Já falamos aqui que a promoção é uma ferramenta barata para as pequenas e médias empresas (PMEs) aumentarem suas vendas. Mas você sabe como preparar a sua loja para uma promoção?
Uma promoção bem feita ajuda a aumentar as vendas de uma loja e a conquistar novos clientes. Quando mal elaborada, no entanto, prejudica a imagem da marca.
A seguir, listamos algumas dicas para você preparar sua loja para uma promoção:
Sabemos que a visão é uma das principais responsáveis pelas decisões de compras dos consumidores.
Não à toa em datas comemorativas é difícil passar por vitrines que não anunciem descontos, principalmente no varejo.
A vitrine é, sem dúvida, o elemento da fachada que mais atrai a atenção de um possível consumidor.
Por isso, a vitrine precisa ser pensada para atrair o público-alvo desejado. Afinal, ela é um dos meios mais adequados para divulgar promoções, avisar sobre lançamentos e ações promocionais.
O que devo saber antes de montar a vitrine da minha loja?
Circule em ruas comerciais e nos corredores de Shopping Centers, olhe as vitrine e fique de olho nas tendências para se inspirar.
Para realizar uma promoção, é preciso que o estoque seja organizado de modo que você encontre os produtos com rapidez na hora da realização da venda.
Apostar na variedade e quantidade certa é essencial para não faltar ou sobrar produtos.
Para tanto, o processo de compra e o estoque da sua loja devem ser bem gerenciados:
Em uma promoção ou liquidação, uma loja recebe um fluxo maior de pessoas do que está habituada.
Por esse motivo, é fundamental garantir que a loja esteja organizada e tenha espaço para todos se locomoverem. Cheque se o som ambiente e a iluminação estão agradáveis.
Lembre-se que uma promoção pode atrair novos clientes e oferecer uma boa experiência de compra é vital para conquistá-los.
Os vendedores da loja devem ser capazes de explicar todas as regras e detalhes da promoção, visto que os clientes podem abordar qualquer um deles para esclarecer dúvidas.
Comunique sua equipe sobre a mecânica, as regras e o período da promoção. Pergunte a opinião deles e incentive-os a contribuir com feedbacks antes, durante e após a promoção. Eles estão em contato direto com os clientes e, por tanto, podem trazer excelentes insights para que a ação promocional seja um sucesso.
Como motivar a equipe de vendas
Analise os resultados diariamente, como está sendo a aceitação da promoção e em qual dia da semana ocorrem mais vendas. Estabeleça indicadores de acordo com os objetivos da promoção e os acompanhe com freqüência. Ter agilidade para fazer mudanças ou corrigir algo só é possível para quem está monitorando os resultados.
Agora que você já está por dentro de como organizar sua loja para uma promoção, conte para gente: gostou das dicas? Está pronto para monitorar os resultados da sua promoção? Se sim, comente abaixo!