Gestão Financeira

Simplificamos o financeiro: saiba tudo sobre faturamento parcial

Para uma empresa, é muito importante ter o acompanhamento de alguns indicadores, a fim de controlar totalmente as contas que entram e saem do caixa.

Com isso, vamos ver alguns conceitos e como você pode planejar e organizar a sua Gestão Financeira com o SIGE Lite.

O que é  Fluxo de Caixa?

Fluxo de Caixa é todo o movimento financeiro onde sua empresa recebe dinheiro e também quando sai dinheiro do caixa. Para fazer um bom controle do seu fluxo de caixa, é necessário que sejam lançadas as receitas – contas à receber, e despesas – contas à pagar de uma forma organizada, disciplinada e sem erros. Assim você conseguirá fazer a análise dos dados com as informações corretas, sabendo assim como anda a saúde do seu negócio.

Segundo, Fábio Silveira, especialista em Planejamento Financeiro e Empresarial, manter o fluxo de caixa atualizado diariamente é vital para uma empresa, pois as vendas (receitas) e despesas vão acontecendo ao longo do mês, tornando muito importante manter tudo atualizado em um sistema de gestão.

O que é Faturamento?

Faturamento é a soma total das vendas de produtos ou serviços da sua empresa, em um determinado período. Sendo assim, é um dos principais indicadores para medir o tamanho de um negócio, para ser classificado como MEI, microempresa, empresa de pequeno, médio ou grande porte, e assim fazer o pagamento dos devidos tributos ao governo.

É importante destacar que o faturamento é diferente do lucro da empresa. Faturamento é todo o dinheiro que entra na sua empresa. Já o lucro é o valor que sobra depois de descontar todas as despesas da empresa.

Conhecer bem suas receitas e despesas é o melhor caminho para uma gestão financeira saudável!

Como o SIGE Lite pode me ajudar a fazer o Faturamento Parcial?

Pensando em contribuir com a organização de sua empresa e principalmente para ajudar você a controlar todo o financeiro da sua empresa, o SIGE Lite é um sistema eficiente para você gerir seus lançamentos financeiros. Com ele, você poderá realizar vendas e acompanhar todas as suas contas à receber e as contas à pagar, apresentando através de um gráfico de fluxo de caixa de fácil entendimento.

Desse modo, disponibilizamos uma ferramenta, entre tantas do sistema, super prática para você deixar tudo registrado no sistema, o faturamento parcial. 

O Faturamento Parcial funciona em casos quando o cliente faz uma compra e quer ir pagando aos poucos esse valor total. Assim, quando o cliente vier na sua empresa pagar algum valor referente à essa compra. Você consegue deixar tudo registrado para não deixar passar nada no seu Fluxo de Caixa.

O faturamento parcial pode ser uma boa opção para evitar inadimplência e fazer com que o dinheiro circule.

O SIGE Lite, no plano Starter, dispõe dessa funcionalidade através do acesso ao SIGE Cloud, onde irá poder fazer esse processo de faturar parcialmente os lançamentos financeiros. Para saber o passo a passo desse processo, você pode acompanhar clicando aqui.

Importância de ter um sistema de gestão

Por fim, desenvolver e manter padrões é um desafio constante para um empreendedor! Dessa forma, um passo importante para melhorar os resultados e produtividade da sua empresa é contar com um sistema de gestão. Sem dúvidas, a tecnologia se tornou algo indispensável para os empreendedores que visam o lucro da sua empresa. Com o SIGE Lite, você pode entender melhor a real situação da saúde de sua empresa. Assim, facilitando as tomadas de decisões por conta de um total controle de receitas e despesas. Além disso, você terá um aumento significativo da segurança de seus dados e da eficiência dos colaboradores e dos processos da empresa.

Para facilitar facilitar suas vendas, emissão de notas e controle financeiro, baixe o App do SIGE Lite gratuitamente. São muitos recursos e benefícios que nosso sistema de gestão por lhe oferecer!

Então, gostou desse conteúdo? Conta para a gente, como você está cuidando do seu financeiro?

E fique atento, pois logo teremos ainda mais novidades por aqui.

 

Por Luiza Barth Bagatini

Share