Gestão Financeira

Margem de Contribuição e Lucratividade: planilha para cálculo

Acompanhar a margem de contribuição de uma empresa permite que o empreendedor acompanhe os resultados do seu negócio com facilidade. Para isso, é necessário ter domínio sobre despesas e receitas de vendas, permitindo acompanhar dados seguros e confiáveis.

Por isso preparamos uma planilha Excel especialmente para lhe ajudar a calcular a margem de contribuição e a lucratividade do seu negócio. Você pode baixá-la gratuitamente clicando aqui. Além disso, neste artigo você também vai entender melhor o que é e como calcular a margem de contribuição.

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição é um calculo importante para saber qual é a lucratividade da empresa. Ele representa o valor que sobra das receitas destinadas ao pagamento dos custos fixos e repasse de lucros, depois de descontados os gastos diretos. Realizando o cálculo da margem de contribuição o gestor consegue saber o que cobre todos os custos da empresa e ainda permite que se tenha uma boa lucratividade.

Como calcular

O cálculo da margem de contribuição pode ser feito de duas maneiras: calculo unitário, considerando apenas um produto ou serviço; ou calculo sobre a produção total. Para realizar o calculo é muito simples: do total de receitas das vendas são diminuídos os custos e despesas variáveis.

O calculo pode ser feito em reais ou em porcentagem. A partir dele o gestor consegue saber se a empresa esta tendo uma boa lucratividade ou não, sendo que o lucro obtido calcula-se sobre a margem de contribuição menos os custos fixos.

Planilha para download

Para facilitar o cálculo da margem de contribuição e também da lucratividade, preparamos uma planilha Excel. De utilização simples e dinâmica, você apenas irá informar os valores das receitas e dos custos, e a margem de lucro e a lucratividade serão calculados automaticamente. Faça o download gratuito da planilha pelo link abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Quando o gestor consegue calcular a margem de contribuição com facilidade, ele possui dados essenciais e seguros para tomar decisões que aumentem a lucratividade do negócio. Por isso, aproveite as dicas deste artigo para aumentar suas vendas e os lucros que elas representam na sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar nossa planilha de margem de contribuição? Comente abaixo para que possamos lhe ajudar!

Share