques bem abastecidos e divulgue seus descontos para essa data tão importante.

Sem dúvida, essa é uma ótima oportunidade para garantir a limpa dos seus estoques (adeus, produtos encalhados!).

Confira algumas das datas comemorativas do mês de novembro

  • 2 – Finados (não é propriamente uma festividade, mas é um momento em que muitas pessoas aproveitam o feriado para viajar ou fazer outras atividades fora da rotina. Vale a pena aproveitar a oportunidade e apostar na venda de pacotes turísticos, SPA, restaurantes e outras atividades de lazer);
  • 3 – Dia do Cabeleireiro;
  • 5 – Dia Nacional da Cultura;
  • 6 – Dia Nacional do Riso;
  • 10 – Dia da Nota Fiscal;
  • 12 – Dia do Supermercado;
  • 27 – Black Friday;

Dezembro

Dezembro é o mês de muitas festas. São os encerramentos de ano das escolas, das empresas, dos amigos. Esse é o momento dos amigos secretos e dos presentes de Natal.

Ou seja, é um mês de muito movimento para os negócios. As férias de verão vão começando e a busca por viagens, locação de veículos e de casas aumenta consideravelmente.

Por certo, como muitas pessoas deixam as compras para a última hora, esse é um período em que ocorrem muitas vendas por impulso. Isso, de certa forma, favorece o comércio, mas é preciso cautela, porque na sequência virão as trocas. Por isso, paralelo ao seu planejamento de marketing, é preciso estruturar o seu calendário comercial para as trocas de presentes. Afim, nada pode ser mais frustrante para um cliente que não conseguir resolver um problema tão simples como a troca de uma mercadoria.

Confira algumas das datas comemorativas do mês de dezembro

  • 3 – Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência;
  • 8 – Dia Nacional da Família;
  • 11 – Dia do Tango (ideal para cursos de idiomas fazerem atividades diferenciadas e conquistarem novos alunos, ou então para restaurantes contratarem profissionais para realizar uma apresentação especial de dança);
  • 23 – Dia Nacional do Vizinho;
  • 24/25 – Véspera e Dia de Natal;
  • 31 – Réveillon.

Em resumo, reúna todas essas dicas e implemente o seu calendário comercial agora mesmo! Ainda dá tempo de ter ideias incríveis para o restante do ano.

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