RH, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Colaboradores, Parceiros. O campo semântico dessa área é enorme e abrange uma infinidade de conceitos que se resumem em 3 objetivos: atrair, reter e engajar talentos.
E se você é gestor ou empreendedor, sabe que uma equipe de qualidade, formada por pessoas capacitadas, engajadas nos objetivos do seu negócio e que personifiquem as estratégias da empresa, não é tarefa para amadores.
Em uma importante matéria publicada pela Época Negócios em 2018, 91% dos CEOs de mais de 1800 empresas participantes de uma pesquisa nacional, apontam o papel da área de RH como chave para a concretização das estratégias de negócio. Apesar de destacarem que o setor carece de investimentos em tecnologia para otimizar seus resultados.
Diante disso, o artigo de hoje foi desenvolvido especialmente para alimentar o debate sobre este setor que vem ganhando notoriedade dentro das empresas, ocupando espaços decisivos e, visivelmente, impactando nos mais diversos segmentos da economia.
A Startup Qulture Rocks desenvolveu o maior e mais completo estudo sobre o setor de Recursos Humanos no país. Denominado: Panorama RH 2018.
Tendo sido aplicada de forma online, a pesquisa analisou mais de 1.800 profissionais de empresas de diferentes segmentos. De acordo com os dados levantados, 85% dos participantes são da área de RH. Destes, 51% atuam em empresas com até 500 funcionários. Primordialmente, 27% das empresas listadas está inserida no setor de Tecnologia e Telecomunicações.
Antes de mais nada, os dados apontam para a utilização de ferramentas para acompanhamento e medição do desempenho dos colaboradores. Segundo o panorama, 87% das organizações aplica alguma prática de gestão de desempenho, com destaque para avaliações (68%), feedbacks contínuos (53%) e gestão por metas (49%). Quando questionadas sobre metas, 61% definem metas a nível da empresa e de áreas. Apenas 20% das companhias delimitam as metas a pessoas específicas.
Nesse hiato, 37% das organizações possuem programas estruturados de incentivo e reconhecimento de contribuições. Em contrapartida, 80% definem metas vinculadas à remuneração e/ou bonificações.
Segundo Francisco Homem de Mello, Fundador da Qulture Rocks, vale destacar dois grandes desafios do setor: 1) o baixo investimento na qualidade da experiência dos funcionários dentro da empresa, a falta de medição de desempenho e treinamento; 2) a construção de uma cultura e de ambientes colaborativos.
Nesse sentido, o Panorama RH 2018 cumpre a função de munir os gestores e provocá-los quanto às práticas, políticas e investimentos a ser analisados dentro de suas organizações. A fim de traçar as melhores ações e contribuir para que cada vez mais profissionais possam questionar os espaços que ocupam e tornar-se protagonistas na cultura e estrutura empresarial.
Caso você queria uma alternativa gratuita para acompanhar os dados do RH da sua empresa, disponibilizamos uma planilha para download. Clique no botão abaixo e comece a usar agora mesmo!
Por mais que cada empresa tenha sua forma de encarar os resultados e gerir suas equipes, a implementação de algumas ferramentas estratégicas pode contribuir para aumentar a eficiência dos Recursos Humanos. Então, confira nossa lista com 3 dicas imprescindíveis para um Gestão de RH mais assertiva e de alta performance.
Quanto você investe nos processos de recrutamento e seleção? Como você estrutura essa busca? Já teve problemas com equipes que “não tinham química”? Ou simplesmente teve funcionários que não estavam alinhados à cultura do seu negócio?
Por isso, utilizar ferramentas que mapeiam o perfil dos candidatos a uma vaga na sua equipe é fundamental.
Ferramentas como como a FinxS ou o Gupy, ajudam a identificar as motivações, valores e capacidades dos profissionais selecionados.
Dessa forma, você poderá contratar a pessoa certa para cada cargo, aumentando produtividade e reduzindo os temidos índices de rotatividade nas equipes.
Já pensou que trabalhão procurar fichas, dados e documentos em papel de cada um dos seus funcionários? Isso não parece nada producente, não é mesmo? Mas saiba que milhares de empresas ainda passam trabalho por não adotar ferramentas que armazenem informações em Nuvem.
O Sistema ERP Online, SIGE Cloud, além de conectar todos os setores de empresas dos mais variados segmentos, é integrado com a plataforma Google Drive. Assim, permite que o RH compartilhe e organize todas informações do setor de forma segura. Garantindo agilidade e evitando retrabalho e risco de perder informações preciosas para a empresa.
Inegavelmente, a função do RH é gerir as pessoas da melhor forma para que os objetivos da organização sejam alcançados. Para tanto, é necessário estabelecer metas e projetar ações e tarefas para este fim.
No mercado há uma série de soluções de gestão de tarefas como o Trello e o MeisterTask . Esses mecanismos podem facilmente ser utilizados por todos os membros da empresa. Assim, definem claramente responsabilidades, prazos para cada projeto e resultados.
Como se não bastassem todas as suas conhecidas funcionalidades, o SIGE Cloud também conta com o Módulo de Gestão de Tarefas. Permitindo o mais amplo acompanhamento de todas as etapas, desde o planejamento estratégico, passando pela execução das ações e análise do impacto financeiro de cada projeto desenvolvido.
Gostou do conteúdo? Se quiser mais dicas sobre o tema, acesse: Dicas e ações que todo RH deveria fazer na empresa.
Os recursos do SIGE Cloud foram desenvolvidos para descomplicar os processos diários nas empresas. Se você quer uma ferramenta completa para gerenciar, otimizar processos e acompanhar o crescimento do seu negócio, faça um teste Grátis e meça os resultados.
E não se preocupe, nossas especialistas em Gestão Empresarial entrarão em contato com você para compreender as necessidades do seu negócio e apresentar os melhores recursos para tornar sua empresa ainda mais forte e competitiva.