Sem dúvida, este ano promete um dia dos pais cheio de mudanças. Nós mesmos já mencionamos aqui o quanto o comportamento de consumo vem mudando intensamente desde a chegada da pandemia de Covid-19. A necessidade de fechamento das lojas físicas, impulsionou de modo expressivo as vendas através de lojas online, redes sociais e aplicativos como o próprio WhatsApp.
Ainda assim, apesar do movimento sutil, esta data costuma influenciar o fluxo de caixa de todo o comércio. Desse modo, mesmo que estejamos enfrentando uma nova configuração nos comércios de todo o Brasil, é necessário realizar alguns preparativos para potencializar seus lucros nesse momento.
E como em todas as festividades no país, é o impulso dos últimos dias que antecedem o Dia dos Pais, que mais poderão lhe render bons resultados. Sendo decisivos como o pontapé inicial, para uma nova fase nas suas vendas!
Por isso, separamos 7 dicas infalíveis para alcançar o sucesso nas suas campanhas de dia dos pais, fazendo bombar o movimento não apenas da sua loja física como também da loja virtual!
Fique de olho nessas dicas!
Quer receber clientes na sua loja física mesmo em período de quarentena? Então, é imprescindível seguir à risca todas as recomendações de segurança e saúde, a fim de evitar qualquer risco de contaminação, protegendo sua equipe e, claro, todos os seus clientes.
Por isso, invista em álcool gel, higienize bem a loja. Se possível, mantenha o espaço bem arejado.
Bem como nos anos anteriores, a ambientação da loja ainda é fundamental. Aproveite o espaço das vitrines para criar algo convidativo. Não apenas exponha todos os seus produtos, opte por criar um cenário onde o cliente em potencial consiga se imaginar utilizando os seus produtos.
E nunca esqueça de trabalhar com diversidade, exponha os produtos de modo a criar um contexto e mesclando artigos de diferentes preços, agradando todos os gostos e bolsos.
Principalmente para o ramo do varejo, é a sua vitrine que irá influenciar diretamente no aumento ou não de suas vendas! A concorrência estará literalmente na porta ao lado, então é necessário se destacar! Toda atenção dada no planejamento e execução da sua vitrine de dia dos pais é válida.
Primeiramente, falamos sobre segurança, saúde e ambientação da loja e da sua vitrine. No entanto, é preciso pensar também no seu mix de produtos. Tendo em vista que os últimos meses têm sido de um movimento bastante fraco no comércio, mais que nunca é preciso explorar as datas comemorativas para conquistar um movimento financeiro.
Nesse sentido, crie o seu mix de produtos pensando em diferentes perfis de pais, de diferentes cores e tamanhos, fora de qualquer padrão. Desperte o interesse de todos os filhos que estão em busca de presentes especiais aos seus pais. Lembre-se que muitos não têm ideia do que poderão comprar.
Dessa forma, criar um mix de produtos para cada “estilo de pai”, com um bom discurso previsto sobre o porquê do pai gostar daquele presente é essencial. Ademais, presentes variados permitem que além do presente principal, você possa vender itens adicionais, que complementem o presente e, assim, elevar o seu ticket médio.
Por certo, se você está com a loja fechada, já tem alguma estratégia para realizar entregas de pedidos. Caso contrário, você estará perdendo muitas vendas!
Evidentemente, o segmento de delivery tem crescido exponencialmente. O que quer dizer que você precisa se agilizar para fazer entregas locais ou agendadas com o cliente. Isso levará comodidade e segurança ao cliente que não precisa se dar ao trabalho de sair de casa para ir até a sua loja ou mesmo pela questão de segurança, de não precisar se expor aos riscos de contaminação, frequentando espaços com grande movimento e evitando quaisquer aglomerações.
Também é interessante disponibilizar opções de retirada no local, estilo drive thru. Ou, caso você realize entregas para diferentes locais do Brasil, anunciar que tem frete para todo o país!
