Sem dúvida, planejamento é um fator decisivo para diferenciar empresas que prosperam, daquelas que enfrentam dificuldades para crescer. Já falamos aqui sobre, Plano de Negócio, Planejamento Financeiro, Planejamento Tributário, Planejamento de Conteúdo para blogs e redes sociais. Mas há uma coisa que muitas empresas acabam esquecendo que é o Calendário Comercial.
Elaborar um calendário comercial alinhado ao seu nicho e público-alvo é imprescindível para criar ações de marketing mais assertivas e bem estruturadas, o que a longo prazo aproxima a relação com seus clientes e pode lhe render bons insights para vender muito mais.
Ao criar um calendário comercial, sua empresa poderá identificar oportunidades a ser exploradas mês a mês, o que contribui para atingir as suas metas de vendas e contratações. Porque sim, esse tipo de planejamento não vale apenas para o comércio varejista, essa estratégia também se aplica às empresas prestadoras de serviços.
Nesse sentido, explorar os 365 dias do ano como potencias oportunidades de fechar bons negócios é fantástico. Imagine que existe uma série de datas comemorativas que contemplam os mais variados públicos. Agora me responda: por que é que você não está trabalhando com essas festividades?
Pare de perder tempo e vendas! Fique atento às nossas dicas e tenha boas ideias para potencializar o seu faturamento.
Começou o ano! Nesse período, você e sua equipe estão se recuperando do movimento das festas de final de ano e já precisam se organizar. Neste mês, muitas famílias e empresas estão em férias de verão. Mesmo assim, esse é um momento interessante para criar ações de “volta às aulas”. Assim, se o seu tipo de negócio permite, estruturar a vitrine, as campanhas e as promoções com materiais escolares é certeza de bons negócios.
Mas não só as papelarias e livrarias podem apostar nessa temática. Lojas de Roupas e Calçados, sobretudo infantis, podem também criar campanhas de Tênis para a volta às aulas, roupas que complementem os uniformes escolares.
Estas são estratégias simples e que muitas vezes criam um clima de compra, porque o consumidor já está mais propenso a investir em itens que contemplem e complementem a experiência de voltar às atividades escolares.
Outra super dica é aproveitar o mês de janeiro para liquidar os itens que não foram vendidos nas festas de final de ano. Os liquidas de verão são uma ótima jogada nessa época do ano.
Esse é fácil! Fevereiro é o mês marcado pelo Carnaval. E mesmo que não curte muito a folia aproveita estes dias para tirar umas “pequenas férias”.
Desse modo, há uma grande variedade de negócios que podem lucrar com essa data comemorativa. Desde estéticas para deixar todo mundo bonito para as festas de Carnaval, até agências de viagens, lojas de roupas customizadas e fantasias.
E mesmo que esse tipo de produto não seja exatamente o que a sua empresa vende ou o tipo de serviço que ela presta, vale a pena apostar em promoções e divulgações com esse apelo visual.
Mas muita atenção com esse período. Como é feriado nacional, pode ser que a entrega de alguns produtos atrase. Portanto, tenha cautela e notifique seus clientes com antecedência sobre prazos de entrega ou datas em que o seu estabelecimento estará fechado.
Geralmente, é em março que o ano efetivamente começa. Aqui, as aulas já estão a todo o vapor, quem estava em férias já retornou ao trabalho e o comércio volta ao seu movimento normal.
Este mês é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Muitas empresas já trabalham com essa data entre as suas campanhas de marketing mais fortes.
No entanto, não são poucos os casos de ações que refletem conceitos retrógrados e machistas. Por isso, ao implementar campanhas que tenham um cunho mais social, é importante que a equipe de marketing planeje a ação evitando práticas machistas e conservadoras. Caso contrário, a sua campanha pode ter um resultado extremamente negativo para a sua empresa e sua marca.
É também em março que se celebra o Dia do Consumidor. Apostar em conteúdos com dicas para os consumidores, falando sobre seus direitos e oferecendo benefícios especiais é fundamental. Além disso, traz um ótimo resultado em termos de posicionamento social da sua marca.
Por fim, o dia 20 de março dá início ao Outono, e se você tem uma loja de roupas, calçados ou acessórios, essa é a hora certa para expor a coleção de outono-inverno e entrar com tudo nas campanhas de inverno 2020.
Via de regra, abril é o mês da Páscoa. Mas há alguns anos os presentes de páscoa já não se limitam aos chocolates.
