Certamente o termo organograma não deve ser desconhecido para você. Mas você sabe o que é um organograma e qual a sua função na organização e no planejamento de uma empresa?
Para responder estas perguntas e ajudar você a estruturar setores e processos em seu negócio, criamos este artigo. Nele, compartilhamos conceitos, dicas e um modelo de organograma para você baixar e adaptar à sua empresa.
Siga lendo e confira!
O organograma é um gráfico que representa de forma visual a estrutura da organização. A utilização deste tipo de representação permite apresentar visualmente as hierarquias e os relacionamentos entre os setores da empresa.
A apresentação da estrutura empresarial pode ocorrer de diversas maneiras. Em todas elas, cada setor é representado pelo seu respectivo líder ou gerente, normalmente apresentando os cargos mais altos no topo e depois são representados os subordinados.
A utilização de um organograma tem como objetivo principal representar, de forma clara, como as pessoas e os processos se relacionam dentro da empresa. Esta representação deve ser facilmente entendida pelos membros da equipe e todos que se relacionem com o seu negócio.
Outra função gerencial desta ferramenta é mostrar, com agilidade, quais são as áreas existentes no negócio. Através dele se conhecem os responsáveis e os departamentos da empresa, o que ajuda a reconhecer problemas e como resolvê-los, buscando formas de melhorar a organização e os processos.
Embora apresente muitas vantagens, esta estrutura não pode ser muito rígida. Para atingir o objetivo de sua utilização, ele deve ser claro e flexível, representando fielmente a estrutura da empresa, sem margens para interpretações erradas.
Em outras palavras, o organograma realmente eficiente retrata o momento atual da empresa como ela se organizada. Ele também deve ser flexível para alterações conforme as necessidades e mudanças do dia a dia.
Como citamos, o organograma bem feito deve ser organizado de forma clara e de fácil interpretação. Por isso, desenvolvemos uma planilha Excel que permite montar a estruturação da sua empresa com facilidade e modificá-lo conforme preciso.
Com ele você poderá incluir as informações dos responsáveis por cada setor apresentado. Além disso, pode excluir e incluir cargos e subordinados conforme a necessidade e estrutura da sua empresa. Tudo para facilitar a visualização dos dados.
Outra ferramenta que pode transformar a gestão empresarial é um Sistema ERP. Nossa sugestão, para quem está começando, é o SIGE Lite.
O SIGE Lite é um ERP Gratuito com frente de caixa, integração com o Mercado Livre, emissão de nota, multiplataforma, funciona online e offline e vai ajudar você a faturar cada vez mais na sua empresa.
Aproveite e baixe agora. É GRATUITO!