Precisando listar todos os itens presentes no estoque de sua empresa? A essa prática, dá-se o nome de Inventário de estoque. Esse inventário identifica, classifica e atribui valor a todos os produtos (sejam eles insumos ou produtos finais).
Quer entender melhor como isso funciona e como colocá-lo em prática no seu empreendimento? Siga lendo e acompanhe nossas dicas!
Primordialmente, o inventário de estoque cumpre a função de garantir que o seu de controle de estoque está realmente sendo executado da melhor forma possível. Portanto, oferece dados reais sobre quantidades e valores dos itens armazenados.
Por exemplo, imaginemos que por algum deslize você comprou produtos em excesso ou tenha havido alguma perda no estoque. Nesse caso, a realização de um completo inventário permitirá que sua equipe desenvolva estratégias e ações para sanar os problemas identificados.
Saiba mais sobre os benefícios da Gestão de Estoque em: Como a gestão de estoque ajuda no crescimento de uma empresa
A implementação de boas práticas de inventário contribuirá com pontos-chave como:
Com toda a certeza, outro efeito da adoção de boas práticas de inventário é a satisfação dos clientes por sempre encontrarem os produtos que buscam em sua empresa.
Ademais, com o estoque mais organizado, há uma tendência de redução geral dos custos da empresa. Além disso, no caso da indústria, com a implementação do Bloco K, o estoque sempre em dia ajuda na geração de informações fiscais sempre precisas.
Inegavelmente, é preciso estabelecer etapas e procedimentos para evitar erros e atingir os melhores resultados nas práticas de inventário.
Abaixo, elencamos esses passos, observe:
Crie métodos de classificação e categorização para todos os itens do seu negócio. Com isso será possível setorizar o armazenamento.
Cadastre seu produto com informações detalhadas. Por exemplo, com a informação de qual prateleira ele está armazenado no depósito, fica muito mais rápido de localizá-lo. Além disso, é possível informar categorias aos seus produtos, diferenciando de acordo com a estação, modelo ou tamanho.
A fim de acompanhar o giro do seu estoque e entender quando o mesmo deve ser reposto, é fundamental estipular um intervalo de análise e monitorar etapas. Essas etapas seriam: realização de pedido, compra, recepção de mercadoria, média de vendas mensal e sazonalidades.
Uma vez que a rotatividade do seu estoque seja identificada, é chegado o momento de definir prazos para a realização do inventário de estoque.
Dessa forma, aumenta-se a confiabilidade nas informações do seu estoque e é muito mais fácil identificar qualquer erro de lançamento ou extravio de mercadoria. Basta buscar período do último inventário.
Nesse sentido, há pelo menos três estratégias mais comuns de inventário, são elas:
Neste caso, você e sua equipe contariam os artigos do estoque em períodos pré-definidos, como por exemplo: diário, semanal, mensal, bimestral etc.
Vale ressaltar que essa periodicidade dependerá da demanda do seu negócio e deverá ser definida com sua equipe.
Ao adotar essa modalidade, a empresa determina um período final para o inventário. Nesse sentido, o inventário de estoque periódico cumpre o objetivo de corrigir falhas e gerar demonstrativos financeiros mais precisos e detalhados.
O chamado inventário de estoque permanente ocorre de forma automática e contínua. Então, diante de cada movimentação de entrada ou saída do estoque há uma atualização no status do produto.
Antes de mais nada, cabe ressaltar a importância de realizar a contagem de volumes recebidos. Além de revisar se as quantidades de produtos informadas nas embalagens são correspondentes com o que você recebeu.
Quer seja no caso do recebimento, que seja no momento de contagem de produtos já estocados, é recomendável que haja uma checagem. Ou seja, pelo menos dois colaboradores realizem a contagem de itens, a fim de comprovar que a contagem foi feita corretamente.
O SIGE Cloud oferece maior agilidade nesse processo de checagem dos itens comprados. Há a possibilidade de importar o arquivo XML das NF-es emitidas pelo seu fornecedor. Além disso, caso você tenha comprado o produto em caixa, e comercializa em unidade, é possível que realize a conversão da unidade de medida no momento de dar entrada no estoque.
Sendo assim, o controle de entrada dos produtos ao depósito fica muito mais otimizado. A implementação desse tipo de método é essencial para evitar qualquer chance de falha humana no processo do inventário.
A fim de melhorar a rotina da sua empresa, adote a utilização de um leitor de código de barras. Com isso, em instantes as informações de produtos são capturadas e repassadas ao sistema, que faz a conversão dos dados.
Com essa ferramenta, além de registrar vendas de forma muito mais ágil, também é possível realizar movimentações de estoque, tanto de entrada quanto de saída.
A etiqueta identificadora de produtos é muito útil para qualquer negócio, principalmente para empresas que produzem o item. Assim, existe um aperfeiçoamento do seu gerenciamento e o controle de estoque.
Neste contexto, é importante destacar que o sistema SIGE Cloud oferece o recurso de personalização e criação de etiquetas de produtos. O processo de impressão pode ser realizado sem dificuldades por sua empresa utilizando o módulo Estoque, na plataforma.
Antes de mais nada, lote é qualquer produto composto por várias unidades de um mesmo item. Em outras palavras, é formado por produtos com mesma data de fabricação e de vencimento e, consequentemente, código de barras iguais.
Para manter a segurança e garantir um controle de estoque de maneira eficiente, aposte em manter o controle de estoque por lote e validade. Dessa forma, caso o item esteja perto da data de vencimento, é possível tomar alguma providência em relação ao seu destino.
Além de manter maior segurança de informações, também evitará multas e complicações com o fisco e com órgãos regulamentadores.
Uma vez que você tenha em mãos os dados levantados após as contagens, compare estas informações com os lançamentos e relatórios de seu sistema de controle de estoque.
Assim, será possível encontrar falhas e manter as informações sempre atualizadas, evitando quaisquer transtornos.
Agora que já apresentamos todos os passos para a correta aplicação de um inventário de estoque, é a vez de explicar como lançar esses dados, atualizando os saldos dos produtos inventariados em sua conta SIGE Cloud.
Vamos para um exemplo prático?
Imaginemos que você tem uma pequena indústria do setor coureiro calçadista. Onde, precisa bater os números de produtos armazenados com os registros presentes no aplicativo do SIGE Cloud. O caminho para obter essa informação é muito simples.
Basta acessar, Menu Lateral > Relatórios > Estoque > Inventário Produtos. Você será direcionado a uma nova tela que exibe todos os produtos lançados em seu estoque. Para gerar os relatórios, é possível aplicar filtros como: produto, categoria, fornecedor, depósito, prateleira, gênero e data do saldo. Uma vez selecionados os filtros, clique em Mais ações > Baixar em Excel, que se encontra no canto superior direito da tela.
Abaixo, disponibilizamos um pequeno vídeo com este passo a passo:
E você que ainda não é cliente SIGE Cloud, não perca mais tempo. Faça um teste grátis agora mesmo e prepare-se para transformar a forma de administrar sua empresa.
E não se preocupe, nossas especialistas em Gestão Empresarial entrarão em contato com você para compreender as necessidades do seu negócio e apresentar os melhores recursos para tornar sua empresa ainda mais forte e competitiva.