Se acaso você ainda não trabalha com essa opção, saiba que no SIGE Cloud, você pode configurar integração com o SIGEP Web dos Correios, simplificando toda a sua expedição e logística, despachando produtos, gerando etiquetas de envio, listas de postagem, cálculo de frete e muito mais!
Essa nem é dica, é alerta de obrigação em temos de recordes de acessos às redes sociais!
Não marcar presença nas redes sociais é marcar bobeira! Por isso, a nossa dica, dessa vez é que você aproveite o tema em artigos e posts simples, mas que ressaltem a importância dos pais, gerando interação com a sua empresa para divulgar a sua marca.
Vale fazer sorteio, posts engraçados, stories com declarações para os pais, marcar amigos nas publicações. Há uma infinidade de estratégias que não só podem, como devem ser implementadas, sobretudo quando estamos falando em movimento sazonal!
Verifique em qual rede o seu público-alvo está mais presente e crie uma promoção especialmente para os usuários da rede escolhida! Aqui vale utilizar de estratégias para gerar engajamento, como promoções de compartilhamento, enquetes, etc.
Assim como o atendimento em loja física precisa ser consultivo e atento. Na loja virtual o movimento não será diferente. Em datas especiais como o dia dos pais, é preciso trabalhar ainda mais a relação com o cliente para assim, saber questioná-lo de forma correta e realizar vendas que atinjam suas expectativas.
Treine os seus vendedores para atender a todos com qualidade e agilidade. Lembrando que isso serve tanto para o espaço físico, como para as vendas online. Esta é uma ótima oportunidade para criar programas de incentivos com ganhos extras para o período.
Se acaso você realiza vendas por redes como Facebook, Instagram ou WhatsApp, é preciso ter alguém sempre à disposição para tirar dúvidas, enviar fotos de produtos, explicar como funciona e dar feedbacks rápidos. Estudos apontam que respostas que chegam nos primeiros momentos de interação tendem a ser decisivas para o fechamento da venda.
Além de ter vendedores sempre disponíveis a sanar dúvidas online e presencialmente. Pode ser interessante e mais fácil para sua equipe se você pré-definir sugestões de presente baseadas na persona do pai. Criar perguntas que ajudem na descoberta deste estilo é importante. “Seu pai gosta de tomar vinho ou é mais da cerveja? Gosta de relógios? Com o que ele trabalha?”. Estas são perguntas clichês mas que ajudam a nortear a oferta de um mix de produtos para os indecisos.
E claro, invista em fotos e publicações atraentes!
Na SIGE Loja, por exemplo, você pode incluir quantas fotos desejar. Evidenciando detalhes dos produtos, qualidade do acabamento, opções de cores e tamanhos e muitas outras características!
Sua campanha está ativa e aparentemente as vendas estão acontecendo conforme o esperado, mas esta não é a hora de relaxar, muito pelo contrário!
De tempos em tempos é necessário realizar algumas verificações, como:
E por fim, documente o máximo de informação possível, como quais as ações de vendas utilizadas e informações de estoque, para que no próximo ano você descarte o que não funcionou e melhore as suas ações.
É claro, que 2020 está sendo um ano átipo. Mesmo assim, todas as informações são bem-vindas para analisar estratégias e aplicar sempre as melhores práticas em vendas!
Por fim, falar em tecnologia parece até bobagem a uma altura dessas! Com celulares como principal meio de compra e a interação fundamentalmente tecnológica, é evidente que se a sua empresa não possui ou não explora recursos tecnológicos, você está perdendo tempo e dinheiro.
Pensando nisso, é sempre bom lembrar que clientes SIGE Cloud possuem uma série de ferramentas que podem atender esse tipo de demanda, como é o caso do Catálogo Virtual, da Aprovação de Orçamentos por e-mail e a própria SIGE Loja que possui uma série de recursos atuando como uma vitrine online e que hoje já atende empresas dos mais diferentes segmentos. Sem dúvida, neste dia dos pais muitos brasileiros irão comprar em lojas virtuais e a SIGE Loja é a oportunidade que muitas empresas terão de faturar, sem pagar nenhum tipo de comissão à plataforma, sobre as vendas realizadas.
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