Abrangendo os mais diversos tickets de compra, os consumidores têm investido em outros presentes como eletrônicos, roupas e artigos de perfumaria e beleza.
Nessa lógica, use o calendário comercial a seu favor, se você tem uma empresa que qualquer outro segmento, aproveite a temática para divulgar alguma promoção ou, então, você pode linkar a festividade com a oferta de outros presentes.
Por exemplo, que tal se o coelhinho presentear os seus clientes com um cupons de descontos?
Por ser o mês das Mães e das Noivas, maio já é um mês bastante agitado no comércio. Lojas físicas e virtuais já têm uma série de campanhas e promoções para este mês.
Logo, uma alternativa para destacar-se é sair do senso comum e apostar em campanhas que apresentem mulheres dinâmicas e ativas. Nesse sentido, é fundamental impulsionar a compra de presentes que reflitam essa postura. E claro, mantenha seus estoques preparados para essa época em que os produtos femininos são mais procurados.
Dois grandes eventos marcam o mês de junho como um dos mais rentáveis do Calendário Comercial brasileiro. Isso ocorre porque em junho são comemorados o Dia dos Namorados e as Festas de São João, conhecidas como festas juninas.
No que diz respeito a Dia dos Namorados, é interessante trabalhar ações de marketing de “pague um e leve dois”, combos para casais e programação romântica. É imprescindível que sua empresa, independente do segmento de atuação, compreenda a noção de diversidade, há muitos tipos de casais e todos eles tem o direito de se sentirem contemplados com ações de dia dos namorados.
Já quanto às festas de São João, aposte em petiscos na sua loja, decoração e publicidade online abordando essa temática.
Comumente, em julho ocorrem as férias de inverno nas escolas e universidades. Por isso, cresce a busca por viagens, atividades de lazer, roupas, malas e tudo que esteja ligado ao divertimento de quem está curtindo as férias.
Agosto é o mês dos pais e o comércio já aposta massivamente neste comemoração. Aproveite este período para engajar os mais diferentes tipos de pais. Os presentes podem ser os mais variados, roupas, calçados, perfumes e, há uma tendência crescente na busca de artigos de tecnologia.
Outra estratégia interessante é trabalhar com benefícios para pais e filhos, isso eleva o ticket médio da venda e aumenta o seu número de clientes.
Este é o mês do cliente! Por isso use e abuse de todos os benefícios, vantagens, brindes, presentes e mimos que os seus clientes certamente merecem.
Além disso, esse é um momento importante para organizar-se em termos de pedidos e estoques para as festividades do meses seguintes: Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
No mês das crianças, invista em campanhas alegres, divertidas e cheias de cores. É claro que os carros-chefes nesse mês são brinquedos, roupas e calçados infantis. Mas como em todas as demais comemorações, há uma clara tendência de procura por itens de tecnologia.
Para fechar o mês de outubro, temos o dia das Bruxas ou Halloween. Assim, de acordo com o seu tipo de negócio e com a maneira como você e sua equipe costumam estruturar seus campanhas, vale a pena brincar com os elementos dessa festividade para criar alguma promoção.
O mês da Black Friday é naturalmente agitadíssimo em todos os segmentos. Não deixe o seu planejamento para novembro. Como este é um período do ano em que os consumidores já esperam descontos, estão mais propícios a realizar compras. Desse modo, mantenha seus estoques bem abastecidos e divulgue seus descontos para essa data tão importante.
Sem dúvida, essa é uma ótima oportunidade para garantir a limpa dos seus estoques (adeus, produtos encalhados!).
Dezembro é o mês de muitas festas. São os encerramentos de ano das escolas, das empresas, dos amigos. Esse é o momento dos amigos secretos e dos presentes de Natal.
Ou seja, é um mês de muito movimento para os negócios. As férias de verão vão começando e a busca por viagens, locação de veículos e de casas aumenta consideravelmente.
Por certo, como muitas pessoas deixam as compras para a última hora, esse é um período em que ocorrem muitas vendas por impulso. Isso, de certa forma, favorece o comércio, mas é preciso cautela, porque na sequência virão as trocas. Por isso, paralelo ao seu planejamento de marketing, é preciso estruturar o seu calendário comercial para as trocas de presentes. Afim, nada pode ser mais frustrante para um cliente que não conseguir resolver um problema tão simples como a troca de uma mercadoria.
Em resumo, reúna todas essas dicas e implemente o seu calendário comercial agora mesmo! Ainda dá tempo de ter ideias incríveis para o restante do ano.
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