Devido à crise econômica que se instaurou em nosso país, afetando os mais diversos segmentos, os governos Federal, estaduais e municipais têm se organizado para implementar medidas de apoio aos empreendedores.
Nós mesmos já apresentamos aqui no blog algumas dessas ações como o programa Vamos Vencer, as facilidades em linhas de crédito e as medidas provisórias anti-desemprego.
Hoje, a novidade diz respeito à redução da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Siga lendo e confira os prazos e quem será beneficiado!
Primeiramente, cabe explicar os fatores geradores do IOF, este tributo definido na Lei 5.143 de 20 de outubro de 1966, que tem por objetivo regular a cobrança de impostos referente a transações realizadas por instituições financeiras e seguradoras.
São fatos geradores de IOF:
Enfim, por padrão a o imposto sobre operações financeiras incide sobre toda e qualquer movimentação de valores, sendo aplicados valores variáveis de acordo com a natureza da operação financeira.
De acordo com o Decreto nº 10.305, promulgado em 01 de abril deste ano, todas as operações de crédito contratadas entre 3 de abril de 2020 e 3 de julho de 2020 terão IOF zerado.
É isso mesmo, o Imposto sobre Operações Financeiras (cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, câmbio, seguros, compra e venda de títulos e valores mobiliários), que via de regra incide diariamente sobre quaisquer aplicações, estará zerado durante este período a fim de beneficiar os mais impactados pelos efeitos financeiros da COVID-19.
Por certo, todos os setores poderão se beneficiar com esta medida. Pois todas as modalidades de empréstimos, financiamentos, operações de desconto – inclusive as decorrentes de alienação a empresas de factoring de direitos creditórios resultantes de vendas a prazo – adiantamentos a depositante, entre outros, estão inclusos nessa medida. De modo que todos que recorram a algum tipo de auxílio financeiro emergencial, terão um fôlego a mais nesse momento tão difícil.
Gostou dessa notícia? Quer ficar por dentro de muito mais dicas sobre empreendedorismo em tempo de pandemia? Recomendamos que você conheça a nossa Central de Combate à Crise.