O evento de descontos expressivos no varejo brasileiro, ocorrerá no dia 23 de novembro. Porém, se engana quem pensa que só lojas virtuais podem aproveitar a Black Friday para vender mais. Para te ajudar na preparação para a segunda data com o maior volume de vendas do ano, separamos 7 dicas infalíveis para aplicar na sua loja física agora mesmo!
A Black Friday (em português, ‘sexta-feira negra’) acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Ou seja, na 4ª Sexta-Feira do mês de novembro. Pois, é neste dia que se inicia a temporada de compras para o natal, é uma ótima oportunidade para desovar estoque parado.
Este evento atingiu R$ 2.1 bilhões em vendas em 2017 no Brasil e a cada ano este numero só aumenta. Esta data é muito esperada por lojistas que vêem nela uma oportunidade de vender mais. Então, é importante se programar com antecedência para aproveitar ao máximo este período propício à grandes vendas.
Confira abaixo as 7 dicas INFALÍVEIS que separamos para você vender mais nesta Black Friday!
Como nesta data é comum que a demanda das vendas aumente, é necessário dar uma atenção maior ao seu planejamento estratégico. Para isto, organize o seu sistema interno de pessoas e agrupe todas as ideias e dados.
Além disto, é necessário que seja definido exatamente o que a sua empresa irá oferecer, quais os produtos e qual a margem de desconto que será trabalhada.
Outubro é um ótimo mês para criar o “Pré Black Friday”. Que tem como intuito avisar que a sua empresa participará da Black Friday deste ano. Ele pode ser criado através da plataforma de eventos do próprio Facebook, ou através da rede social em que sua persona está mais presente.
Neste evento pré, é interessante anunciar alguns dos produtos que estarão disponíveis no grande dia. Assim você desperta o interesse da sua persona e a instiga a continuar acompanhando a sua marca até a data propriamente dita. Ou seja, será o pré que te ajudará na captação de novos leads!
Nas primeiras edições da Black Friday o principal foco dos varejistas era apenas desovar o estoque para abrir espaço para os itens que seriam vendidos no natal. Porém, lembre-se que os consumidores buscam coisas novas também!
É preciso ter um bom mix de produtos e prestar atenção para ter uma boa profundidade. Deve-se “guardar” produtos bons e novos para a Black Friday e para suas campanhas pré do grande evento também.
O preço é o principal fator decisivo desta data então, nada de metade do dobro hein! 😳
Caso você não consiga oferecer descontos atrativos, invista em outros benefícios. Seja dando frete grátis para compras a partir de determinado valor, tempo de envio diferenciado ou entrega de brindes.
Porém, não adianta oferecer frete grátis quando na realidade o valor já se encontra embutido no valor total do seu produto. Nem enviar balinhas como brinde, né?! 😅
Estes diferenciais precisam ser realmente um benefício ao seu consumidor. Então, se programe e invista um tempo especial para escolher a melhor abordagem. E tome cuidado para não se tornar uma fraude.
É muito importante que você divulgue que a sua marca estará participando deste evento caso contrário, você não será lembrado.
De nada adianta fazer um evento incrível se ninguém souber dele. O principal objetivo desta divulgação é a capacitação de novos leads então, divulgue através do Instagram, Facebook, WhatsApp, ou seja, esteja onde o seu cliente pode estar.
Foque em atingir um público similar ao seu. E, uma boa alternativa para isto, é trabalhar com influenciadores digitais que se identificam com a sua marca. Pois, eles já possuem uma certa autoridade e confiança de seus seguidores para persuadi-los à escolher a sua marca das demais.
Prepare e treine os seus funcionários para o grande dia, como se portar, como agir diante de determinada situação, etc. Aqui cabe até um dia de simulação, onde todo o ambiente estará organizado da forma em que será no grande dia.
É importante que da mesma forma que os seus clientes são bem atendidos em dias normais, também sejam na Black Friday. Pois este evento, se bem estruturado, poderá alavancar o seu negócio.
Se você prometeu entregar no dia seguinte, se organize para tal! Lembre-se que da mesma forma que o cliente entregou o combinado (pagou pelo produto/serviço) ele deseja receber conforme o combinado.
Se mesmo você se programando e organizando ocorreu um imprevisto e as coisas fugiram do controle, mantenha o seu cliente informado. Se você realiza as entregas pelos correios por exemplo, no próprio sistema é possível visualizar se a entrega ocorrerá com atrasos ou não.
Então, se você sabe que vai atrasar, avise o seu cliente com antecedência. Assim, você abre portas para uma negociação com o próprio cliente. Ofereça descontos em futuras compras ou pergunte se ele consegue retirar o produto diretamente em sua loja, por exemplo. Assim, você transforma um possível problema em uma solução. 🤗
Você não precisa cuidar de tudo sozinho, muito pelo contrário, toda ajuda é bem vinda! Atualmente existem diversas ferramentas que podem te ajudar a colocar a sua empresa nos eixos e, uma delas, é o sistema de gestão.
Um sistema de gestão, além de ajudar a automatizar todo o processo de vendas, permite centralizar todas as informações da sua empresa em um só lugar. Desde seus dados financeiros, cadastro de produtos e clientes, notas fiscais emitidas, até seu controle de estoque. 😉
Portanto, para otimizar o tempo e alavancar suas vendas, utilize um bom sistema de gestão. Assim fica muito mais fácil identificar gargalos e organizar suas finanças.
Mas não se preocupe. Um sistema de gestão não precisa ser mais uma despesa em seu caixa! O SIGE Lite é um sistema de gestão que permite ter controle de todas as contas a pagar e a receber com poucos cliques e o melhor de tudo: Ele é totalmente gratuito! Isso mesmo, GRATUITO. 🤑
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