Gestão de CRM

Prospecção de Clientes: como criar estratégias assertivas para conquistas mais clientes

Prospectar, chamar a atenção, nutrir, encantar clientes. Tarefas árduas e que dizem muito sobre a maneira como você e sua equipe trilham o sucesso das ações comerciais desenvolvidas na sua empresa.

Então, cabe a pergunta: você mantém interações com todas as pessoas que entram em contato com sua empresa? Se a resposta for não, então é necessário melhorar a prospecção de clientes.

Nesse sentido, para facilitar este processo, criamos este artigo. Nele abordaremos conteúdos que lhe ajudarão a entender a importância da prospecção de clientes e da correta nutrição da sua base de prospects e leads. 

Além disso, você poderá baixar nossa planilha gratuita em Excel, desenvolvida especificamente para informar os dados do prospect e o estágio da negociação. 

Ficou interessado? Confira os próximos tópicos!

O que é prospecção de clientes?

Antes de mais nada, podemos definir a Prospecção de Clientes como um conjunto de métodos e ações utilizadas para identificar e conquistar novos clientes. Existem diversas maneiras de realizar a prospecção de novos clientes, desde visitas comerciais até conteúdos online.

Nesse sentido, o inbound marketing representa um fator altamente relevante no processo de aquisição de novos potenciais clientes, os chamados prospects.

Assim, a prospecção pode ocorrer através do compartilhamento de conteúdo relevante para atender uma demanda do cliente. Através da crianção de landing pages você pode coletar dados importantes como Nome, e-mail e outras informações que permitirão que você entenda melhor quem é essa persona que está demonstrando algum interesse no seu produto ou serviço. Abuse da tecnologia para conquistar um público ainda maior. O marketing digital pode ser seu maior aliado!

Por que prospectar novos clientes?

Nessa lógica, a prospecção de clientes permite identificar potenciais clientes e apresentar seus produtos e serviços a eles conforme suas necessidades e expectativas. Ou seja, consiste em conhecer seu futuro cliente, manter um relacionamento com ele para, então, firmar uma venda.

Esta atividade deve ser constante dentro da empresa, pois é um fator especial para enfrentar os diversos desafios do mercado atual. Quanto mais novos clientes conhecerem a sua marca, maior sua chance de vendas. Isso significa uma melhora significativa nos seus resultados.

Tipos de Ações de Prospecção de clientes:

  1. Promoções;
  2. Anúncios no Google e Redes Sociais (campanhas patrocinadas);
  3. Blog da sua loja/empresa;
  4. Redes sociais sempre ativas;
  5. Produção de material rico (e-books, planilhas, infográficos);
  6. Campanhas de E-mail marketing;
  7. Ações de indicação.

Planilha para download

Para que você possa conquistar cada vez mais seus prospects, preparamos uma planilha que vai simplificar seu processo interno e melhorar seus rendimentos. Com ela você pode informar os dados de cada futuro cliente e acompanhar em qual estágio está a negociação.

Ademais, para simplificar o uso desta planilha, sugerimos que você leia as informações presentes na aba Apresentação, pois ela é um manual que simplifica o entendimento e preenchimento dos dados. Uma dica importante é salvar sua planilha em um local seguro e que possa ser acessado facilmente.

Enfim, prospectar clientes é essencial para qualquer empresa, pois significa que sua carteira de contatos está crescendo. E a fidelização destes clientes irá interferir direta e indiretamente em todos os resultados obtidos pela empresa.

E então, gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre dicas de marketing e vendas? Recomendamos a leitura do artigo: Marketing digital: como escolher a melhor mídia para o meu negócio.

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