Você sabia que as empresas optantes pelo Simples são obrigadas por lei a declararem os valores do seu fluxo de caixa? Por isso, é importante no planejamento financeiro que as informações de entrada e saída de valores estejam registrados e bem organizados. Isso pode ser feito através do Livro Caixa.
Neste artigo você entenderá como fazer o Livro Caixa. Você vai entender como preencher as colunas corretamente, alem de conferir algumas dicas para aproveitar bem este documento contábil. Além disso, preparamos uma planilha gratuita para que você gere o seu Livro Caixa com facilidade. Você pode baixar a planilha gratuitamente clicando aqui.
Quando se tem uma empresa, é necessário que se possua um controle financeiro de seus lucros e despesas. O Livro Caixa é um documento contábil utilizado para iniciar este controle de pagamentos em dinheiro.
As anotações devem ser metódicas, diárias e detalhadas. Mas para que seja realmente válido, existem alguns pontos a observar no preenchimento deste livro.
Todas as empresas enquadradas no Simples Nacional devem possuir um Livro Caixa válido e atualizado, de acordo com a Lei 9.317.
Para que seu Livro Caixa seja válido, ele necessita possuir algumas informações básicas, são elas:
Nas folhas de escrituração, há uma estrutura pré-definida que deve ser respeitada para o correto registro de valores do seu caixa:
Ninguém merece escrever na mão, em caderno, o Livro Caixa da empresa.
Hoje em dia existem diversos recursos para facilitar todo esse processo. Um deles é a planilha que criamos para facilitar o preenchimento do Livro Caixa, em excel, extremamente prática para ser utilizada. A planilha é 100% gratuita, então é só fazer o download e começar a utilizar:
De qualquer forma, como no Livro Caixa você só irá registrar as transações em dinheiro, dependendo da sua operação, o ideal é trabalhar em um sistema de gestão com um fluxo de caixa, mais completo, em que se pode registrar além dos recebimentos e pagamentos em dinheiro, outras atividades operacionais, financiamentos, investimentos, etc.
Caso você queira ter um controle de contas a receber e a pagar de forma integrada com o resto das informações da sua empresa, utilize o Sige Lite.
O Sige Lite é um sistema de gestão totalmente gratuito que irá ajudar no gerenciamento de cada setor da sua empresa, tudo de forma integrada. Você poderá até emitir notas fiscais, de forma totalmente gratuita.