Sem dúvida, ser seu próprio chefe é o sonho de milhões de brasileiros. Não é à toa que o Brasil é conhecido com um país empreendedor. Todos os anos são abertas milhares de novas empresas. E é justamente no início desse sonho que muitos empreendedores pecam. As burocracias do início de um negócio são as mais variadas. Por certo, nós mesmos já publicamos diversos conteúdos que podem lhe auxiliar nos primeiros passos, tais como: Modelo de Contrato Social, Regime tributário, Ideias de negócios lucrativos do setor de Serviços, e tantas outros conteúdos relevantes para quem está começando.
Nesse cenário, uma questão que parece de menor importância deve ser observada: o nome da sua empresa e a sua marca.
Logo, a escolha de um nome implica na definição de uma identidade de marca, na maneira como você deseja que a sua empresa se apresente ao mundo.
Assim, é nessa etapa que ao considerar que existem milhões de empresas abertas, você acaba se perguntando: como saber se o nome da minha empresa já existe? Não se preocupe! Nesse artigo a gente ajuda você a sanar essa dúvida!
Primeiramente, cabe explicar que o nome fantasia é aquele através do qual a sua empresa será reconhecida. É o que aparece na fachada do seu ponto comercial, nas suas redes sociais e na divulgação do seu negócio.
No entanto, o seu nome fantasia pode ser um e a sua marca ser outra. Eles não necessariamente serão iguais. Por exemplo, o nome fantasia Unilever, tem uma infinidade de produtos registrados como as marcas Omo, Dove, Lux etc.
Evidentemente, só fazendo uma busca no Google, você já pode verificar se o nome escolhido já está sendo utilizado por alguma outra empresa. Mas claro, isso não é garantia de segurança. Por isso, recomendamos uma busca no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Nesse caso, clique no ícone busca web e de forma simples digite o nome desejado. Então, serão listadas todas as marcas já registradas ou em fase de registro.
Consequentemente, uma etapa a ser seguida é a busca no site da Junta Comercial do seu estado. Assim, você pode se certificar se o nome desejado está mesmo disponível.
Vale lembrar que ao não realizar esses procedimentos, você pode acabar utilizando inadequadamente a marca ou nome fantasia de outra empresa, o que mais cedo ou mais tarde, pode acarretar em um processo judicial ou até mesmo no fechamento do seu ponto comercial. Por isso, evite dores de cabeça e prejuízos!
Por certo, a logomarca é uma das principais identidades da marca, muita vezes até mais forte que o nome. E como, em muitos casos, ela faz parte da marca, é preciso também pesquisá-la!
Por isso, lá no site do INPI existe há um campo onde é possível pesquisar por “Cód. Figura”. Assim, você encontrará as descrições da imagem e poderá relacioná-las com a marca desejada.
Mas, por que isso? Imagine a confusão que seria se várias marcas utilizassem logos semelhantes ou idênticos? Os consumidores poderiam comprar um produto achando que estavam adquirindo outro.
Aí, meu bem… não tem mesmo o que fazer. É justamente por isso, que essa busca inicial e o registro tanto da sua logo como da sua marca como um todo, é essencial. Você blinda a sua empresa de passar por qualquer problema futuro com relação isso.
Por fim, a nossa recomendação é que já na criação do projeto do seu negócio, você já busque contar com a orientação de especialistas em marketing e design.
Comece o seu negócio com o pé direito! E bora fazer muito sucesso!