Gestão Financeira

Controle Financeiro simples e eficiente: sim, é possível!

Realizar pagamentos em dia, emitir boletos, controlar a inadimplência. Estas são apenas algumas das atividades realizadas no controle financeiro de uma empresa.

Em alguns casos, realizar este controle sobre as contas a pagar e a receber parece uma tarefa muito mais difícil do que realmente é. Esta percepção pode fazer com que o gestor desista do controle financeiro, complicando toda a gestão da empresa.

Por isso, preparamos este artigo para lhe mostrar como simplificar o controle financeiro da sua empresa. Confira algumas dicas especiais para realizar uma boa gestão das finanças e verificar todos os seus resultados com eficiência.

Importância do controle financeiro

Efetuar um bom controle financeiro é imprescindível dentro da empresa, pois será a partir dele que você conseguirá levantar os recursos que precisa para manter as operações da empresa.

A partir deste controle você pode utilizar os recursos disponíveis com sabedoria, e verificar relatórios que identifiquem o andamento de suas contas com facilidade. Além disso, veja outras vantagens de um bom controle financeiro:

  • Pagar todas as despesas na data de vencimento;
  • Analisar as melhores fontes de crédito, quando necessário;
  • Desenvolver um bom controle de saldos de caixa e créditos a receber;
  • Buscar o equilíbrio entre receitas e despesas;
  • Manter resultados sempre positivos na empresa.

Como realizar o controle financeiro

O primeiro passo para controlar todas as finanças da empresa é dividir os controles, para facilitar a organização dos dados. Ao realizar esta divisão, você pode considerar os seguintes itens do controle financeiro:

  • Controle de caixa: o primeiro ponto é o mais importantes, e consiste no registro da origem e do destino de todo e qualquer valor movimentado na empresa diariamente.
  • Controle bancário: neste controle você deve controlar todas as entradas e saídas de valores nas contas bancárias da empresa, acompanhando o saldo de cada uma.
  • Contas a receber: acompanhando este item, você pode observar todos os valores que tem a receber de seus clientes, receitas vencidas e a vencer, clientes inadimplentes e muito mais.
  • Contas a pagar: este item permite acompanhar o vencimento de cada despesa, controlar as prioridades de pagamento e evitar gastar mais do que está recebendo.
  • Fluxo de caixa: este item refere-se a projeção das entradas e das saídas dos recursos financeiros do período, com o objetivo de prever o andamento de suas contas para efetuar as operações que sejam mais rentáveis.

Simplicidade e eficiência no controle financeiro

Agora que você já entendeu a importância de controlar seu financeiro e viu, na teoria, o que precisa controlar, é hora de colocar suas idéias em prática!

Sim, é chegado o momento de efetivamente controlar suas despesas e receitas e aumentar seus resultados. A forma mais fácil de fazer isso é adotar um sistema de gestão empresarial, como o SIGE Cloud.

Ele permite visualizar e atualizar suas informações com poucos cliques, observando com eficiência e segurança seus resultados. As ferramentas são de fácil utilização e aumentam a produtividade dentro da empresa, representando a diferença que faltava para você controlar melhor do dinheiro da empresa.

Sabemos que em alguns casos esse tipo de sistema pode parecer um custo adicional para a empresa. Porém, seja otimista e lembre-se que um ERP será capaz de melhorar os resultados financeiros da empresa, oferecendo o embasamento necessário para que você tome as melhores decisões para o seu negócio.

Simplificando ainda mais

Reforçando o que já comentamos anteriormente, um sistema de gestão financeira é essencial para manter suas contas em ordem. Ele permitirá que você esteja sempre presente e confira todos os dados da gestão financeira de qualquer lugar, quando precisar.

Para facilitar ainda mais o controle financeiro dentro da sua empresa, lembre-se de alguns processos essenciais:

  • Siga rigorosamente todos os métodos de controle implantados;
  • Crie uma rotina para monitorar os números da empresa diária, semanal e mensalmente;
  • Aproveite todas as facilidades que seu sistema de gestão oferece;
  • Veja relatórios confiáveis, que possam lhe ajudar na tomada de decisão;
  • Atualize seu processo financeiro sempre que preciso.

Concluindo

Implantar e efetuar um controle financeiro rigoroso e eficiente é essencial para manter os números da empresa sempre positivos. Aproveite as dicas deste artigo para melhorar sua gestão financeira hoje mesmo e aproveite as vantagens no curto e longo prazo.

Você já realiza um controle financeiro na sua empresa? Quais benefícios têm percebido? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Share