A utilização de planilhas Excel para gerenciamento empresarial é muito comum, principalmente em empresas que estão iniciando suas atividades. Muitos gestores identificam as planilhas como uma forma simples de controlar todos os dados da empresa, o que pode ser um equívoco.
Para lhe mostrar o verdadeiro cenário por trás das planilhas Excel, preparamos este artigo. Confira os principais motivos pelos quais você deve se livrar das planilhas e adotar um sistema de gestão empresarial em nuvem:
As planilhas podem até parecer seguras, mas na verdade elas não são confiáveis. Qualquer problema técnico em seu computador ou se a planilha Excel for corrompida, por exemplo, ocasiona a perda de todos os dados em segundos, comprometendo toda a gestão da empresa.
O tumultuado cotidiano empresarial pode comprometer a organização dos processos. Este é um fator decisivo para que muitas empresas fechem as portas antes de completarem três anos. Quando a empresa deixa de lado as planilhas Excel e opta por um sistema ERP em nuvem, irá crescer muito mais, de maneira consistente e organizada.
Armazenar os dados em nuvem traz mais mobilidade para a equipe. Estes dados podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, com poucos cliques. Isto também aumenta a produtividade, o influenciará diretamente nos resultados da empresa. Isto não será possível com as planilhas Excel.
As planilhas podem ser úteis para controle de dados, mas sua empresa precisa mais que isso. Não basta controlar informações, é necessário gerenciar o negócio. Esta gestão é possibilitada por um ERP em nuvem, que mantém a base histórica dos dados, acompanha o fluxo de caixa, gerencia o estoque, emite notas fiscais, apresenta relatórios completos e confiáveis, entre outros procedimentos.
Todos os processos descritos no item anterior podem ser realizados com muita facilidade em um ERP em nuvem, contribuindo para aumentar a produtividade da equipe. Ele irá integrar todos os processos da empresa em uma única plataforma e assim sua análise dos resultados da empresa serão facilitadas.
Esperamos que as dicas deste artigo lhe ajudem a melhorar a gestão da sua empresa. Se tiver qualquer contribuição para nosso post, comente abaixo!