Cross Selling, ou venda cruzada, é uma técnica de venda que incentiva o consumidor a adquirir produtos relacionados com sua compra original. Dessa forma, proporciona ao cliente uma experiência completa na sua loja, oferecendo produtos ou serviços que seja necessário para ele, e assim agrega valor à venda.
As vendas cruzadas são bem comuns em lojas virtuais, quando o cliente adquire um produto, logo é sugerido a compra de algum outro item relacionado com o produto procurado. Por exemplo, você pesquisou por tênis e logo já tem a sugestão de adquirir um par de meias para utilizar com o tênis. Assim, torna a jornada de venda mais completa para o cliente e de quebra a empresa já aumenta as vendas.
Ao oferecer mais produtos ao cliente, garanta que ele terá algum desconto para levar os produtos oferecidos. Isso não quer dizer que a empresa terá perda, mas está realizando uma venda que provavelmente não aconteceria de forma natural. Sendo assim, a empresa sai ganhando e o cliente fica satisfeito com a compra e com o desconto.
Prever as necessidades dos clientes, até mesmo aquelas que ele próprio não se deu por conta, demonstra interesse e empatia pelo cliente. Isso faz com que o cliente se sinta compreendido e crie uma relação positiva com a sua empresa.
Ao fidelizar os clientes, a empresa ganha um marketing gratuito, quando seus clientes espalham para outras pessoas a experiência positiva que tiveram na sua empresa, e consequentemente esses podem se tornar potenciais clientes.
Conhecendo estes principais motivos para começar a implementar o cross selling na sua empresa, você verá um resultado significativo nos resultados da empresa.
Tenha uma equipe de vendas engajada com os objetivos da empresa, tenha um sistema de gestão completo que ajuda você a mensurar estes resultados, entenda a real necessidade do seu cliente e organize os produtos de modo que seja atrativo e natural essa aquisição.
Uma estratégia de vendas bem elaborada, com aplicação correta e com responsabilidade, resulta em conhecimento do público alvo e evolui para o crescimento da empresa.
Conte com o SIGE Cloud para realizar a gestão de seus resultados, aumentar suas vendas e criar novos métodos de vendas.
Por Luiza Barth Bagatini