Prospectar, chamar a atenção, nutrir, encantar clientes. Tarefas árduas e que dizem muito sobre a maneira como você e sua equipe trilham o sucesso das ações comerciais desenvolvidas na sua empresa.
Então, cabe a pergunta: você mantém interações com todas as pessoas que entram em contato com sua empresa? Se a resposta for não, então é necessário melhorar a prospecção de clientes.
Nesse sentido, para facilitar este processo, criamos este artigo. Nele abordaremos conteúdos que lhe ajudarão a entender a importância da prospecção de clientes e da correta nutrição da sua base de prospects e leads.
Além disso, você poderá baixar nossa planilha gratuita em Excel, desenvolvida especificamente para informar os dados do prospect e o estágio da negociação.
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Antes de mais nada, podemos definir a Prospecção de Clientes como um conjunto de métodos e ações utilizadas para identificar e conquistar novos clientes. Existem diversas maneiras de realizar a prospecção de novos clientes, desde visitas comerciais até conteúdos online.
Nesse sentido, o inbound marketing representa um fator altamente relevante no processo de aquisição de novos potenciais clientes, os chamados prospects.
Assim, a prospecção pode ocorrer através do compartilhamento de conteúdo relevante para atender uma demanda do cliente. Através da crianção de landing pages você pode coletar dados importantes como Nome, e-mail e outras informações que permitirão que você entenda melhor quem é essa persona que está demonstrando algum interesse no seu produto ou serviço. Abuse da tecnologia para conquistar um público ainda maior. O marketing digital pode ser seu maior aliado!
Nessa lógica, a prospecção de clientes permite identificar potenciais clientes e apresentar seus produtos e serviços a eles conforme suas necessidades e expectativas. Ou seja, consiste em conhecer seu futuro cliente, manter um relacionamento com ele para, então, firmar uma venda.
Esta atividade deve ser constante dentro da empresa, pois é um fator especial para enfrentar os diversos desafios do mercado atual. Quanto mais novos clientes conhecerem a sua marca, maior sua chance de vendas. Isso significa uma melhora significativa nos seus resultados.
Para que você possa conquistar cada vez mais seus prospects, preparamos uma planilha que vai simplificar seu processo interno e melhorar seus rendimentos. Com ela você pode informar os dados de cada futuro cliente e acompanhar em qual estágio está a negociação.
Ademais, para simplificar o uso desta planilha, sugerimos que você leia as informações presentes na aba Apresentação, pois ela é um manual que simplifica o entendimento e preenchimento dos dados. Uma dica importante é salvar sua planilha em um local seguro e que possa ser acessado facilmente.
Enfim, prospectar clientes é essencial para qualquer empresa, pois significa que sua carteira de contatos está crescendo. E a fidelização destes clientes irá interferir direta e indiretamente em todos os resultados obtidos pela empresa.
E então, gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre dicas de marketing e vendas? Recomendamos a leitura do artigo: Marketing digital: como escolher a melhor mídia para o meu negócio.