Existem diversos tributos calculados sobre a renda da pessoa física, alguns destacados na folha de pagamento salarial e outros não. Muitas vezes, o calculo destes valores gera dúvidas, como no caso do IRPF e INSS.
Por isso, preparamos um artigo para auxiliar nesta questão. Você vai entender o que estes impostos – IRPF e INSS, além de baixar nossa planilha Excel para realizar estes cálculos.
A sigla IRPF refere-se ao Imposto de Renda de Pessoa Física. Trata-se de um imposto federal, incidente para pessoas que tenham obtido um ganho acima do valor determinado pela Receita Federal.
Quando o valor recebido pelo contribuinte for maior que o mínimo estipulado pela legislação, este imposto pode ser destacado na folha de pagamento. Nestes casos, o valor retido na fonte é repassado pelo empregador ao governo. Em outros casos, a declaração do IRPF deve ser realizada anualmente pelo contribuinte, seguindo as normas da Receita.
Veja mais informações sobre as regras do Imposto de Renda em 2017 clicando aqui.
Já a sigla INSS é mais conhecida como Previdência Social, e representa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma entidade do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho.
Normalmente este imposto é destacado diretamente na folha de pagamento do funcionário, caracterizado como “valor retido na fonte”. Nestes casos, o valor será repassado pela empresa ao governo através da Guia da Previdência Social (GPS).
Para facilitar o cálculo dos valores do IRPF e INSS, preparamos uma planilha em Excel simples e dinamiza. Você informará o salário de cada funcionário e seus dependentes, então a planilha fará todos os cálculos de imposto automaticamente.
Para facilitar, sugerimos que você realize a leitura da aba Apresentação, que oferece um breve manual para preenchimento dos dados. Alem disso, mantenha sua planilha salva sempre em um local seguro e de fácil acesso.
Os impostos incidentes sobre a renda da pessoa física e sobre a folha salarial costumam gerar muitas dúvidas. Por isso, utilizar uma planilha que facilite os cálculos irá lhe ajudar a evitar contratempos e valores incorretos.
Você já calculava o valor de IRPF e INSS dos funcionários? Compartilhe suas dicas e experiências através dos comentários!