Sem dúvida, se você é brasileiro e tem mais de 20 anos, já deve ter ouvido falar na expressão “se virar nos 30”. O termo que tem origem em um caricato quadro de um programa de televisão, é utilizado para se referir a necessidade de encontrar alternativas com rapidez. Afinal, no quadro os artistas tinham 30 segundos para se apresentar e conquistar o público.
Analogamente, em tempos de pandemia, com o comércio impedido de abrir suas portas e seguir atendendo os clientes normalmente, os pequenos empresários precisam encontrar essas alternativas para “se virar nos 30”. E o pior, elas não vêm prontas. É preciso visão, perspicácia e uma boa dose de criatividade para inovar na gestão de pequenos comércios.
Pensando nisso, o nosso assunto hoje é sobre algumas ideias inovadoras e surpreendentes adotadas por pequenos empresários que estão encontrando, em meio à crise, novas oportunidades de negócio.
Quem sabe alguma delas inspira você e ajuda a transformar a realidade da sua empresa agora mesmo? Fique atento a essas dicas!
Dois irmãos, pequenos empresários de Penha (SP) tiveram uma ideia curiosa e bastante interessante. Ambos têm empresas que trabalham com acrílico, a Kapalê e a VP Máquinas. E para não parar no meio de pandemia e correr o risco de sofrer graves impactos financeiros nesse momento, eles tiveram uma ideia inovadora e que está rendendo bons negócios.
Desenvolveram uma divisória antiviral de acrílico. Segundo eles, essa placa cumpre o objetivo de proteger os colaboradores dos pequenos comércios essenciais do contato direto com os clientes.
Segundo Ana Paula, a proprietária de uma das empresas, já foram vendidas divisórias antivirais para colocar no caixa de farmácias e mais 1.200 divisórias para uma rede de supermercados.
Uma nova realidade cria novas demandas não é mesmo? Pense nisso!
Nessa lógica, de criar soluções inovadoras. A Pizzaria Villa Roma, que tem duas unidades em São Paulo, não trabalhava com delivery. No entanto, com a chegada da pandemia e a suspensão do atendimento ao público, foi preciso encontrar outras formas de fazer o negócio “sobreviver”.
Gabriel Marques Pinheiro, o proprietário, decidiu então apostar no delivery. Mas não foi só isso!
Agora, junto com as pizzas, são entregues sachês de álcool aos clientes, em domicílio. Essa atitude constrói uma noção de empatia, demonstra que a empresa se preocupa com seus colaboradores e clientes. Além disso, enfatiza a importância de respeitar as exigência de higienização e saúde. Ademais, com as atividades mantidas via delivery, o empresário consegue manter sua equipe, movimentar estoque e financeiro.
Sabe quando bate aquela fome no meio da tarde e você quer comer algo especial? Pois é, o grupo Torteria Haguanaboka pensou justamente nisso e criou uma estratégia prática para que suas franquias especializadas em tortas doces e salgadas, pudessem continuar faturando mesmo durante a quarentena.
Desse forma, o grupo implantou o drive-thru de tortas em duas lojas na cidade de São José dos Campos (SP). Os pedidos são realizados por WhatsApp ou por telefone e o cliente, pode fazer a retirada no drive-thru, sem precisar se expor.
Por fim, vamos falar de uma ideia colaborativa e que une pequenos comércios e empresas prestadoras de serviços.
Pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e disponibilizada para a Bahia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), através do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), criaram a Plataforma digital chamada Fique no Lar.
Através desse aplicativo, empresas que prestam serviços ou comércios podem se cadastrar e os clientes, por sua vez, poderão buscar pelo produto ou serviço desejado e mais perto de suas residências. O catálogo do programa já conta com centenas de negócios cadastrados!
E então, gostou desse conteúdo? Alguma dessas ideias serve para o seu tipo de negócio?
Se quiser saber muito mais sobre alternativas para esta nova realidade, siga acompanhando os nosso conteúdos!
Até a próxima!