O gerenciamento de uma empresa é composto por diversos procedimentos que trarão ao gestor uma ampla e precisa visão sobre o andamento da empresa. No que se refere aos demonstrativos financeiros e contábeis, um muito utilizado é o Balanço Patrimonial.
Para auxiliar na montagem e cálculo do Balanço Patrimonial, preparamos este artigo. Você entenderá o que é o Balanço Patrimonial e poderá baixar nossa planilha em Excel para realizar este cálculo.
O Balanço Patrimonial é um importante demonstrativo financeiro e contábil, que tem a finalidade de apresentar a evolução do patrimônio da empresa em um período. Ou seja, com ele é possível ter a visão clara de todos os ativos e passivos da empresa, junto ao patrimônio, para verificar sua ascensão ou declínio.
O balanço patrimonial é dividido por três categorias principais, que possuem subdivisões que facilitam os cálculos. Logo, temos a seguinte categorização:
1. Ativo: registro de tudo que a empresa possui e que pode gerar benefícios econômicos futuramente.
2. Passivo: refere-se a dívidas e obrigações financeiras da empresa.
3. Patrimônio Líquido: trata da diferença entre os ativos e os passivos, ou seja, o capital que a empresa possui em caixa.
O Balanço Patrimonial deve estar sempre atualizado para que o gestor possa acompanhar o andamento da empresa. Esta ferramenta pode ser sua importante aliada, tanto para medir a evolução do patrimônio quanto para a tomada de decisões.
Preparamos uma planilha especialmente para facilitar o cálculo do seu Balanço Patrimonial. Conforme você for informando os valores das contas, as somas e diminuições serão realizadas automaticamente.
Para facilitar o entendimento e preenchimento das informações, sugerimos que você leia a aba Apresentação. Além disso, mantenha sua planilha salva sempre um local seguro e de fácil acesso.
O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil que facilita o acompanhamento do patrimônio e dos resultados da empresa. Por isso, ele pode ser uma importante ferramenta estratégica na sua tomada de decisão.
Agora nos conte, você já faz o controle do seu balanço patrimonial? Compartilhe suas impressões e experiências conosco através dos comentários!