Empreendedorismo

Erros comuns que atrapalham o crescimento da empresa

Abrir um empreendimento nem sempre é fácil. Isso é fato. O empreendedor precisa lidar com inúmeras responsabilidades que, muitas vezes, atrapalham o crescimento da empresa. Outro fato. Mas calma, porque foi pensando exatamente nesse momento e nas dificuldades inerentes a ele que resolvemos separar algumas dicas essenciais para que todo empresário consiga organizar bem seu negócio de maneira a alcançar o sucesso o mais rapidamente possível. Quer saber quais são os 6 erros mais comuns que podem vir a atrapalhar o crescimento da sua empresa? Então confira a seguir:

Não ter um plano de negócios

O plano de negócios ajuda o empresário a responder o que afinal é sua empresa e onde ele quer chegar com ela. Consequentemente fica mais fácil visualizar de que maneira o caminho será percorrido.

Ao descrever o negócio nesse documento, o empreendedor consegue traçar alguns objetivos para efetivamente chegar ao crescimento da empresa. Dados essenciais para o desenvolvimento de um empreendimento são: análise do mercado, potenciais clientes, fornecedores, quais são os recursos necessários, missão, valores, metas, estratégias e assim por diante.

Essa é uma ferramenta de apoio muito importante à gestão, evitando que o empresário cometa erros iniciais que causem o fracasso do negócio.

Não ter controle financeiro

Não ter um bom controle das finanças do empreendimento é atualmente um dos maiores fatores causadores de fracasso dos empreendimentos. Essa falha simplesmente impede o crescimento da empresa, uma vez que o empresário não consegue visualizar precisamente o que está gastando e o que está recebendo.

Em algum momento, esse descontrole vira uma bola de neve que pode prejudicar fortemente o crescimento saudável da empresa. Que tal aproveitar o momento para conhecer algumas dicas para fazer o controle financeiro da sua empresa direitinho?

  • Separe as despesas pessoais das despesas da empresa: só assim você conseguirá organizar bem o empreendimento de maneira a saber exatamente quais estão sendo as despesas e as receitas geradas na empresa.
  • Organize o fluxo de caixa: você pode fazer isso com uma planilha, só para controlar o que sai e o que entra, sabendo o quanto tem disponível para reinvestir ou se é necessário cortar gastos, por exemplo. Você também pode usar um sistema financeiro, que ajuda a ter muito mais controle sobre a movimentação do caixa da empresa e minimiza as chances de erros.

Não valorizar o capital intelectual

Não há dúvida de que as pessoas são as grandes responsáveis pelo crescimento da empresa. Mas muitas vezes o empresário ou o gestor se esquecem que é necessário motivá-las, constantemente estimulando a equipe para que a produtividade e o comprometimento com o negócio sejam os maiores possíveis. Você vai ver como colaboradores motivados e reconhecidos por fazerem um bom trabalho e gerarem boas ideias fazem com que as metas sejam cumpridas bem mais facilmente.

Não persistir

Você provavelmente sabe que a grande maioria das empresas não faz sucesso da noite para o dia, certo? É necessário algum tempo e muito esforço para que o negócio se estabeleça no mercado e adquira o merecido reconhecimento do público. Por isso, uma das lições mais importantes se você está preocupado com o crescimento da empresa é: persista! A persistência é uma das atitudes mais importantes que um empreendedor precisa ter para superar os obstáculos que todo novo empreendimento apresenta.

Não investir em capacitação

O empreendedor precisa conhecer a fundo seu mercado e seu segmento de atuação, mas também tem que saber como gerir bem o negócio. E acesso à informação é o que não falta: existem inúmeros cursos, pós-graduações, conteúdo on-line e livros sobre empreendedorismo por aí. Ao investir em capacitação, o empresário pode deixar de cometer alguns erros super comuns ao se abrir um empreendimento, e, com isso, o crescimento da empresa é mais provável.

Não usar um software de gestão

As atividades necessárias para se manter um empreendimento funcionando muitas vezes demandam muito tempo e muito trabalho por parte do empresário. Por isso, para garantir o crescimento saudável da empresa, uma iniciativa bastante eficaz é utilizar um sistema de gestão.

Esse sistema é o Sige Lite, que oferece funcionalidades como gestão financeira, controle de vendas, PDV e emissão de notas fiscais. Todas as ferramentas funcionam mesmo sem internet e são gratuitas. Dessa maneira, o empresário ou o gestor poderão dedicar mais tempo e esforços para questões estratégicas, sempre visando o crescimento da empresa.

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Concluindo

Nem sempre os empresários conseguem distinguir as atitudes que estão impedindo o crescimento de sua empresa. Por isso, saber quais são os erros mais comuns ajuda na mudança de postura do empreendedor ou do gestor que querem melhorar seu negócio desde o princípio, já começando com o pé direito.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário com suas impressões e sugestões! Participe!

Share