Antes de mais nada é preciso entender a dinâmica atual das folhas de pagamento das micro e pequenas empresas. Diante das medidas trabalhistas que precisaram ser tomadas para a manutenção dos postos de emprego, a tarefa de gerenciar a folha de pagamento (que já era burocrática), tornou-se uma tremenda dor de cabeça.
Você pode conhecer algumas dessas medidas através do nosso artigo: Conheça as novas medidas trabalhistas: MP 927 e MP 936
No mês de março de 2020, em virtude da chegada da pandemia de Covid-19, muitas empresas, precisaram reduzir suas atividades ou até mesmo deixar de operar por tempo indeterminado. E junto com essa quarentena, veio uma crise econômica sem precedentes. Nesse sentido, para conter o desemprego e auxiliar as empresas a manterem seus colaboradores, o governo federal criou formas de dividir com as empresas, sobretudo as micro e pequenas, os custos da folha de pagamento.
Mas como será que os empreendedores podem se organizar para controlar horas trabalhadas, folgas, férias antecipadas e, claro, o valor do auxílio cedido pelo governo?
Se todas essas questões ainda estão pairando sobre a sua cabeça, não se preocupe. Este artigo foi criado justamente para esclarecer suas dúvidas. E, de quebra, ainda compartilhamos uma completa planilha para organizar todas as informações da sua empresa e dos seus funcionários.
Fique atento às nossas dicas!
Essa nem é uma dica, é uma regra para evitar quaisquer problemas, tanto com os próprios trabalhadores (que dependem do salário), como com a justiça.
Entretanto, em uma momento de crise financeira, pode ocorrer que alguns empreendedores com problema de fluxo de caixa, acabem sacrificando o pagamento dos salários e encargos sociais sobre os salários porque são dívidas não-onerosas, ou seja, não pagam juros quando há atraso.
Essa prática resulta em problemas graves de gestão e deve ser evitada. Somente em casos excepcionais, como os previstos na MP 936, os prazos para pagamento dos encargos sociais podem ser postergados. No entanto, ainda assim a empresa não está desobrigada de pagá-los.
Sem dúvida, criar um bom planejamento é decisivo para a saúde financeira de qualquer negócio. Principalmente quando se está vivendo um período de contingência.
Nessa lógica, já manejar adequadamente os seus recebimentos para suprir a demanda da folha, já tira uma enorme peso das suas costas.
Aproveite os recursos digitais disponibilizados pelos próprios bancos que permitem que você cadastre o dia, o valor e a conta para a qual a transferência deve ser feita todo mês. Você ainda pode acompanhar essas movimentações online, a qualquer tempo. O que facilita o seu gerenciamento e evita que imprevistos te desviem do processo administrativo e atrasem o pagamento dos funcionários.
Que tal contar com uma planilha gratuita para cadastrar e acompanhar todas essas informações?
Por certo, nutrir todos os dados dos seus colaboradores bem organizados, é essencial, para pagar-lhes valores justos e correspondentes às funções exercidas.
Sempre lembrando que, conforme a flexibilização dos contratos de trabalho, as relações laborais são diferentes com funcionários fixos, temporários, consultores etc.
Por isso, nossa recomendação é ter um bom contador para lhe auxiliar sobre quais são os encargos a serem pagos e que tipo de benefícios cada colaborador deve receber, seguindo a hierarquia prevista na CBO.
Para conhecer a Classificação Brasileira de Ocupações, acesse o site do Ministério do Trabalho.
As faixas de impostos sempre mudam, seja por mudanças nas leis tributárias, seja por mudanças na vida do colaborador.
Por isso, é importante manter uma base de dados com as informações atualizadas. O funcionário casou? Teve filhos? Foi promovido e atingiu outra faixa de taxação?
Isso ajuda a empresa a manter-se em dia com suas obrigações e também é benéfico para o funcionário, especialmente se ele precisar contratar um financiamento para a compra de uma casa, por exemplo.
Outro fator importante é que, em casos com o atual, em que as instituições financeiras estão oferecendo empréstimos generosos a um custo baixo, ter todas as informações da sua empresa e de seus colaboradores em dia, lhe auxiliará a entregar toda a documentação necessária para contratar esse crédito. Desse modo, você ganha também em agilidade!
Por fim, vale destacar as despesas que a sua equipe teve desempenhando atividades de trabalho devem ser reembolsadas. Evidentemente, todos esses valores devem ser controlados. Em especial, para evitar qualquer custo desnecessário. É bom que a empresa tenha um fluxo e estabeleça prazos para solicitação e pagamento desses reembolsos para não se perder na contabilidade.
Independentemente da crise, é preciso encarar um cenário que vem ganhando força nos últimos anos: Empresas modernas tratam a folha de pagamento como um investimento, não como uma obrigação. Elas entendem que sabotar a folha de pagamento, não só gera um passivo trabalhista e questões difíceis de ser resolvidas, mas também traz desmotivação e dificulta a retenção dos talentos. O que, por sua vez, afeta o desempenho do negócio como um todo.
E então, gostou dessas dicas? Está precisando de uma mãozinha para acompanhar os seus lançamentos financeiros e simplificar os cálculos da folha de pagamento? Não esqueça de baixar a nossa planilha gratuita!
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Ótimas ideias! com certeza são coisas possíveis de se colocar na prática.
abraços